E do longe se fez perto… à distância de um duplo clique
E do longe se fez perto… à distância de um duplo clique
« La terre vue de ma fenêtre »
Trabalho coletivo dos alunos do 9.º ano de francês
Longe, distância, isolamento… são palavras que se nos impuseram e às quais tivemos que nos habituar, fruto da terrível pandemia que se abateu, de um modo generalizado, sobre todo o nosso mundo. Foi neste contexto, de distanciamento físico e emocional, que iniciámos o terceiro período nas nossas escolas. Éramos todos desafiados a ensinar e a aprender à distância, com ferramentas novas que poucos sabiam manobrar.
O grupo disciplinar de francês abraçou o desafio, sem receios, habituado que estava já a superar obstáculos, graças ao trabalho empenhado e colaborativo. Era crucial propor aos alunos tarefas inovadoras, mas igualmente potenciadoras das aprendizagens! A unidade sobre o ambiente, com a qual se iniciou a aprendizagem neste período letivo, não poderia vir mais a propósito, em tempos em que as certezas da ação destruidora do homem sobre o ambiente são inquestionáveis, bem como as suas consequências para a saúde pública.
Eis que, de dentro das muralhas do nosso isolamento forçado, surge ainda tímida a ideia de construir um trabalho de fotografia, partilhado por todos os alunos de francês do 9.º ano, por meio da ferramenta digital “Google slides”. Cada discente, dando largas à sua criatividade e olhar atento sobre o mundo envolvente, operou o primeiro clique – uma fotografia da natureza tirada a partir da janela da sua casa. Seguidamente, foi-lhes proposta a redação de uma frase apelativa que comunicaria entrelaçada com a imagem.
Ultrapassada esta etapa, faltava imprimir ao trabalho um segundo clique – fazer o “upload” da sua réstia individual de natureza, captada pela câmara do telemóvel e envolvida por poucas e singelas palavras, na apresentação de slides à qual foi atribuído o título “La Terre vue de ma fenêtre”.
E, pouco a pouco, clique a clique, o trabalho vai emergindo! Como fundo sonoro foi escolhida a música “Les enfants de la Terre,” de Jean-François Nicolai, cuja letra da belíssima canção os alunos haviam já explorado numa atividade de compreensão oral.
O resultado final deste desafio fica aqui disponível para todos aqueles que o queiram apreciar. E assim, mais uma vez se prova que quando várias vontades se juntam, várias mentes se iluminam e esforços se conjugam, o que não passava de uma ideia ganhou forma, cor, música, alegria …transmitiu emoções!
E os alunos, esses aprenderam não só o francês, língua estrangeira, como também algumas potencialidades das ferramentas “Google”, mas acima de tudo o prazer de sentir que um pedacinho de si está espelhado naquela natureza em retalhos, sob a forma de uma apresentação “Google slides”.
Um muito abrigada a todos!
O Grupo Disciplinar de Francês