Nos 50 Anos do 25 de Abril - Homenagem a um antifascista incorruptível. Laureano Barros

Segunda, 29 abril 2024

Nos 50 Anos do 25 de Abril

Homenagem a um antifascista incorruptível.

Laureano Barros

 2404 laureano barros

2404 laureano barros01 2404 laureano barros02 2404 laureano barros03

Os alunos da turma C do 11ºano de escolaridade, do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Ponte da Barca, foram desafiados, no âmbito da disciplina de História A, a desenvolver um projeto para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Conscientes de que é importante tirar partido das celebrações para afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente e mais participativa, plural e democrática e pretendendo-se promover a empatia histórica, ou seja, o envolvimento cognitivo e afetivo dos alunos com as figuras históricas para melhor compreender e contextualizar as suas experiências, decisões e ações, os alunos foram desafiados a elaborar uma biografia. Até porque, a biografia é o “meio mais seguro (…) de proteger uma memória do esquecimento. (…) O propósito da biografia é, em termos gerais, garantir para o futuro a história de indivíduos, homens ou mulheres, é fazer perdurar seu caráter e suas ações meritórias.” (Sidney Lee)

O biografado foi o Dr. Laureano Barros. Partindo dos pressupostos definidos no Perfil do Aluno à saída do Ensino Secundário: “As humanidades hoje têm de ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer.” Os alunos pesquisaram, entrevistaram, analisaram, produziram, divulgaram, homenagearam.

Foi uma linda viagem que culminou com uma singela mas sentida homenagem ao Dr. Laureano Barros. No dia 24 de Abril, depois de nos concentrarmos no espaço da exposição, fomos recebidos na Quinta de Fonte Cova (Paço Vedro de Magalhães) pela sua filha, Dra Margarida Barros, com quem conversamos e percorremos os locais mais caros ao Dr. Laureano. Posteriormente fomos ao Cemitério Municipal de Ponte da Barca, onde depositamos cravos vermelhos símbolo da liberdade.

Desta forma, conscientes de que um perfil de base humanista significa a consideração de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais, estamos certos que com este trabalho os jovens estudantes ficaram mais habilitados para a construção de uma sociedade mais justa, mais centrada na pessoa e na dignidade humana.

A exposição está patente ao público no átrio do bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca.

Um agradecimento a todos aqueles que contribuíram para a realização deste trabalho e desta homenagem.

A professora responsável
Maria José Gonçalves

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca