Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”
Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”
No âmbito do programa Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos das turmas de 9.º ano participaram na segunda mobilidade prevista, na Chéquia, de 3 a 7 de outubro. Foram recebidos na escola em Sumperk onde já os esperavam as famílias de acolhimento que os receberam calorosamente.
Os alunos e as professoras participaram em todas as atividades promovidas, quer por outros alunos quer por outros professores da escola. No primeiro dia, foram acolhidos por uma comissão de boas vindas, em inglês (língua oficial do projeto), podendo usufruir de um espetacular momento musical apresentado por alunos e professores da escola anfitriã, bem como uma pequena apresentação da escola e respetivo sistema de ensino.
Posteriormente, puderam participar em atividades com os alunos da Grécia, da Roménia, da Turquia e com as turmas e professores da escola checa. Os alunos tiveram oportunidade de assistir a momentos de aulas e de fazer apresentações a alunos de diferentes escalões etários e ainda de explorar, nas aulas ao ar livre, para realização de tarefas de grupo, nas caminhadas e observação de espécies da fauna e flora. As atividades culminaram com a plantação de uma árvore em frente à escola. Também aproveitaram algumas valências a ponte suspensa, o Skywalk, a montanha russa e as termas.
Foi uma semana repleta de emoções, de aprendizagem, de partilha e, sobretudo, de construção de laços.
O período de mobilidade Erasmus+ é uma oportunidade única! Os estudantes beneficiaram de uma experiência muito gratificante a nível académico e pessoal, que se traduzirá: no crescimento pessoal e inteletual; no conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias; numa maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor; num alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.
Durante a realização de todas as atividades, os alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação pertinente e responsável.
Este intercâmbio contribuiu, sem dúvida, muito para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos que tiveram oportunidade de participar nele.
Equipa Erasmus