José Saramago nasceu há 100 anos

Quarta, 16 novembro 2022

José Saramago nasceu há 100 anos

 2211 centenario saramago

José Saramago nasceu faz hoje, precisamente, 100 anos.

Em Ponte da Barca, a efeméride está a ser assinalada com exposições, murais, música, cinema, leitura teatralizada de excertos do autor, debate sobre os grandes desafios da sociedade ao nível dos direitos humanos e da justiça social e construção da “Árvore da Bondade”

Hoje mesmo, às 10 horas, foi inaugurado, no recinto da Escola Secundária, o mural “Saramago a Preto e Branco”, da autoria de Celeste Barros, seguindo-se, meia hora depois, a abertura ao público, no átrio dos Paços do Concelho, da exposição “A Maior Flor do Mundo”, com trabalhos em materiais reciclados, elaborados pelas Escolas e IPSS do concelho.

A sessão, que registou a presença do Presidente da Câmara Municipal e vereadores, do Diretor do Agrupamento de Escolas e de responsáveis de IPSS, entre outras individualidades, contou com leitura teatralizada de excertos de Saramago, na voz de alunos dos 11.º e 12.º anos (Ensino Profissional), com um momento musical, em que alunos do 5.º ano interpretaram “A Maior Flor do Mundo”, de Alda Casqueira Fernandes, sob a direção das Professoras Daniela Pereira e Sandra Fernandes, e ainda com a leitura pela Matilde (6.º ano) de “A Maior Flor do Mundo”, de Saramago.

Uma outra exposição foi, entretanto, inaugurada, na segunda-feira, no bloco C da Escola Secundária. Chama-se “À Descoberta de Saramago” e pode ser visitada até ao dia 25 de novembro.

Ao longo da semana, os alunos de Cidadania e Desenvolvimento dos 2.º e 3.º Ciclos estão a ser convidados a debater, partindo do discurso de Saramago na entrega do Nobel (https://www.youtube.com/watch?v=0F-fupSNmJk), os grandes desafios que se colocam à sociedade em termos de justiça social e direitos humanos, redigindo, depois, um “Desejo para a Humanidade”, a colocar na “Árvore da Bondade”.

Uma outra atividade tem a ver com o cinema e chama-se “Saramago na Tela”, estando em exibição, no Auditório da Secundária, o filme “José e Pilar”. O programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar, também vai ter o centenário de José Saramago como tema de fundo (Barca FM | 99.6, no próximo sábado, entre as 12 e as 13 horas).

As turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos cursos profissionais estiveram também envolvidos em atividades de leitura dramatizada e na elaboração de um vídeo com destaque dado a passagens e reflexões das obras mais emblemáticas do nosso prémio Nobel (vídeo Curso Profissional Técnico de Multimédia - centenário José Saramago).

As portas das salas de aula da Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária têm ainda afixado um pensamento de Saramago e, no recinto da Escola Secundária, foram instalados dois cartazes com mensagens muito fortes, em termos de cidadania ativa e defesa sustentável do planeta.

Recorde-se que as celebrações do centenário de Saramago são uma iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal.

A Organização

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca