Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ

Terça, 04 abril 2023

Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ

As aprendizagens realizadas fora da sala de aula são retidas na memória mais tempo, isto é, são mais duradouras. (Dillon et al., 2006)

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Na manhã do dia 22 de março, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano de escolaridade, puderam executar e consolidar os conhecimentos de Probabilidades e Cálculo Combinatório adquiridos na disciplina de Matemática A.

O desafio foi lançado pelas professoras da disciplina com o objetivo de trabalhar, em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), as aprendizagens essenciais das disciplinas de Matemática A e de Português. Na ideação do projeto, privilegiou-se o desenvolvimento das seguintes áreas de competências: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; e Relacionamento interpessoal.

Em contexto da Sala de Aula Digital, os alunos começaram por recorrer à aplicação MathCityMap, a fim de conceber trilhos matemáticos. Para a consecução do trabalho prático, e dado que a aplicação escolhida obriga a que as tarefas sejam formuladas e resolvidas in situ, os alunos criaram 16 tarefas originais, cuja realização teria de ser concretizada em diferentes locais de referência do município de Ponte da Barca: na Praça da República, na Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal, na Igreja Matriz, na Ponte Medieval, e no Mercado Municipal, ou outros lugares escolhidos pelos alunos. Os enunciados das tarefas foram revistos na aula de Português, com a colaboração da docente da disciplina.

Para finalizar, os intervenientes – professoras e alunos – procederam à auto e heteroavaliação que evidenciou o empenho e o entusiasmo com que os discentes se envolveram na atividade. A utilização da aplicação foi uma mais-valia, já que lhes permitiu recordar conceitos de probabilidade de um modo lúdico e prático, fora da sala de aula. O DAC foi uma técnica pedagógica, reveladora de todas as potencialidades dos alunos, do ponto de vista académico e inter-relacional. Assim, foram cumpridos todos os objetivos que presidiram à sua arquitetura.

As professoras de Português e de Matemática A do 12.º ano de escolaridade

 


 

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