Conversa com a capitã: “O esforço é sempre recompensado”

Sexta, 03 junho 2022

Conversa com a capitã: “O esforço é sempre recompensado” 

2206 sara gomesSara Gomes é a capitã de equipa das Iniciadas Femininas de Basquetebol da Escola Secundária de Ponte da Barca, que acaba de se sagrar campeã regional norte, preparando-se, agora, para disputar os campeonatos nacionais, em Loulé, de 2 a 4 de julho.

Numa breve conversa, a atleta fala do impacto do Desporto Escolar na sua vida, da importância da entreajuda e do espírito de equipa para alcançar vitórias e ainda do papel da motivação e do empenho nas tarefas.

 

Sara, o que representa, para ti, o Desporto Escolar?

O Desporto Escolar representa muito para mim. Foi através dele que entrei no mundo do basquetebol. Foi aí que eu me apaixonei por este incrível desporto. Não consigo descrever o quanto mudou a minha vida…

Qual a motivação para este sacrifício

Para mim, não existe qualquer tipo de sacrifício, sendo que eu gosto do que faço. Claro que há alturas em que não há muita vontade de ir aos treinos ou, então, por vezes, há jogos em que nos apetece desistir, mas isso é normal e o que eu faço é pensar no caminho que já percorri para chegar onde cheguei e também para deixar o meu treinador orgulhoso.

Sei que o teu grupo é muito unido, qual o segredo?

Não acho que exista um segredo em si, mas sei que tive muita sorte na equipa que tenho. Nós todas temos uma ligação muito forte entre nós, muito também porque já jogamos juntas há uns bons anos, outras nem tanto, mas nós acolhemo-las bem. Mas também essa ligação existe porque, acima de tudo, somos todas amigas, fora do Desporto Escolar.

Tendo já participado noutras fases do Desporto Escolar, queres contar-nos algum episódio dessas saídas?

Sim, a que mais me marcou foi ter participado no JR NBA, onde na escolha das equipas tive a oportunidade de conhecer pessoas de várias zonas do norte e ter tido um treino com elas, mas, acima de tudo, guardo o privilégio e a experiência única de ter estado com a Ticha Penicheira, Ana Oliveira e Nuno Marçal, grandes ícones do basquetebol português.

A tua equipa tem apresentado bons resultados nesta competição. É sorte ou suor?

Muito suor e um bocadinho de sorte. Mas, como já referi, a minha equipa tem uma ligação incrível que ajuda muito nisso.

Neste ano, a tua equipa vai participar na fase nacional, em Loulé. É só um passeio ao Algarve ou há outros objetivos?

Claro que temos o sonho de ganhar os nacionais. Vamos com muita vontade de dar o nosso melhor e nos divertimos ao máximo, não vamos com muitas expectativas e o que vier será bem-vindo.

Sabes que, após vocês, está em formação outra fornada de atletas para vos substituir quando saírem da Escola, que conselho é que lhes darias?

Tenho noção disso e um conselho que eu daria para eles era para aproveitarem ao máximo a experiência, porque passa a voar, e para terem calma, não desanimar nas derrotas, tentarem dar sempre o seu melhor, que em algum momento esse esforço será recompensado. E divertirem-se ao máximo, porque, no final, é disso que um dia nos iremos lembrar.

 

Obrigado, Sara, boa sorte para Loulé e, se tiverem de trazer a Taça, força!...

Prof. Carlos Lima, Coordenador do Desporto Escolar

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca