DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996, mais precisamente em 24 de novembro, de forma a evocar a data de nascimento de Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal. Paralelamente, Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
O Clube de Ciência “Aqui há Ciência” aproveitou a efeméride para promover e divulgar atividades junto da comunidade escolar, que contribuíssem para o despertar do interesse pela ciência.
Estas atividades foram dinamizadas por alunos do ensino secundário que generosamente partilharam as suas aprendizagens com alunos do terceiro ciclo. Foram dois dias de experiências imersivas, onde os participantes fizeram parte da ação. Os desafios passaram por descobrir o número de moléculas de água de uma lágrima, fugir de salas virtuais respondendo a desafios, criar pombos extravagantes, simular transfusões sanguíneas, ver imagens em realidade aumentada e conhecer a estação meteorológica do Agrupamento.
Foi lançada a primeira publicação semanal, “Aqui há Ciência”, inspirada no poema de António Gedeão Lágrima de Preta, que tem como objetivo explicar o que está por trás dos interessantes enigmas com que nos deparamos no nosso quotidiano.
Em colaboração com a Rede Casas do Conhecimento, foi possível assistir e participar na palestra “A Importância do Conhecimento Científico”, que teve como orador o Professor Doutor José Artur Brito (Doutorado em Bioquímica Estrutural), do ITQB da Universidade Nova de Lisboa. A sessão teve lugar na Casa de Conhecimento de Ponte da Barca, com a presença de alunos de Ciências e Tecnologias, tendo sido aberta a toda a comunidade educativa (videoconferência).
Na palestra foram abordados e discutidos diversos temas como o objeto de estudo da bioquímica estrutural (estrutura tridimensional das moléculas biológica), a importância do conhecimento gerado no estudo da resistência bacteriana a antibióticos, o papel relevante desta área no desenvolvimento da vacina COVID-19, as especificidades do desenvolvimento de fármacos, os benefícios sociais da investigação científica, o financiamento da ciência e oportunidades/constrangimentos de trabalho científico em Portugal.
Em colaboração com a Universidade do Minho foi apresentada a Exposição Itinerante Chemistry Anywhere que teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância e aplicações da química no quotidiano.
Clube de Ciência - Aqui Há Ciência