Saúde Mental das Crianças e Jovens – Presente e Futuro

Segunda, 16 maio 2022

Saúde Mental das Crianças e Jovens – Presente e Futuro

2205 saude mental01 2205 saude mental02 2205 saude mental03

2205 saude mental04 2205 saude mental05 2205 saude mental06

No dia 10 de maio, a Câmara Municipal de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas promoveram uma conferência sobre a temática “Saúde Mental das Crianças e Jovens”, dirigida aos alunos do Ensino Secundário (10.º e 11.º anos) e aos professores que os acompanharam.

A conferência decorreu no polivalente da Escola Secundária, tendo contado com a colaboração de profissionais das áreas da saúde e da educação.

Os oradores incidiram as suas intervenções sobre a promoção da saúde mental positiva dos jovens, a identificação de mitos e de sinais de alarme, a indicação de como procurar ajuda, os efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental das crianças e jovens, as diversas formas de atuação em contexto escolar e a importância da literacia sobre esta área.

Os assuntos abordados na conferência foram extremamente interessantes e ajustados à conjuntura atual.

Os mitos associados à saúde mental dificultam a procura de cuidados de saúde, aumentando o sofrimento psicológico e potenciando alterações impeditivas do adequado desenvolvimento e socialização das crianças e dos jovens. Devemos estar atentos à nossa saúde mental e procurar ajuda especializada sempre que a mesma se encontre comprometida. Para além disso, devemos ser sensíveis ao sofrimento das pessoas que nos rodeiam, combatendo as atitudes estigmatizantes e discriminatórias e incentivando a procura de cuidados de saúde.

A identificação e avaliação dos fatores de risco, bem como dos fatores de proteção da saúde mental contribuem para a adoção de estilos de vida saudáveis.

A saúde mental, em particular das crianças e dos jovens, deve constituir uma prioridade para os decisores políticos, no sentido de criarem e fomentarem políticas concertadas, conducentes a ações de caráter preventivo e promocional, nas áreas da educação, saúde e ação social.

Na expetativa de fomentar o autoconhecimento, essencial para uma boa saúde mental, a conferência terminou com a seguinte citação:

“Pensar a experiência emocional é um exercício de inteligência e uma fonte de enriquecimento pessoal na relação consigo próprio e com os outros.”.

Serviço de Psicologia e Orientação

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca