CAMPEONATOS NACIONAIS DE INICIADOS

Quarta, 24 maio 2023

CAMPEONATOS NACIONAIS DE INICIADOS

2305 campeonato nacional iniciadas01 2305 campeonato nacional iniciadas02 2305 campeonato nacional iniciadas03

2305 campeonato nacional iniciadas04 2305 campeonato nacional iniciadas05 2305 campeonato nacional iniciadas06

Após as competições regionais, a equipa de Basquetebol de Iniciadas Femininas da Escola Secundária de Ponte da Barca foi repescada para a Fase Nacional, por desistência de uma representante de Lisboa. O critério utilizado para esta repescagem foi ter sido a Escola com melhor pontuação dos classificados em 2.º lugar nas várias regiões, acabando só com uma derrota em todas as fases anteriores.

Assim, a região Norte foi representada por duas equipas, a nossa e a da Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim.

O Nacional realizou-se no Distrito de Leiria, sendo dividido por modalidades pelos concelhos de Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha.

Embora estivessem divididos por concelhos, escolas e modalidades, todos os participantes se encontraram em três ocasiões: a primeira, em Óbidos, para onde todas as comitivas se dirigiram e onde passaram a tarde/noite de quinta-feira; a segunda, na praia de Peniche, na tarde/noite de sábado com um “SunSet” e o jantar-convívio; e a terceira, nas Caldas da Rainha, onde se fez o transfere para os autocarros de origem.

Na quinta-feira, vindos dos vários pontos do país, rumaram para Óbidos cerca de 2000 atletas e 200 professores, além de toda a organização que já aí estava na preparação do evento. Foi feita a creditação na chegada, realizaram-se as reuniões técnicas das várias modalidades para professores e árbitros, enquanto os atletas, acompanhados por um guia, se divertiam dentro do Castelo, com muitas atividades. Aí foi servida a refeição em tendas específicas para o efeito. Após o jantar, deu-se a abertura oficial dos campeonatos escolares, na presença dos representantes do Desporto Escolar e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha, que se congratularam com a presença de tanta juventude nos seus concelhos e desejaram grandes sucessos a todos os participantes. No final, seguiu-se um DG que pôs toda a gente a saltar.

Por volta das 22:00 horas, foram distribuídos os alunos pelas várias escolas destes concelhos, onde permaneceriam até ao final da competição. Fizeram-se grandes amizades com os alunos vindos dos vários pontos do país, já que em cada local havia representantes de várias modalidades e das várias zonas de Portugal: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A equipa barquense ficou alojada na Escola D. Luís Ataíde, em Peniche, junto com o pessoal da Vela, do Surf e do Basquetebol.

Em termos competitivos, a Escola Barquense, embora não tendo vencido qualquer jogo, deu sempre muita réplica aos seus adversários e foi crescendo à medida que o torneio avançava. A maior dificuldade sentida deve-se à falta de ritmo competitivo entre os alunos de Ponte da Barca e os representantes de localidades onde o Basquetebol tem muita mais implantação, Porto, Aveiro e Lisboa.

Na noite de sexta-feira, fomos dar uma volta até ao centro de Peniche e na tarde/noite de sábado todos os alunos, instalados em todas as escolas dos três concelhos, se juntaram na praia em Peniche, onde foi servida a refeição enquanto decorria um “SunSet” com DG. Todos se divertiram. Como já tinham terminado as competições, a noite foi de convívio nas escolas de alojamento.

No domingo, voltou-se a juntar todas as comitivas, agora nas Caldas da Rainha, onde foi feito o transfere para os autocarros que levaram os participantes aos seus locais de origem. Na tarde de domingo, chegámos a Ponte da Barca. Estávamos muito cansados, mas felizes.

Agora, temos que continuar a trabalhar para que no próximo ano voltemos a viver momentos assim, já que a grande maioria destas jovens continuam no mesmo escalão.

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, fomos batidos pela Secundária de Ovar, enquanto a equipa de Vila Franca vencia, num jogo muito renhido, a equipa poveira.

Numa avaliação final, todas as participantes afirmaram ter sido uma boa experiência, em que se conheceram melhor, melhoraram as suas capacidades técnicas e criaram novas amizades. A Joana referiu: “nestes quatro dias, tornei-me melhor pessoa e melhor atleta”. É para isto que o Desporto deve servir…

A comitiva barquense foi constituída pelas atletas Matilde Fernandes, Maria Alexandrina Alves, Raquel Fernandes, Maria João Pereira, Maria João Galvão, Ana Francisca Costa, Lêa Amorim, Inês Araújo, Camila Gomes, Paula Silva, Mariana Tani e Joana Sousa. Embora não pudesse jogar devido a lesão contraída no Regional, a Sara Esteves também acompanhou a equipa, que esteve à responsabilidade do professor Carlos Lima

Prof. Carlos Lima, Coordenador do Desporto Escolar

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca