Alunos participam no “Encontros com a Terra” e aplaudem Throes + The Shine

Sexta, 03 março 2023

Alunos participam no “Encontros com a Terra”
e aplaudem Throes + The Shine

2303 encontros com a terra01 2303 encontros com a terra02 2303 encontros com a terra03  2303 encontros com a terra04 2303 encontros com a terra05

Na tarde da primeira quinta-feira de março, houve uma animação especial na Biblioteca da Escola Básica Diogo Bernardes, com os alunos das turmas A e E do 5.º ano a terem a rara oportunidade de se deleitarem ao ritmo dos sons e do ritmo da Banda Throes + The Shine.

Organizado pelo Plano Nacional das Artes em articulação com a Biblioteca Escolar, os discentes participaram num concerto que lhes permitiu conhecer de perto o projeto itinerante “Encontros com a Terra”, que promove junto da comunidade educativa a criação de um espaço íntimo e seguro para o diálogo intercultural entre artistas e alunos.

Canções centradas nas temáticas do sonho, expectativas, histórias, culturas, arte, tradição, modernidade, liberdade, racismo e relações humanas fizeram miúdos e graúdos saltar com grande entusiasmo ao ritmo da batida dos Throes + The Shine.

No final do concerto, houve um período aberto ao diálogo em que os mais novos colocaram imensas questões muito pertinentes e interessantes a que os músicos responderam com muita satisfação. Mesmo a terminar, não faltaram as fotos e os autógrafos, que fizeram as delícias dos recentemente conquistados fãs.

Os Throes + The Shine nasceram em 2011, no Porto. Uma comunhão entre Portugal e Angola, o grupo é caracterizado por um híbrido de kuduro (uma música de dança oriunda de Angola), texturas eletrónicas e heranças dos universos do rock. Em 2012, estrearam-se em disco com “Rockduro”. Em 2014, seguiu-se “Mambos de Outros Tipos”. O terceiro álbum, “Wanga”, data de 2016.

Após estes discos, que foram lançados em várias editoras independentes, e já com centenas de concertos em mais de dez países, apresentaram, em 2019, “Enza”. Este disco correspondeu ao primeiro álbum composto pelo novo alinhamento da banda. Igor Domingues, Marco Castro e Mob Dedaldino decidiram abraçar um novo desafio e procuraram um caminho distinto, embora sem perder a sua identidade. O disco surgiu com assistência à produção de Jori Collignon (Skip&Die) e colaborações com Cachupa Psicadélica, Mike El Nite, Selma Uamusse e Sotomayor, e teve edição em vinil rosa.

A proposta “Encontros com a Terra”, com foco na música, foi pensada pelo Plano Nacional das Artes para circular em escolas do país, no âmbito dos Planos Culturais de Escola e, sempre que possível, em articulação com artistas em residência, com o objetivo de promover a reflexão em ambientes de debate, gozando da liberdade de outras formas de expressão artística.

A Organização

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca