Miguel Cerqueira fascina plateia com a “Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”
Miguel Cerqueira fascina plateia
com a “Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”
No âmbito do Dia da Alimentação, alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário (Cursos de Ciências e Tecnologias) participaram num colóquio/debate subordinado ao tema “A Influência da Tecnologia Alimentar na Saúde”, dinamizado pelo jovem investigador Miguel Cerqueira, natural de Ponte da Barca.
Num ambiente informal, o convidado explicou o seu percurso enquanto antigo aluno das Escolas do Agrupamento, o que foi importante para desmistificar a ideia de cientista fechado no seu laboratório, afastado da realidade, e confirmar que o sucesso profissional está ao alcance de todos.
Foi com base na realidade dos dias de hoje que o colóquio/debate foi abordado, evidenciando o papel da tecnologia alimentar, até chegar ao seu grande alvo: o consumidor.
Numa linguagem acessível, foram apresentados os desafios da tecnologia alimentar para responder às necessidades alimentares num futuro próximo e longínquo (impressão 3D de alimentos e introdução de insetos na alimentação ocidental).
Analisadas foram ainda questões ambientais e a necessidade de substituir as embalagens de plástico por embalagens comestíveis, assim como a introdução de produtos nanoestruturais em alimentos, para garantir uma alimentação saudável (por exemplo, o ómega 3 presente em alguns peixes no pão), e de que forma é possível, nos dias de hoje, não nos restringirmos apenas aos produtos alimentares da época, aumentando a validade “tempo de prateleira”.
Licenciado em Engenharia Biológica pela UMinho, Miguel Cerqueira desenvolveu nesta instituição o doutoramento em Tecnologia Alimentar, o que lhe valeu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento 2011 da Escola de Engenharia.
É investigador de pós-doutoramento no CEB e professor convidado do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica. Tem estabelecido parcerias com outras universidades e centros de investigação e participado em estadias nas universidades de Aveiro, Cork (Irlanda), Vigo (Espanha) e Estadual de Campinas (Brasil).
Em 2013, criou a “Improveat”, que promove o desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentar. É autor de 120 artigos e recebeu vários prémios, como o Young Scientist Award pela União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca felicita Miguel Cerqueira e exprime o seu agradecimento por esta palestra/debate tão interessante!
Professora Isabel Esteves,
Coordenadora do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento