“Eu sou porque tu és”

Terça, 21 fevereiro 2023

“Eu sou porque tu és”

2302 ubuntu01 2302 ubuntu02 2302 ubuntu03

2302 ubuntu04 2302 ubuntu05 2302 ubuntu06 2302 ubuntu07

É com esta frase, que resume na perfeição a essência da filosofia existencial da Academia Ubuntu, que pretendemos agradecer a toda a Comunidade Escolar o envolvimento entusiástico nas diferentes atividades promovidas durante a Semana da Empatia, que decorreu de treze a dezassete de fevereiro.

Sem VÓS, a nossa VOZ, que é também a vossa, não teria ecoado! De facto, esta semana gravitou em torno da exaltação da necessidade premente de projetar o nosso olhar para o que nos rodeia e descobrir no outro os alicerces do crescimento simultaneamente individual e coletivo. Uma Escola vive e retroalimenta-se das várias conexões e relações que se estabelecem. Essas teias que se cruzam e se entrelaçam são os pilares do nosso bem-estar emocional. Focar-nos nas emoções não nos enfraquece, bem pelo contrário, fortalece-nos! É com esse propósito que abraçámos este projeto e que orientámos um conjunto de iniciativas que toda a comunidade implementou num espírito de partilha e de colaboração!

Recordámos alguns momentos marcantes e inspiradores que refletiram sintonia, respeito, compreensão e entreajuda. Ao som de músicas (“Voltamos Juntos” de Fernando Daniel, Carolina Deslandes e Carlão e “Todos gozam” de Luísa Sobral), bem como através da exploração de vídeos (“Senhor Diferente” e “Ouriço cacheiro, igualdade e amor”), debatemos ideias, superámos obstáculos, verbalizando-os, construímos pontes, (re-) descobrimo-nos a nós e aos outros, elogiámo-nos com palavras conotadas docemente, abraçámo-nos… olhámos todos juntos na mesma direção! Sentimos e vivenciámos a empatia com atos e gestos, sorrisos e abraços, risos e algumas lágrimas! Percebemos que somos verdadeiramente felizes quando aprendemos a “(…) ver o mundo com os olhos do outro e não a ver o nosso mundo refletido nos olhos dele” (Carl Rogers). A empatia é, na verdade, colocar-se no lugar do outro, é perdoar e não julgar, é compreender e não ofender!

A esse respeito, como chave de ouro, partilhámos convosco o exemplo do grande líder, o inspirador da Academia, que conseguiu espelhar palavras de paz, de tolerância, de solidariedade e de humildade: Nelson Mandela! Este grande vulto da luta contra a opressão e a segregação do apartheid, cuja filosofia de vida queremos difundir pelo culto à empatia, pela entrega ao outro, não foi só o primeiro presidente negro de África de Sul, foi o rosto… a voz da PAZ… da reconciliação e do perdão. Foi preso injustamente, mas, mesmo assim, semeou palavras de amor e de compaixão. Ciente da importância da educação para a libertação dos povos oprimidos, os vinte e sete anos de prisão foram marcados pela sede do conhecimento e da aprendizagem! Procurou fazer a ponte através do diálogo entre as pessoas. É, de facto, na relação com os outros que crescemos, aprendemos e somos felizes. Homem de direito (de formação, de pensamento e de ação), a sua maior vitória não foi certamente o Prémio Nobel da Paz que recebeu em 1993, foi o facto de ter despertado nas pessoas a consciência da importância da igualdade, do respeito e da humildade!

Continuemos a seguir o seu exemplo! E nunca nos esqueçamos das suas sábias palavras:
“Tudo parece impossível até que seja feito”

Sejamos os agentes de um mundo de esperança, de união e de compaixão, em que os impossíveis sejam superados conjuntamente!

A equipa Ubuntu do Agrupamento de Escola de Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca