Formação “Qualificar para Intervir”

Sexta, 04 dezembro 2015 Escrito por jrocha

Formação “Qualificar para Intervir”

   

Os alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente, que frequentam a Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM), têm necessidades específicas em diferentes domínios, como posicionamento, alimentação, higiene e saúde.

Integrada no Plano Anual de Atividades, e no sentido de dotar os diferentes profissionais que trabalham com estes alunos, pais e professores, com competências para responder adequadamente, através de um conjunto de estratégias facilitadoras de um desenvolvimento mais harmonioso das nossas crianças, o Grupo de Educação Especial realizou, com a colaboração do Centro de Recursos à Inclusão da APPACDM de Viana do Castelo e da Equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, em quatro sessões distintas, uma atividade subordinada ao tema “Qualificar para Intervir”.

Assim, a 13 de outubro, a terapeuta ocupacional Sofia Vítor tratou o tema “Posicionamentos e transferências”, a 26 de outubro foi abordado o tema “Alimentação” pela terapeuta da fala Margarida Vieira e, nos dias 5 e 12 de novembro, a enfermeira Alexandrina Rodrigues expôs a temática “Cuidados de saúde diários: do corpo à boca” e “Intervenção em crise”, respetivamente. Todas as sessões tiveram uma abordagem teórica, seguida de uma componente prática.

Com esta iniciativa, o Grupo de Educação Especial pretendeu, acima de tudo, sensibilizar os presentes para a necessidade de adoção de estratégias a fim de ultrapassar, de forma eficaz, situações de risco que podem originar sérios acidentes. Se por um lado promover o desenvolvimento físico, funcional e autónomo destas crianças e jovens é fundamental, por outro proteger da ocorrência de acidentes é dever de todos, daí a necessidade de se investir na formação em princípios gerais da prevenção de acidentes e de primeiros socorros pelos pais, professores e assistentes operacionais.

Agradece-se a todos os presentes a disponibilidade e a vontade de fazer da nossa escola um lugar de educação inclusiva, onde as diferenças contam e são tidas em conta.

O Grupo de Educação Especial

 


 

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