"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
A "Energia a Pedalar" é um projeto concebido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo o Centro Ciência Viva de Estremoz assumido o compromisso de o dinamizar junto de escolas, instituições, municípios e outras entidades que manifestem o interesse em recebê-lo, em função das condições disponíveis para tal.
Aproveitando esta disponibilidade, o professor responsável pelo projeto “homónimo” na nossa escola convidou aquela instituição para a realização de uma atividade, levada a cabo no passado dia 26 de janeiro de 2017.
Todos os alunos dos 5.ºs, 6.ºs, 7.ºs e 8.ºs anos tiveram contacto com o “mundo das energias”. Ouviram uma preleção alusiva ao evento e pedalaram até “energizarem” os elementos elétricos e eletrónicos disponíveis (5 bicicletas com um gerador cada), fazendo acender, movimentar, piscar, encher e esvaziar recipientes que, de uma forma direta, clara e muito objetiva, mostravam a produção, transporte, transformação e utilização da eletricidade.
As sessões de 30 minutos foram recebidas com agrado por alunos e professores, tendo resultado em experiências enriquecedoras e inovadoras para os discentes.
O cartaz foi gentil e prontamente criado pelo senhor professor Emanuel Cruz, a organização dos horários e cronograma deveu-se ao senhor professor Luís Arezes, a presença contínua dos alunos do Curso Profissional de Multimédia, Kevin Alves e Leandro Marinheiro, foi sugerida e garantida pelo senhor professor José Félix. Agradeço ainda o “tempo extra” proporcionado pelo Assistente Operacional, senhor Anselmo, no dia da chegada da equipa CCV de Estremoz.
A todos agradeço profundamente, pois enriqueceram a atividade e deram da escola uma imagem positiva, deduzida do feedback dos atores principais (Francisco – o orador – e Eduardo – o técnico).
A todos agradeço e parabenizo.
A escola agradece o apoio inestimável da Câmara Municipal de Ponte da Barca, do Restaurante Pizzaria Tio Fredo e a atenção da Residencial San Fernando.
O professor organizador da atividade,
Rui Gomes