“Ler é Saber +”

Segunda, 02 janeiro 2017 Escrito por jrocha

“Ler é Saber +”

Alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos aceitaram o desafio de escrever e de partilhar as suas experiências de leitura na secção “Ler é Saber +”.

Sob a orientação das respetivas Professoras de Português, Rosa Maria Arezes e Fátima Marques, os discentes falam de livros que marcaram positivamente o seu gosto pela leitura e concluem, quase sempre, com um conselho muito direto.

Parabéns pelos contributos!

É a confirmação de uma certeza: “Ler é Saber +”…

 

“Fora de Serviço”, de António Mota

O livro “Fora de Serviço”, de António Mota, motivou-me a começar a ler mais. É uma obra muito interessante que fala de uma família em que a mãe é que faz tudo. Um dia, ela cansa-se de não ter ajuda de nenhum dos filhos nem do marido e sai de casa por umas semanas.

Recomendo-a a quem quiser ler um livro divertido, com uma boa moral e de leitura acessível.

Inês Amorim Rêgo, 7.º E

 

 

 

“Os Desastres de Sofia”, de Condessa de Ségur

“Os Desastres de Sofia” foi o livro cuja leitura mais me cativou. Achei-o tão divertido que me deu vontade de continuar a ler a coleção toda. Incentivou-me a ler outros livros mais ou menos deste género, como “Diário de uma Totó”, “Diário de Ana Joana”, etc..

O livro fala de uma menina com apenas cinco anos, que queria dar nas vistas e, por isso, só fazia desastres.

Joana Fernandes, 7.º E

 

 

 

“A Culpa é das Estrelas”, de John Green

Trata-se de um livro centrado em dois adolescentes, Hazel, uma rapariga que tem um problema de respiração, e um rapaz chamado Gus que, mais tarde, terá uma complicação num joelho e vai deixar de poder andar.

Hazel, sendo muito amiga de Gus, passa a cuidar dele e fica sua namorada.

O livro está traduzido em várias línguas e, em 2014, a história foi adaptada para o cinema.

João Lima, 7.º E

 

 

“As Gémeas”, de Enid Blyton

Escolher um livro sobre o qual escrever é uma tarefa muito complicada porque todos os livros me fascinam e me ensinam coisas novas.

Resolvi escrever acerca do livro que me abriu a porta da leitura, o livro que fez com que eu nunca mais quisesse parar de ler. O título da obra é “As Gémeas”. Lembro-me perfeitamente de o comprar com a minha mãe na feira do livro, nessa altura tinha oito anos.

O livro fala de duas gémeas que estão num colégio interno e que são muito malandras, fazem ceias às escondidas das professoras, zangam-se umas com as outras por tudo e por nada.

A obra fala de muitas mais aventuras, todas elas inovadoras e diferentes. Eu gostei tanto do livro que li a coleção toda.

Aconselho este livro às crianças que ainda não se deixaram despertar pelo mundo da leitura.

Maria João, 7.º E

 


“Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro

Pelo que conheço da obra “Romance da Raposa”, considero-a bastante interessante, com a linguagem rica e diversificada e, ao mesmo tempo, conotativa que é tão característica do escritor Aquilino Ribeiro.

Envolvendo-se no contexto que criou para este conto, transporta a história, composta por vários capítulos, para um outro nível.

Este conto fala-nos da salta-pocinhas, uma raposa que com dezoito meses foi obrigada a deixar a casa dos pais.

É uma obra que eu aconselho a pessoas de qualquer faixa etária.

Rita Ribeiro, 7.º E

 

 

“O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank

“O Diário de Anne Frank” foi o livro que mais me despertou curiosidade porque é a própria Anne Frank que nos conta como era difícil ser tratada de forma diferente só por ser judia.

Esta adolescente diz-nos como era doloroso ser perseguida, como era difícil viver num esconderijo, sem ter contacto com quase ninguém.

Acho um livro muito interessante, porque nos conta como foi o tempo em que os judeus foram perseguidos pelo regime nazi, liderado por Hitler, durante a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945).

