“Os Espantalhos”
“Os Espantalhos”
Na Escola Básica Diogo Bernardes, os alunos do sexto ano fizeram espantalhos com materiais reciclados e que estavam esquecidos, perdidos, considerados lixo.
Estes espantalhos foram feitos para colocar nos espaços verdes da nossa Escola, para afugentarem os pássaros e protegerem os nossos frutos, legumes e plantas aromáticas, uma tradição que vem do tempo dos nossos avós.
Os espantalhos resultam do trabalho desenvolvido em Educação Visual, Educação Tecnológica e Oferta Complementar, noção de património, arte popular, estudo do corpo humano, estrutura, movimento implícito traduzido por mecanismos e articulações simples, noções de materiais e técnicas de construção dos espantalhos, como o cartão, papelão e madeira, noções de educação ambiental, política dos três “erres” – “reduzir, reciclar, reutilizar” –, agricultura sustentável e biológica.
Ana Francisca Martins, 6.º E
No terceiro período escolar, as turmas do sexto ano tinham como unidade de trabalho em Educação Visual e Tecnológica, em articulação com Oferta Complementar, “Os Espantalhos”, que foram construídos com materiais reciclados, como roupas velhas, rolhas, sapatos, etc..
A nossa turma fez um espantalho chamado “Maria”. Para o enchimento, utilizamos palha e jornal. A finalidade dos espantalhos é preencher os espaços verdes e jardins na nossa Escola, para afugentar os pássaros e proteger as colheitas, como faziam os nossos antepassados.
Esta atividade foi muito interessante, porque fez-nos perceber como é trabalhar com material reciclado.
Luana Silva, 6.º E