Projeto Gnómon – Escolas da Biosfera
Projeto Gnómon – Escolas da Biosfera
Quarenta turmas do 5.º ao 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de divulgação do projeto Gnómon – Escolas da Biosfera.
O ciclo de encontros aconteceu ao longo dos dias 13 e 14 de fevereiro e foi dinamizado por Hugo Morango, que apresentou a filosofia do projeto, apelando ao envolvimento dos alunos, através da partilha das suas vivências e da visão da Natureza que eles próprios e a sua comunidade praticam.
Sempre num registo muito próximo e cativante, com recurso a diversas linguagens, Hugo Morango convocou os alunos para o desafio da cidadania ambiental e da compreensão da Natureza.
Da vivência partilhada deste espaço único – propiciadora da criatividade e da experiência de liberdade e de plenitude – resultará um conjunto de conteúdos, nomeadamente, livros, exposição, jogos, vídeos e peça de teatro.
O Gnómon – Escolas da Biosfera surge na sequência de uma candidatura apresentada pela ADERE-Peneda Gerês ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (PO SEUR).
Já em fase de execução, o projeto mobiliza quatro mil alunos dos Municípios do Parque Nacional da Peneda Gerês (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre) com o objetivo de promover, na comunidade escolar, a empatia com o património natural local, através de estratégias pedagógicas e interpretativas participativas e de contacto direto com o espaço, combinando as ciências naturais com a antropologia e a arte.
É ainda objetivo aprofundar a responsabilidade ecológica dos jovens, tornando-os embaixadores dos valores patrimoniais da sua região, que está declarada “Reserva Mundial da Biosfera”.
Prof. Luís Arezes