Bruna Abreu Vilarinho, 8.º C

 

 

“A minha vida é um filme”, de Paula Pimenta

O meu livro favorito até hoje é “A Minha Vida é um Filme”, escrito por Paula Pimenta.

Antes de começar a ler este livro, não tinha interesse na leitura, mas a verdade é que já li a coleção toda. A forma como a autora interage com os leitores através de um livro faz querer continuar a ler mais e mais.

A obra fala de uma adolescente que decide sair do país para fazer intercâmbio, deixando o amor da sua vida na outra ponta do mundo. A personagem principal vai fazer novos amigos, conhecer outros rapazes, viver novas aventuras, aprender muito mais da vida, daquilo que pensa saber.

Sem dúvida, é um livro fantástico que aconselho a todos os leitores.

Juliana Couto Freitas, 8.º C

 

“A Rapariga no Comboio”, de Paula Hawkins

Este livro retrata a vida de três mulheres, Rachel, Megan e Ana, ainda que a personagem principal seja Rachel.

Inconsolável com o seu recente divórcio, a protagonista faz a viagem diária para o emprego de comboio, procurando alhear-se da sua triste realidade.

Um casal, que aparenta ser perfeito e que vive numa casa sobranceira à linha férrea, desperta-lhe a curiosidade, então ela inventa-lhes nomes e imagina as suas vidas, sem suspeitar que, muito em breve, ficará envolvida num mistério do qual todos farão parte.

Mariana Rocha, 9.º C

 

 

“O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos

O Meu Pé de Laranja Lima retrata a história emocionante de Zezé, um menino brasileiro de cinco anos, muito pobre, muito inteligente, mas muito traquina. Zezé é constantemente castigado e “surrado” por todas as travessuras que comete. Para escapar à sua vida difícil, refugia-se na sua imaginação, inventando histórias rocambolescas e toma por confidente Xururuca, o seu pé de laranja lima com quem partilha as suas aventuras.

Aconselho este livro, uma vez que é uma história comovente e ao mesmo tempo engraçada. As brigas, as partidas, as travessuras e a imaginação fértil de Zezé levam-nos para o mundo maravilhoso que é próprio da inocência das crianças. Por outro lado, também conseguimos ver a realidade da pobreza no Brasil que ainda hoje existe, realidade denunciada através da vida difícil de uma criança que é obrigada a preocupar-se com assuntos de adultos (falta de dinheiro, de emprego, de comida, de roupa, de brinquedos e de carinho).

Se todos nós lêssemos esta história, talvez déssemos mais importância às coisas que realmente a merecem, tais como a família ou as amizades genuínas.

Nélson Silva, 9.º C

 

“Um Anjo de Quatro Patas”, de Walcyr Carrasco

Este livro é baseado numa história verídica, no qual o autor regista os momentos mais engraçados e comoventes vividos ao lado de Uno, um cão husky que, para ele, era um amigo e um companheiro. O narrador viveu uma parte muito difícil da sua vida e só Uno é que conseguiu curar-lhe as feridas.

Aconselho a obra, já que contém uma lição de vida que nos ensina a tratar melhor dos nossos animais, porque eles também têm sentimentos e podem oferecer-nos muito amor e companheirismo em todos os momentos bons e maus da nossa vida.

Ana Gabriela Gomes, 9.º D

 

 

 

“O Quarto de Jack”, de Emma Donoghue

O livro fala-nos de um rapaz de cinco anos, cujo nome é Jack, e da sua mãe que vivem num quarto. Para Jack, o “quarto” é o mundo todo, um lugar onde ele se sente protegido e seguro e pelo qual criou afeto, mas aquilo que ele não sabe é que a mãe está lá aprisionada desde que foi raptada aos 19 anos.

À medida que a história decorre, ficamos cada vez mais agarrados ao livro, pois Jack conta a história numa versão divertida, mas também um pouco comovente. É também interessante ver como são vistas as coisas na perspetiva de uma criança, que ainda é tão inocente, e por isso não tem noção da gravidade da situação pela qual está a passar.

