Mensagem de Abertura do Ano Letivo

Sexta, 15 setembro 2023

Mensagem de Abertura do Ano Letivo

Caros Alunos, Professores, Funcionários, Encarregados de Educação e parceiros do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca!

Uma vez mais, nestes setembros que nos desassossegam e inquietam com recomeços sempre novos e desafiadores, vimos dar as boas vindas a toda a comunidade escolar.

Não nos queremos reter nos problemas velhos que constrangem a escola. Queremos, convosco, questionar-nos sobre que escola encontramos neste novo ano.

Não nos centremos nas alterações legislativas, nas renovações de instalações nem nas crispações que parecem continuar. Centremo-nos no desafio de realizar, em 2023/2024, o sonho duma escola… o sonho da educação!

Utópico? Sem dúvida. Mas sem utopias não há mudança.

O desafio da mudança com que somos presenteados nestes tempos incertos é também o desafio da utopia e da crença de que faz sentido e vale a pena tê-la como farol e guia. Até poderá ser que o passo que nos está a faltar seja esse: recuperar a utopia. Ou, se aceitarem o desafio, voltar a sonhar. Como o fazíamos quando éramos mais jovens!!!

Em Portugal, nas escolas, setembro é o mês do regresso, do recomeço. É o mês da explosão de vida em todos os lugares onde há uma escola. Em Ponte da Barca, no nosso Agrupamento, 1136 alunos, 138 professores e 86 funcionários protagonizam, neste novo ano, esse recomeço!

Setembro marca o início de um novo ano, sempre cheio de desafios, dificuldades e inércias. Mas traz também as inevitáveis emoções, sonhos e oportunidades de mudança que a ideia de recomeço proporciona.

Imbuídos deste espírito de novidade poderemos focar-nos na indelével esperança no novo ano letivo. Apesar de todos os equívocos, fragilidades, entraves e problemas estruturais do nosso sistema escolar, é possível mudar.

Assim sendo, vogando entre o sonho e a utopia, desejamos para este novo ano escolar:

Que todos (independentemente do seu papel), ao longo do ano, realizem aprendizagens significativas – isto é, aprendizagens com significado para as suas vidas e realidades concretas;

Que todos construam relações positivas e construtivas com aqueles com quem partilham um mesmo espaço e tempo;

Que todos se possam sentir bem e motivados no seu papel.

Utópico? Sem dúvida. Mas sem utopias não há mudança.

O desafio da mudança é também o desafio da utopia e da crença de que faz sentido. O desafio para voltar a sonhar. Como o fazíamos quando éramos mais jovens!!!

Mas isto não se faz apenas com a Escola e os seus profissionais. Necessitamos da confiança e da adesão às opções tomadas e assumidas. Necessitamos que todos e cada um dos que interagem nas nossas escolas saiam dos seus mundos individuais e se encontrem no nosso mundo comum: o nosso Agrupamento!

Não é fácil e é muito desafiador! Mas estamos convictos da validade das nossas escolhas e de que os caminhos que queremos trilhar em conjunto, nessa alargada conceção de um mundo comum que é de todos e construído por todos, são os mais certos!

Nas escolas, todos os dias acreditamos na admirável energia que brota da fragilidade humana. Que nos impele, sem receio de perder o equilíbrio, para a aventura do futuro. Sendo desassossegados e aventureiros. Corajosos.

Porque o mundo precisa de lugares assim. Que buscam a felicidade. E é essa a força que nos une.

Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca