Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
As aprendizagens realizadas fora da sala de aula são retidas na memória mais tempo, isto é, são mais duradouras. (Dillon et al., 2006)
Na manhã do dia 22 de março, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano de escolaridade, puderam executar e consolidar os conhecimentos de Probabilidades e Cálculo Combinatório adquiridos na disciplina de Matemática A.
O desafio foi lançado pelas professoras da disciplina com o objetivo de trabalhar, em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), as aprendizagens essenciais das disciplinas de Matemática A e de Português. Na ideação do projeto, privilegiou-se o desenvolvimento das seguintes áreas de competências: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; e Relacionamento interpessoal.
Em contexto da Sala de Aula Digital, os alunos começaram por recorrer à aplicação MathCityMap, a fim de conceber trilhos matemáticos. Para a consecução do trabalho prático, e dado que a aplicação escolhida obriga a que as tarefas sejam formuladas e resolvidas in situ, os alunos criaram 16 tarefas originais, cuja realização teria de ser concretizada em diferentes locais de referência do município de Ponte da Barca: na Praça da República, na Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal, na Igreja Matriz, na Ponte Medieval, e no Mercado Municipal, ou outros lugares escolhidos pelos alunos. Os enunciados das tarefas foram revistos na aula de Português, com a colaboração da docente da disciplina.
Para finalizar, os intervenientes – professoras e alunos – procederam à auto e heteroavaliação que evidenciou o empenho e o entusiasmo com que os discentes se envolveram na atividade. A utilização da aplicação foi uma mais-valia, já que lhes permitiu recordar conceitos de probabilidade de um modo lúdico e prático, fora da sala de aula. O DAC foi uma técnica pedagógica, reveladora de todas as potencialidades dos alunos, do ponto de vista académico e inter-relacional. Assim, foram cumpridos todos os objetivos que presidiram à sua arquitetura.
As professoras de Português e de Matemática A do 12.º ano de escolaridade