Suspensão das atividades letivas e educativas
Suspensão das atividades letivas e educativas
Caro elemento da comunidade escolar!
Conforme decidido no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as escolas devem suspender, a partir de amanhã, dia 22 de janeiro, até ao dia 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
Nesse período de tempo, a rede de escolas de acolhimento retoma a sua atividade, estando abertas as escolas para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais e servindo refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, com o envolvimento das autarquias locais, a fim de garantir a disponibilização das refeições necessárias. No Concelho de Ponte da Barca, a Escola Básica Diogo Bernardes integra essa rede. A prestação do serviço, tal como na anterior suspensão, deve ser requerida.
Esta escola também está disponível para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ.
Sempre que necessário, serão assegurados os apoios terapêuticos prestados pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.
Também se informa que, em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos.
Sendo reconhecido que os comportamentos individuais são críticos para a contenção da pandemia, permitam-nos, neste momento em que, de novo, nos é impossibilitada a relação presencial, mesmo que encoberta, reforçar, uma vez mais, a importância do cumprimento do confinamento e das regras de higienização. A obrigação de proteger a saúde individual é a responsabilidade que temos de assumir. Por nós e pelos outros. Para parar a trágica progressão do número de pessoas infetadas e de mortos! Tenhamos presente que cada número que diariamente conhecemos representa seres humanos. Doentes, em risco de vida ou falecidos!
Como sempre, a direção do agrupamento estará em contacto regular para o apoio necessário. O momento que atravessamos é de grande dificuldade. Compete-nos mitigar junto das crianças e dos jovens o seu impacto e garantir o maior apoio possível aos que estão em situações mais vulneráveis.
Contamos, como sempre, com o elevado profissionalismo e sentido de missão dos profissionais da educação, para que possamos continuar a afirmar o papel das escolas neste período em que lutamos pela preservação da saúde e de vidas, enquanto não esquecemos as funções educativas e sociais das escolas.
Cuidem-se!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca