Olhares… Visita de Estudo a Guimarães

Segunda, 21 março 2016 Escrito por jrocha

Olhares… Visita de Estudo a Guimarães

   

  

No dia 17 de março de 2016, as turmas do 6.º ano participaram numa visita de estudo a Guimarães.

A visita de estudo consistiu em conhecer histórias antigas e ver artes importantíssimas! Visitamos o Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio. Não só apreciamos o Paço e o Museu, mas também as duas praças, que contêm muitas histórias!

No Paço dos Duques de Bragança, tivemos uma visita guiada pelas várias salas emblemáticas, e que eram permitidas. Foi uma viagem interessante aos séculos passados, como quem viaja num sonho, e aprendemos muita coisa! No Museu de Alberto Sampaio também fomos informados por um guia sobre os significados de algumas peças! Aprendemos histórias, que muito provavelmente ficarão na nossa memória, como quem viaja numa “Arca Voadora”. Sobre as duas praças, o que nos disseram foi sobre a história da oliveira, que está implantada numa delas, e os monumentos que foram criados por causa dela.

O almoço foi na Nossa Senhora da Penha. Foi um almoço volante, onde apreciamos os farnéis que cada um trouxe, o que nos permitiu feirar francamente alguns petiscos. No final, ainda brincamos um bocado e, imaginem, alguns ainda foram andar de comboio!...

A visita, resumidamente, foi uma viajem no tempo. Gostamos! Foi um dia fabuloso!

Luana Silva, 6.º E

 

Adorei visitar Guimarães!

Mergulhamos na História de Portugal, com a visita ao Castelo e ao Paço dos Duques de Bragança. O Museu Alberto Sampaio enquadrou os conhecimentos que adquirimos naqueles importantes monumentos nacionais desta terra, que foi berço da nacionalidade.

Os guias que nos acompanharam eram muito simpáticos e evidenciaram conhecimentos alargados sobre as temáticas e uma segurança facilmente transmitida aos ouvintes. Ficamos, por exemplo, a saber por que é que as pessoas que residiam em Guimarães eram tratadas por vimaranenses e não por guimaranenses. Eram vimaranenses, pois foi Vimara Peres que, em meados do século IX, fez desse local o seu principal centro, a partir do qual governava o condado Portucalense, que tinha conquistado para o Reino da Galiza. Logo, percebemos de onde vinha o “vimara”…

No castelo, outrora habitado pelo primeiro Rei de Portugal, passeamos pelo seu interior, onde havia uma catapulta, que nos despertou a atenção.

O almoço foi na Senhora da Penha, um belo miradouro sobre a cidade moderna de Guimarães que, apesar de ter os olhos colocados no futuro, é um importante testemunho do passado.

Maria João, 6.º B

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca