Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Há 75 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi.
Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu da Memória do Holocausto.
Neste dia, recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível assistirmos a tal horror.
O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer.
Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que conduziram ao genocídio de mais de seis de milhões de seres humanos.
Para evocar o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, a Escola Secundária de Ponte da Barca promove, entre 27 de janeiro e sete de fevereiro, diversas atividades, das quais destacamos: Exposição: “Como foi humanamente possível?”; visionamento do Filme: “A rapariga que roubava livros” e visionamento da mensagem enviada pelo sobrevivente do Holocausto, senhor Jorge Klainman, dirigida aos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Porque “não há futuro sem memória”, a Escola Secundária de Ponte da Barca reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo da Shoah (Holocausto).
Professora Maria José Gonçalves