Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
No dia 16 de fevereiro os alunos de 12.ºano de Química e Biologia deslocaram-se a Ílhavo, a um espaço dedicado à divulgação da Ciência e Tecnologia o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo.
Tendo como cenário um espaço que remete para a atividade construção naval, onde surgem as salas “Casa das Máquinas”, “Casa do Leme”, “Messe” e “Ponte”, os alunos foram desafiados a realizar atividades no âmbito da gastronomia molecular e da robótica.
Com a orientação dos monitores da estação científica, exploraram as origens do conceito de gastronomia molecular, que tem como intuito conduzir o consumidor a uma viagem sensorial, preservando as propriedades nutricionais dos alimentos assim como o aumento da percepção degustativa. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as matérias-primas e diversas técnicas como as espumas e esferificação. Os nossos alunos arregaçaram as mangas e prepararam um polímero, mais precisamente esferas de alginato com centro líquido de groselha, por um processo de gelificação, passando-se posteriormente à degustação.
Os alginatos (hidratos de carbono de cadeia longa) são componentes das células de alguns tipos de algas, em particular das algas castanhas Phaeophyceae, sendo responsáveis pela sua estrutura e flexibilidade e impedem ainda que as algas sequem quando expostas ao ar na maré baixa.
O segundo desafio foi programar um robot (mBot) para responder a um comando de infravermelhos. Em grupos de trabalho, os alunos programaram em mBlock arrastando os blocos e encaixando-os na sequência correta. Após o upload do código no arduíno, os robots responderam com sucesso às funções programadas.
Os docentes e alunos agradecem aos monitores da Estação Científica de Ílhavo pela forma dinâmica a cuidadosa com que dinamizaram e mobilizaram para as diversas atividades.