Da Braga Romana à Braga da Ciência
Da Braga Romana à Braga da Ciência
No passado dia 25 de maio, os alunos do 7.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca viajaram por entre as marcas do passado.
As turmas foram divididas em 2 grupos, pois não havia capacidade para tantos alunos nos espaços a visitar. Os alunos do 7.º A, B e C constituíram um grupo e os do 7.º D, E e F outro. Um dos grupos visitou em primeiro lugar o Museu D. Diogo de Sousa (manhã) e em seguida as ruínas das termas e de uma Domus, que eram as vivendas dos romanos de estratos superiores. Também tiveram a oportunidade de visitar a “Fonte do Ídolo” (tarde). Já o outro grupo fez o trajeto inverso.
O almoço realizou-se no jardim do museu.
No Museu D. Diogo de Sousa simplesmente sentimos energia romana a invadir o nosso corpo. Foi lá que conseguimos ver verdadeiras obras de arte. Conseguimos observar marcos miliários, (…) denários e sestércios – moedas utilizadas na economia romana –, vestígios de esculturas e estátuas, certamente maravilhosas quando completas, entre outros legados.
Já as ruínas termais relembravam-nos verdadeiros SPA (“Sanus Per Aqua”). Estas ruínas enalteciam-nos a alma de tão espantosas que eram. Conseguíamos imaginar o povo romano a relaxar nas termas de água fria, morna ou quente. A Domus era simplesmente incrível. Conseguimos realmente entender a grandeza e o luxo de uma Domus. Ora a Fonte do Ídolo era encantadora (…).
No final, as turmas juntaram-se e foram ver réplicas de armas num acampamento militar e algumas divisões de uma Domus.
Os autocarros iniciaram a viagem de regresso por volta das 16.30h. Foi uma visita de estudo realmente interessante. Os objetivos pretendidos foram cumpridos. Conseguimos viajar no passado sem sair do presente. Uma visita repleta de cultura e sabedoria. Houve muito espírito de entreajuda e alegria.
Os professores acompanhantes foram muito pacientes e carinhosos para com os alunos, coisa que nem sempre é fácil!
Eu adorei a visita de estudo; certamente, repeti-la-ia!
Luana Silva, 7.º ano