Ana Júlia Silva, 9.º D

 

 

“Danças & Contradanças”, de Joanne Harris

Conto “A irmã feia”

Trata-se de uma sátira ao conto da Cinderela. A história é contada na perspetiva de uma das “irmãs feias” que recorre à ironia e a descrições hilariantes para descrever a Cinderela e os seus atributos. A “irmã feia”, ávida de felicidade, vê-se finalmente embrenhada nas teias de um cavaleiro sedutor. Quando confrontada com o amor, tem dificuldade em ultrapassar a sua autoimagem negativa.

Agradou-me o desfecho da história, porque se trata de uma história de amor realista, sem “foram felizes para sempre” e sem ilusões.

Aconselho a obra, já que aborda temáticas interessantes e muito diversificadas com finais inesperados, com um humor requintado e não fácil, com um estilo de escrita agradável e de leitura acessível.

Ana Margarida Soares, 9.º D

 

“A Guerra dos Tronos – As crónicas de gelo e fogo”, de George R. R. Martin

O assunto relata um mundo em conflito, onde todos querem ascender ao trono de diversas formas, através da traição, por herança ou recorrendo à guerra.

O lugar descrito que mais me impressionou foi a muralha, uma construção que impede que selvagens e criaturas da noite penetrem no reino. É uma muralha de 200 metros de altura, toda em gelo e com encantamentos…

Aconselho a obra, já que a história espicaça a nossa imaginação e leva-nos para um mundo completamente diferente onde há de tudo, romance, guerra, mistério, ação… mas só há um pormenor, nunca se agarrem às personagens, porque podem acabar por ter um desgosto.

Guilherme Pereira, 9.º D

 

“A Vida nas Palavras de Inês Tavares”, de Alice Vieira

O lugar descrito que mais me impressionou foi a casa da avó Gi, uma vez que, no dia da Páscoa, o pai da Inês decidiu esconder ovos de Páscoa no quintal e, como nessa altura ela ainda acreditava que eram os coelhos da Páscoa que chocavam os ovos, colocou na casa de banho da avó Gi o coelho Rubi com os ovos coloridos, mas o resultado não foi o esperado…

João Pedro Anis, 9.º D

 

 

 

 

“Cartas da Beatriz”, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Cartas da Beatriz é um livro que retrata o dia a dia de uma rapariga chamada Beatriz que foi abandonada pelo pai e que vive um momento difícil da sua vida. A jovem sofre de bullying na escola por parte de algumas colegas, sobretudo a Zita e as suas “aias”. Beatriz vai escrevendo cartas ao pai, que nunca chega a enviar, nas quais fala acerca de tudo o que lhe acontece e de como se sente.

Luna Dantas, 9.º D

 

 

 

“Histórias da Terra e do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Conto “A história da gata borralheira”

À semelhança da célebre história da Cinderela, também Lúcia, a protagonista deste conto, vai ao baile incentivada pela madrinha, mas, em vez de deslumbrar como a jovem do conto de Perrault ou dos desenhos animados da Disney, com o seu vestido de luz e os sapatinhos de cristal, Lúcia apresenta-se no baile com um vestido fora de moda, desengraçado e com uma cor pavorosa, e uns sapatos demasiado gastos.

A humilhação não se faz esperar, mas, ainda assim, é convidada para dançar...

Maria Fernandes, 9.º D

 

 

“O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos

Aconselho este livro, uma vez que com ele aprendemos o valor da amizade, que a amizade não tem idade, aprendemos também a valorizar o pouco que temos e a sermos pessoas humildes. Este livro ensina-nos muitas lições de vida, por exemplo, que é nas adversidades, nas dificuldades, que nos devemos unir para as ultrapassarmos. É uma história de amizade, ternura e bondade, sentimentos que nos tornam pessoas melhores.

Aqui ficam registadas as frases/ expressões que achei mais bonitas:

“Estava condenado a viver, viver.”; “ele partia do mundo dos meus sonhos para o mundo da minha realidade e dor.”; “Queria ir pró céu e ninguém vivo ia para lá.”

Nuno Varela, 9.º D

 


 

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