Ensino Não Presencial, a partir de 8 de fevereiro de 2021
Ensino Não Presencial, a partir de 8 de fevereiro de 2021
A toda a comunidade escolar!
A pandemia da Covid-19 desafiou a escola a reinventar-se e a reorganizar-se. Sendo certo que a criatividade e a superação de desafios constituem o núcleo essencial da escola, os tempos vividos desde março de 2020 têm sido duma extraordinária e contínua ação. De todos! Profissionais da educação, alunos, famílias e demais pessoas e instituições envolvidas na prestação do serviço educativo.
Estes dias que em janeiro, de novo, vivemos, distantes uns dos outros, continuam, contudo, a ser dias de proximidade e partilha.
Com a responsabilidade, dedicação, sentido de dever cívico, serenidade, solidariedade, esperança e otimismo que sabemos ter em nós, este ano suportados nas aprendizagens do ano anterior, poderemos transformar este novo momento que vamos iniciar no próximo dia 8 de fevereiro de 2021 numa história de sucesso coletivo.
Apesar das limitações existentes, temos de conseguir não deixar nenhum aluno para trás.
Esse é o compromisso da comunidade escolar!
Assim, na sequência do trabalho de preparação que realizamos nestes dias de suspensão de atividades letivas e não letivas, vimos divulgar um conjunto de informações importantes.
CALENDÁRIO ESCOLAR
O calendário escolar sofrerá alterações através de despacho, permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva, designadamente através dos seguintes ajustes:
a) Supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro;
b) Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril;
c) Alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.
Tanto a alteração do calendário escolar, como o calendário final de provas e exames serão divulgados até ao dia 12 de fevereiro.
ENSINO NÃO PRESENCIAL
As atividades letivas, em regime não presencial, iniciam-se na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021, para todos os níveis de educação e ensino e todos os anos de escolaridade.
Antes dessa data, será comunicado, através do diretor de turma/professor titular/educadora, a todos os Encarregados de Educação o plano de trabalho que cada turma/grupo terá ao longo da semana seguinte. Que será atualizado todas as semanas. Nesse mesmo contacto, será também comunicado o horário de atendimento do diretor de turma/professor titular/educadora.
O horário das atividades será aquele que alunos e famílias conhecem, sem alterações. Com a pontualidade habitual, os professores, diariamente, na plataforma Classroom, iniciarão as atividades. O planeamento das atividades a realizar foi exaustivo. E a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, tal como das tarefas a realizar, acautelou, para promover cenários de aprendizagem equilibrados, o tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e os ritmos diferenciados das turmas/grupos.
Dos alunos, esperamos o cumprimento dos deveres de assiduidade e pontualidade, de participação nas atividades educativas que lhes vão ser proporcionadas, de compromisso com as aprendizagens a realizar e de cumprimento das orientações que os seus professores lhes vão dar. Num esforço para fazer desta relação à distância um cenário de ensino e aprendizagem o mais próximo possível das aulas presenciais! Contamos com eles e com a colaboração dos pais e encarregados de educação!
ACOLHIMENTO EM ATIVIDADES PRESENCIAIS E AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
O Agrupamento também presta apoio, em regime presencial, às famílias, na Escola Básica Diogo Bernardes, na modalidade de acolhimento,
- Aos filhos ou outros dependentes de profissionais de serviços relevantes no âmbito do estado de emergência;
- Aos alunos abrangidos pelos apoios terapêuticos prestados pelos Centros de Recursos para a Inclusão;
- Aos alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem, para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
- Aos alunos em risco ou perigo sinalizados pela CPCJ;
- Aos alunos para quem é ineficaz a aplicação do regime não presencial e em especial perigo de abandono escolar;
O Agrupamento continua a prestar o serviço de refeições aos alunos beneficiários da Ação Social Escolar, mediante requerimento das famílias junto dos diretores de turma/professores titulares/educadoras.
A todos os profissionais envolvidos ou com possibilidade de virem a ser integrados na realização deste especial apoio presencial aos alunos e famílias foi proporcionada a possibilidade de, de novo, realizarem teste à Covid-19. Para criar melhores condições de saúde pública.
EQUIPAMENTOS E CONETIVIDADE
Em processos de ensino e de aprendizagem realizados à distância, a questão dos equipamentos e da conetividade também deve ser acautelada, tendo em especial atenção a desigualdade de acessos e de equipamentos. Que tem de ser acompanhada diariamente e que, como sabemos, também vai ser muito dinâmica.
Nesse sentido, nas duas últimas semanas, foi realizado o diagnóstico de necessidades, preparados os equipamentos que o Agrupamento dispõe, e estabelecidas as parcerias para superação dos constrangimentos identificados. Neste momento, podemos afirmar, com a fundamental colaboração da Câmara Municipal, que serão entregues tablets a todos os alunos identificados. Alguns já receberam também o hotspot para acesso à internet e aguarda-se a entrega de cartões de acesso para concluir a preparação de mais equipamentos. Para superar outras dificuldades de acesso, contamos com a colaboração e disponibilidade das juntas de freguesia ou outras instituições de solidariedade social no apoio aos alunos das suas áreas de residência.
TEMPO DE PARTILHA, TRABALHO EM REDE E CONFIANÇA
A experiência acumulada no combate à pandemia alerta-nos para a complexidade dos dias que vivemos.
Em fevereiro de 2021, sabemos todos, mas sobretudo quem lidera, da responsabilidade e obrigação em, de forma resiliente, manter o espírito positivo e, sobretudo, respeitar e acatar as medidas de prevenção emanadas das autoridades competentes. Tendo sempre presente a enorme responsabilidade de compreender que a ação individual condiciona o coletivo!
A escola sempre foi um espaço de liderança e transformação. Essa é a essência do serviço educativo. Essa liderança, no contexto desta prolongada pandemia, é fundamental para transformar mentalidades e desbravar outras atitudes no ensino e na aprendizagem. Estamos hoje a conduzir a nossa comunidade por caminhos ainda incertos e desafiadores que têm, forçosamente, de aportar em porto seguro! Por isso, mesmo à distância uns dos outros, estes tempos devem ser de proximidade e partilha.
À direção do Agrupamento cumpre apoiar todos os elementos da nossa comunidade. Contem, de forma permanente, com a nossa ação para o que precisarem. Sabemos que se nos encerrarmos no medo ou angústias destes dias, poderemos não tomar as decisões acertadas. Mas também sabemos que a união que temos sentido e a colaboração que nos tem sido prestada nos dão o alento e a força para instalar a resposta mais adequada aos desafios que, de novo, vamos encontrar a partir do dia 8 de fevereiro de 2021.
Esta é, de novo, a hora da escola e de todos os seus atores. A hora de todos, sem exceção, nos alinharmos para o sucesso comum de todas as pessoas e de todas as dinâmicas escolares!
Contamos com todos! E cuidem-se!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca