Feira Medieval
Feira Medieval
Com a Feira Medieval organizada pelo Agrupamento de Escolas, Ponte da Barca recuou no tempo.
E o Jardim dos Poetas, sala de visitas da Vila de Ponte da Barca, animou-se durante dois dias. Bem como as ruas adjacentes. E foram várias centenas de pessoas que por lá estiveram. Simplesmente passeando. Ou participando em animações de rua muito diversas: representações teatrais, danças medievais, acrobacias, música…
Numa organização do Curso Profissional de Turismo, os dias 11 e 12 de junho testemunharam, em Ponte da Barca, um fim-de-semana diferente. Houve a oportunidade de recuar no tempo até à época medieval.
Logo após o almoço, Suas Majestades Reais presidiram a um cortejo em que, acompanhados por cerca de quatrocentos representantes da nobreza e povo, entraram na Vila pelo Largo de Santo António e se dirigiram ao Jardim dos Poetas. E foi nesse local usualmente utilizado como postal da Vila que os seus trovadores iniciaram as atividades programadas.
Suas Majestades presidiram ainda, num momento de elevada solenidade realizado noutro marco turístico – o Mercado Pombalino –, à Ceia servida a oitenta convidados. E aí, num local inquestionavelmente mágico, foi recriado de modo muito fiel o ambiente medieval. Até se testemunhou a disputa dos amores duma dama!
No restante tempo, as surpresas foram muitas. As diversas e variadas bancas da Feira. Os passeios a cavalo. As danças medievais protagonizadas pelos participantes. Os números de acrobacia apresentados. O comércio local repleto e animado.
Na organização sentimos que foram superadas as expetativas. Foi muito gratificante também receber tantas palavras de ânimo e reforço para realizar estas ações. E, especialmente gratificante, foi a colaboração da comunidade.
Fica uma palavra de profundo reconhecimento, pelo empenho, acompanhamento e dedicação à atividade para o Gabinete de Comunicação e Animação da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Associação Magalhães Em Movimento, Junta de Freguesia de Boivães e Junta de Freguesia de Cuide Vila Verde. Pelo empréstimo de fatos e outros artefactos à CIOR – Escola Profissional. À Velha Lamparina por toda a colaboração. À Câmara Municipal de Ponte da Barca pelo apoio logístico. À Azevedo Gomes e Rodrigues, Lda e ao RIVA Café pela cedência de espaços. E, finalmente, a todos os assistentes operacionais, assistentes técnicos, professores, encarregados de educação e alunos participantes.
O vosso comprometimento, dedicação e empenho tornaram possível este nosso sonho. Assim cumprindo o lema do Agrupamento: Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras…
Terminamos com uma avaliação que escutamos a alguém no decurso destes dois dias: num espaço fantástico, com pessoas empenhadas e dedicadas, todas com o mesmo objetivo, é possível fazer felizes muitas pessoas!
A Organização