Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) motivou um conjunto de atividades que mobilizou a comunidade escolar do Agrupamento. Este ano, as atividades incidiram preferencialmente na importância do pequeno-almoço. O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes e deve ser realizado na 1.ª meia hora do dia. É fundamental, pois proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia, contribuindo para uma distribuição alimentar e energética mais saudável e equilibrada ao longo do dia.
O Grupo de Promoção da Saúde (GPS) dinamizou atividades com os alunos do 6.º ano, divididos em quatro equipas: Peddy-paper por locais de comércio e instituições da vila, ementas de “Os pequenos-almoços mais saudáveis e saborosos”, atividade física e composições subordinadas ao tema “A importância do pequeno-almoço”.
O envolvimento e entusiasmo dos participantes foi excecional, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância do pequeno-almoço saudável. A equipa “branca “ (6.º B) foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.
A Escola Básica de Crasto desenvolveu ao longo da semana várias atividades direcionadas para os benefícios do consumo de frutas e legumes na alimentação diária e comemorou o Dia Mundial da Alimentação, segunda-feira, 17 de outubro, com um pequeno-almoço saudável, constituído por leite, iogurte, cereais variados, fruta variada, pão de cevada, integral, girassol e com sementes.
De salientar que toda a comunidade escolar aderiu com satisfação à iniciativa, pretendendo-se, por isso, continuar a sensibilizar para o consumo de alimentos saudáveis, ajudando a suscitar aos nossos alunos hábitos de alimentação mais saudáveis e sustentáveis.
Com o intuito de conhecer os motivos pelos quais existe um elevado número de refeições que são encomendadas e que não são consumidas, por exclusiva responsabilidade dos utentes do refeitório, a equipa de Promoção de Educação para a Saúde, juntamente com o projeto PODE (Projeto de Otimização de Dietas Escolares), assinalou esta data, envolvendo os alunos do ensino secundário, através de inquéritos, como o início do fim do desperdício alimentar.
Equipa de Promoção de Educação para a Saúde
e professoras e educadoras da EB de Crasto