A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
As duas últimas semanas do 2.º Período foram muito diferentes. As aulas foram suspensas e a escola procurou adaptar-se a esta nova realidade. Por razões de responsabilidade cívica e social, não estivemos juntos. Comunicamos através das redes e plataformas digitais e estivemos todos preocupados com o bem comum.
Deparamo-nos com dificuldades, mas todos trabalhamos no sentido de as tentar minimizar. A primeira ação foi dos docentes titulares de grupo/turma e diretores de turma que fizeram, nas suas turmas, a atualização dos dados de contacto, para desenvolvimento de atividades de aprendizagem, e a identificação número de alunos que não possuem computador e/ou acesso à internet. Tudo estamos a fazer, dentro das nossas possibilidades, para dar uma resposta às questões que estão a ser detetadas.
Essas duas semanas, desde dia 13 de março até ao final do 2.º Período, funcionaram como um teste a toda esta extraordinária situação, imprevisível, e para a qual ninguém estava preparado.
Asseguramos as avaliações sumativas do 2.º período (decorrem nestes dias) uma vez que os docentes, no quadro da avaliação formativa, têm elementos de avaliação que foram recolhidos no decorrer deste período letivo e no anterior e, como sempre, têm uma grande preocupação com os seus alunos. Logo que concluídas, todos os alunos do ensino básico e ensino secundário terão conhecimento, através da plataforma GIAE Online, de informação partilhada pelo docente titular de grupo/turma e diretor de turma, das apreciações realizadas aos seus desempenhos.
Os nossos docentes demonstraram um elevado grau de profissionalismo e, prontamente, desenvolveram esforços no sentido de encontrarem alternativas às atividades letivas e não letivas presenciais, pelo que é o tempo de manifestar o nosso reconhecimento.
Reconhecimento que também se estende aos encarregados de educação pelo esforço que têm feito no acompanhamento dos seus educandos na adaptação a estes novos desafios.
Aos alunos, já neste tempo de “férias”, queremos continuar a dizer que também deles se espera um elevado grau de compromisso com a sua aprendizagem, fazendo o possível para, dentro das suas possibilidades, responderem com empenho e responsabilidade aos desafios que lhes forem colocados.
E aos funcionários, também o reconhecimento pela prontidão e profissionalismo na criação de condições de apoio social, de saúde e, sobretudo, técnicas e administrativas que garantem a continuidade da prestação do serviço educativo.
Sabemos que o que é exigido é difícil, mas temos a esperança na superação destes dias e que tudo volte à tão desejada normalidade.
Antes de concluir, recorde-se que o calendário escolar marca para estes dias a avaliação de alunos. Mas também, até 13 de abril, dias para o repouso e recuperação de energias, para todos regressarmos à escola e às atividades letivas presenciais com a força e vitalidade necessárias aos novos desafios. Se, pelo desenvolvimento da pandemia da Covid-19, não for possível esse regresso aos espaços do Agrupamento, serão dadas orientações e instruções especificas sobre as ações a desenvolver.
Esta pausa, a que todos fomos obrigados, representa um pequeno desvio nas nossas vidas. Regressaremos seguramente diferentes. Com uma experiência de vida que não antecipávamos. Regressaremos, por isso, mais fortes! Melhores cidadãos. Preparados para dar todos os abraços que agora contemos!
Ponte da Barca, 31 de março de 2020
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca