Hablando se entiende la gente - “La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
Hablando se entiende la gente
“La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
UMA ESCOLA COM VIDA CONVIDA… e, nesse sentido, no passado dia 1 de junho, no âmbito da celebração do “Día Hispánico”, inserido na Semana das Línguas e das Humanidades, os discentes de Espanhol dinamizaram uma palestra subordinada à temática da importância da aprendizagem das línguas estrangeiras no quadro de uma sociedade plurilingue e multicultural, cosmopolita e proativa.
Com o objetivo de nos enriquecer social-, cultural- e linguisticamente, convidámos e recebemos cinco estudantes estrangeiros da Universidade do Minho, de nacionalidade espanhola, italiana e grega, que deram cor à nossa tertúlia “poliglotizante” e, ao sabor de um tom mais intimista de interação construtiva, partilharam experiências e conduziram-nos a refletir sobre o papel crucial das LÍNGUAS na construção do nosso percurso pessoal, académico e profissional.
A partilha foi, sem sombra de dúvidas, a nota musical dominante que pautou toda a nossa intervenção. A boa disposição e a aprendizagem lúdica foram ingredientes do sucesso da nossa iniciativa: na verdade, a apresentação do vídeo cómico sobre as interferências linguísticas – os designados “falsos amigos” (a esse respeito, sugerimos a visualização de “El médico cubano” – Estado de Graça), a dramatização humorística de uma situação concreta de comunicação com intervenientes de múltiplas nacionalidades (espanhola, francesa, inglesa, alemã, italiana, grega e portuguesa), a interação em diversas línguas e a degustação das iguarias de cada cultura deliciaram o nosso público que participou de forma entusiástica e, diremos mesmo, festiva.
Para não alongar a nossa notícia, que quebra as características de objetividade e de neutralidade inerentes a esta tipologia textual (desde já, pedimos perdão aos nossos queridos professores de Língua Portuguesa), concluiríamos reafirmando a nossa convição de que uma ESCOLA com sentido é um palco de EMOÇÕES, de PARTILHAS e de COOPERAÇÕES.
Agradecemos a todos quanto se envolveram diretamente e indiretamente nesta iniciativa, realçando a simpatia infindável e a generosidade extrema dos nossos cinco estudantes universitários poliglotas que não hesitaram em percorrer o “trilho” até NÓS para que possamos desfazer os nós comunicativos.
Em nome de todos os discentes de Espanhol e da sua docente, professora Cristina Leitão: OBRIGADO! GRACIAS! MERCI! GRAZIE! THANK YOU! DANKE SHÖN…