“Juventude, Multiculturalidade e o Mundo Atual”

Quarta, 03 maio 2017 Escrito por jrocha

 “Juventude, Multiculturalidade e o Mundo Atual”

 

No passado dia 28 de abril, alunos do secundário tiveram a oportunidade de celebrar o Associativismo Jovem. Em conjunto com organismos como o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ) e o Município de Ponte da Barca, o nosso Agrupamento teve o prazer de acolher as celebrações no Distrito de Viana do Castelo desta importante comemoração para a nossa faixa etária. 

De entre as personalidades presentes para assinalar a data, estiveram Vítor Dias (Diretor Regional do Norte do IPDJ), Tiago Rego (Presidente da FAJUVIC), Vassalo Abreu (Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca), Inocêncio Araújo (Adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereadores da Câmara Municipal) e Carlos Louro (Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. 

Valorizando o associativismo na juventude, todos eles discursaram sobre a temática a que, este ano, se subordinam as comemorações, “Juventude, Multiculturalidade e o Mundo Atual”. 

Além disso, com vista à melhor compreensão por parte dos alunos desta realidade e a fomentar o interesse pelo associativismo, vários voluntários do Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) e membros da Associação Juvenil de Deão e da Associação Juventude Vila Fonche deram a conhecer a sua experiência, interagindo com os alunos, de modo a que aumentasse o interesse dos jovens pelo voluntariado e pelo prazer de contactar com diferentes culturas. Com testemunhos tão diferentes, a plateia pôde “viajar” por cenários de países tão diferentes como Espanha, Itália, Argentina, França ou Polónia, sem sair do lugar. 

Por fim, através da intervenção do eurodeputado José Inácio Faria, os alunos puderam tomar conhecimento de como se vive a multiculturalidade na Europa, principalmente a nível político. Desde a crise dos refugiados ao ambiente intercultural no Parlamento Europeu, os temas entusiasmaram bastante os estudantes e tornaram o discurso do eurodeputado de tal modo participativo, que se assemelhou a uma pequena conversa sobre o panorama europeu a este nível. 

O ambiente acolhedor e interativo em que se desenvolveu a iniciativa, assim como a divulgação de vários vídeos promocionais sobre projetos desenvolvidos neste âmbito, cativou a atenção dos alunos para esta realidade e aumentou o interesse no associativismo juvenil. 

É deveras importante a realização deste tipo de iniciativas, uma vez que abre os horizontes dos estudantes e faz com que eles entrem em contacto com realidades que os atraem e onde podem dar cartas no futuro. 

Cristina Azevedo, 12.º ano

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca