Celebrar a liberdade em tempos de pandemia: O 25 de abril, passado e presente

Segunda, 03 maio 2021

Celebrar a liberdade em tempos de pandemia:

O 25 de abril, passado e presente

  2105 celebrar a liberdade02 2105 celebrar a liberdade03 2105 celebrar a liberdade04

Cientes de que a pandemia nos roubou a nossa forma de estar, a nossa forma de ser, a nossa forma de viver, mas nunca a vontade de a vencer, sejamos vitoriosos!

Assim pretenderam os alunos da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios dar voz à vontade de vencer, de lutar e de viver a nossa liberdade, não deixando de conhecer e de assinalar o significado de tão importante data – “o início da liberdade: o fim da guerra e o início da paz.”

De forma simbólica e restrita, neste 25 de abril novamente tão diferente, evocaram o feito da “Revolução dos Cravos”, entoando as músicas que deram mote e nome à Revolução. De cravo vermelho na mão, que os próprios construíram, deram voz à música que conta a história de uma época. Pelo cântico de “Uma gaivota voava, voava”, celebraram a liberdade conquistada há 47 anos!

O nosso profundo agradecimento aos alunos que com entusiasmo, dedicação e muita alegria nos ajudaram a manter viva a esperança de voltarmos a celebrar esta data comemorativa, livres como uma gaivota...

 

Comemorar o Dia da Mãe

Valorizar a família é fundamental para um futuro pleno na vida de qualquer ser humano. A escola, de forma inclusiva, nutre esse sentimento de amor e carinho entre mães e filhos, valorizando e conferindo especificidade a cada contexto familiar.

Com o intuito de assinalar o Dia da Mãe, e proporcionando um momento de troca e cumplicidade, as turmas da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios elaboraram uma singela recordação, sinónimo de afetividade, carinho, aconchego e muita gratidão! No seio das turmas e anos de escolaridade que a frequentam, foram díspares os formatos, e inúmeras as decorações desenvolvidas por cada um dos alunos. Para celebrar o Dia da Mãe, com muito carinho e entusiasmo, ensaiaram e cantaram canções para o Dia da Mãe!

Simbolicamente, pretenderam demonstrar, em contexto escolar, que a Mãe merece todas as flores do mundo. Cumprindo todas as regras inerentes à situação de pandemia, os alunos procederam à colagem de flores no painel da fachada principal do edifício escolar.

 

Dia 1 de maio

Para assinalar o dia 1 de maio, “maio moço e florido” ou “Maias Floridas”, foi mantida a tradição primaveril de enfeitar as portas e/ou janelas com flores e giestas amarelas.

Para a concretização deste ritual das Maias, foi possível contar com a participação e envolvimento dos Encarregados de Educação, que elaboraram lindas Coroas de Maio, as quais foram colocadas no gradeamento exterior da Escola.

 

Maria Silva,
coordenadora de EB de Entre Ambos-os-Rios

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca