Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
“Todos os nossos sonhos se podem realizar,
se tivermos a coragem de persegui-los.”
Walt Disney
Tudo começou com uma pequena ideia, um sonho… pouco a pouco, foi crescendo e finalmente, tornou-se realidade.
Com bastante antecedência, pais, alunos e professora puseram mãos à obra e começaram a trabalhar para organizar aquela que seria a viagem mágica dos nossos miúdos e graúdos.
Mas, o sonho não vem só, é necessário muito trabalho para o conseguir e assim, foram dias de trabalho colaborativo. Iniciou no Festival Folk Celta, continuou com a venda de produtos na Feira de Natal, com o cantar das Janeiras, com um jantar-convívio para angariação de fundos… momentos em família nos quais as crianças viram a ligação e o trabalho articulado dos pais com a professora… o objetivo: cumprir a missão - levar as crianças ao mudo da fantasia, o sonho de todos. Nestas atividades, as crianças participaram ativamente, foi uma enorme aprendizagem: quando desejamos algo, com esforço, dedicação, empenho e perseverança, podemos consegui-lo.
No dia 6 de março, iniciou a nossa viagem… uma viagem única e pioneira a nível do primeiro ciclo, no nosso Agrupamento… assim, pelas sete horas da manhã, partimos de Ponte da Barca. A alegria da viagem estava patente em todos, embora as crianças não soubessem muito bem para onde iam, já que o destino era surpresa.
Chegados ao aeroporto e após ter feito o check-in, os pequerruchos puderam explorar o aeroporto sendo que, para muitos, esta era a sua primeira viagem de avião. Uma mistura de nervosismo, agitação e alegria estavam patentes no início desta aventura.
Chegados a Paris, descoberta do destino: Disneyland Paris! Eufóricos!!
Fomos acomodados no Hotel Cheyenne onde ficamos hospedados, e após deixar a nossa equipagem nos quartos, a tarde do primeiro dia começou com a visita ao Parque Disneyland Paris, onde a magia acontece. O brilho nos olhos de cada um mostrou a alegria que sentiam. Todos desfrutamos das atrações e das personagens Disney com que nos fomos encontrando ao longo do Parque. Entre fotografias e abraços, o reino dos desenhos animados e da nossa infância.
A visita à Cidade Luz foi outro momento fabuloso. Circulamos pelas margens do Rio Sena, observamos a Catedral de Notre Dame a ser restaurada e seguimos até ao Museu do Louvre. Visitamos a ala DENON, salas 700-734 e observamos a obra mais conhecida e pela qual as crianças tinham mais interesse: A Gioconda de Leonardo da Vinci. Após a saída do Louvre, passamos pela Place de la Concorde onde vimos o Obelisco de Luxor, percorremos os Campos Elísios, admiramos o Arco do Triunfo e finalizamos na Torre Eiffel. Apreciamos as vistas de Paris, ao entardecer.
“Todo o nosso conhecimento
se inicia com sentimentos.”
Leonardo da Vinci
Estes quatro dias não foram apenas uma visita a Paris e ao Parque Disneyland Paris, foi muito mais do que isso: foi sobretudo o colocar em prática os Princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: a visão de aluno num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, os Valores por que se deve pautar a cultura de escola (Responsabilidade e integridade; Excelência e exigência; Curiosidade, reflexão e inovação; Cidadania e participação, e Liberdade) e as áreas de competências exploradas em todos os sentidos.
As aprendizagens não se encontram apenas dentro das quatro paredes da sala de aula e, estas crianças sabem bem disso. As vivências e aprendizagens conseguidas nesta viagem a Paris, ficarão para sempre nas suas memórias como um momento de diversão, de magia, cultural e turístico, de contacto com a arte, com diferente gastronomia e língua, com muito empenho e trabalho. Aprendemos todos que não há impossíveis quando nos esforçamos para conseguir alcançar os nossos sonhos!
Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer
(…)
Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança
António Gedeão
A todos os que nos ajudaram, o nosso doce e profundo agradecimento.
Estão prontos para a próxima viagem?
A professora Arminda Alves
Escola Básica de Crasto