Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris

Quarta, 22 março 2023

Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris

“Todos os nossos sonhos se podem realizar,
se tivermos a coragem de persegui-los.”
Walt Disney

2303 eb crasto paris01 2303 eb crasto paris02 2303 eb crasto paris03 2303 eb crasto paris04

2303 eb crasto paris05 2303 eb crasto paris06 2303 eb crasto paris07 2303 eb crasto paris08

Tudo começou com uma pequena ideia, um sonho… pouco a pouco, foi crescendo e finalmente, tornou-se realidade.

Com bastante antecedência, pais, alunos e professora puseram mãos à obra e começaram a trabalhar para organizar aquela que seria a viagem mágica dos nossos miúdos e graúdos.

Mas, o sonho não vem só, é necessário muito trabalho para o conseguir e assim, foram dias de trabalho colaborativo. Iniciou no Festival Folk Celta, continuou com a venda de produtos na Feira de Natal, com o cantar das Janeiras, com um jantar-convívio para angariação de fundos… momentos em família nos quais as crianças viram a ligação e o trabalho articulado dos pais com a professora… o objetivo: cumprir a missão - levar as crianças ao mudo da fantasia, o sonho de todos. Nestas atividades, as crianças participaram ativamente, foi uma enorme aprendizagem: quando desejamos algo, com esforço, dedicação, empenho e perseverança, podemos consegui-lo.

No dia 6 de março, iniciou a nossa viagem… uma viagem única e pioneira a nível do primeiro ciclo, no nosso Agrupamento… assim, pelas sete horas da manhã, partimos de Ponte da Barca. A alegria da viagem estava patente em todos, embora as crianças não soubessem muito bem para onde iam, já que o destino era surpresa.

Chegados ao aeroporto e após ter feito o check-in, os pequerruchos puderam explorar o aeroporto sendo que, para muitos, esta era a sua primeira viagem de avião. Uma mistura de nervosismo, agitação e alegria estavam patentes no início desta aventura.

Chegados a Paris, descoberta do destino: Disneyland Paris! Eufóricos!!

Fomos acomodados no Hotel Cheyenne onde ficamos hospedados, e após deixar a nossa equipagem nos quartos, a tarde do primeiro dia começou com a visita ao Parque Disneyland Paris, onde a magia acontece. O brilho nos olhos de cada um mostrou a alegria que sentiam. Todos desfrutamos das atrações e das personagens Disney com que nos fomos encontrando ao longo do Parque. Entre fotografias e abraços, o reino dos desenhos animados e da nossa infância.

A visita à Cidade Luz foi outro momento fabuloso. Circulamos pelas margens do Rio Sena, observamos a Catedral de Notre Dame a ser restaurada e seguimos até ao Museu do Louvre. Visitamos a ala DENON, salas 700-734 e observamos a obra mais conhecida e pela qual as crianças tinham mais interesse: A Gioconda de Leonardo da Vinci. Após a saída do Louvre, passamos pela Place de la Concorde onde vimos o Obelisco de Luxor, percorremos os Campos Elísios, admiramos o Arco do Triunfo e finalizamos na Torre Eiffel. Apreciamos as vistas de Paris, ao entardecer.

“Todo o nosso conhecimento
se inicia com sentimentos.”
Leonardo da Vinci

Estes quatro dias não foram apenas uma visita a Paris e ao Parque Disneyland Paris, foi muito mais do que isso: foi sobretudo o colocar em prática os Princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: a visão de aluno num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, os Valores por que se deve pautar a cultura de escola (Responsabilidade e integridade; Excelência e exigência; Curiosidade, reflexão e inovação; Cidadania e participação, e Liberdade) e as áreas de competências exploradas em todos os sentidos.

As aprendizagens não se encontram apenas dentro das quatro paredes da sala de aula e, estas crianças sabem bem disso. As vivências e aprendizagens conseguidas nesta viagem a Paris, ficarão para sempre nas suas memórias como um momento de diversão, de magia, cultural e turístico, de contacto com a arte, com diferente gastronomia e língua, com muito empenho e trabalho. Aprendemos todos que não há impossíveis quando nos esforçamos para conseguir alcançar os nossos sonhos!

Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer
(…)
Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança

António Gedeão

A todos os que nos ajudaram, o nosso doce e profundo agradecimento.

Estão prontos para a próxima viagem?

A professora Arminda Alves
Escola Básica de Crasto

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca