Livro de Artista

Quarta, 02 abril 2025

Livro de Artista

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No passado dia 27 de março, pelas 10h30, o auditório da escola foi palco da apresentação final do projeto "Livro de Artista", desenvolvido pelos alunos da disciplina de Oficina de Artes do 12.º B. Esta iniciativa teve como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no 2º período, transcendendo o espaço (fechado) da sala de aula e promovendo um contacto mais amplo com a comunidade escolar.

Para enriquecer a experiência, foi constituído um "júri" informal e diversificado, composto por professores do Grupo 600 (Artes Visuais), Professor José Carlos Sousa e Emanuel Cruz; Professora Isabel Lopes, diretora de turma do 12.º B e docente de Matemática; e, como convidado de honra, o Diretor do Agrupamento, Professor Carlos Alberto Louro. A interação entre os alunos e os convidados promoveu um diálogo dinâmico e questionador, estimulando a argumentação e a capacidade de comunicação dos estudantes.

O evento contou ainda com a presença de outros professores e alunos de diferentes turmas, nomeadamente dos cursos de Artes Visuais e Humanidades, consolidando a sua dimensão pública e participativa. Apesar de não substituir a avaliação formal, este momento teve um caráter complementar ao projeto, permitindo que os alunos assumissem um papel central na defesa e contextualização das suas criações, numa simulação de inauguração expositiva.

O balanço da iniciativa foi extremamente positivo. Os alunos Daniel Barbosa, Eduarda Silva, Íris Barros e Rodrigo Carneiro demonstraram um desempenho exemplar, apresentando os seus trabalhos com entusiasmo e maturidade.

O projeto "Livro de Artista" revelou-se um processo abrangente e inovador, desafiando as convenções tradicionais do livro e explorando a sua dimensão plástica, emocional e metodológica. Desenvolvido em quatro fases, o projeto permitiu uma evolução progressiva das ideias dos alunos:

  • Fase 1: Escolha do referente e apresentação inicial;
  • Fase 2: Exploração visual e gráfica (estudos e materiais);
  • Fase 3: Planeamento do Livro de Artista (maqueta e narrativa);
  • Fase 4: Entrega e apresentação final do projeto.

 

Cada estudante trouxe uma abordagem singular ao projeto:

  • Daniel Barbosa desenvolveu um trabalho exaustivo em torno da caneta Bic Azul, explorando a sua aplicabilidade em diversos suportes e construindo um conjunto de produtos visuais que incluíam retratos realistas de figuras icónicas da cultura portuguesa, como José Saramago, Amália Rodrigues e Salgueiro Maia. Para além disso, experimentou a tinta da caneta na tintagem de linogravuras, ampliando as possibilidades expressivas do material.
  • Eduarda Silva apresentou um trabalho altamente pessoal e emotivo, que funcionava como um verdadeiro confessionário das suas paixões. Homenageou pessoas queridas e inspiradoras, mantendo sempre uma linha identitária própria, construída ao longo deste derradeiro ano letivo. O seu projeto revelou um equilíbrio entre a subtileza do seu ser e a rudeza que a sociedade ou as vicissitudes da vida podem impor.
  • Íris Barros desenvolveu uma narrativa estruturada ao longo de todo o processo criativo. O ponto de partida foi a sua relação com o Folclore Minhoto, a partir do qual construiu uma estória sobre a "História da Mulher na Música Portuguesa". Entre desenhos digitais, construções tridimensionais e ilustrações tricolores (verde, amarelo e vermelho), a aluna transformou a música "Casa Portuguesa", de Amália Rodrigues, no cenário conceptual para as "mulheres de grande valor", referenciadas em "As Sete Mulheres do Minho" de Zeca Afonso.
  • Rodrigo Carneiro celebrou os 500 anos de Camões através do projeto "Lusíadas em Movimento". Inspirado nos livros pop-up, recriou três momentos icónicos escritos pelo poeta, dando-lhes vida através de um mundo em papel que se desvendava ao folhear das páginas.

 

O "Livro de Artista" revelou-se um suporte privilegiado para a experimentação visual, conceptual e teórica, permitindo aos alunos explorar a relação entre narrativa e materialidade. Esta abordagem potenciou a criatividade e o pensamento crítico, convertendo o livro num espaço de investigação plástica e discursiva.

O formato do projeto possibilitou uma interação ativa entre obra e público. O "Livro de Artista" convida à manipulação, ao toque, ao folhear e à descoberta sequencial da narrativa visualmente construída, promovendo uma experiência sensorial e participativa. Assim, os alunos não apenas criaram um produto cultural e artístico, mas também conceberam uma interação dinâmica e subjetiva com o público.

Dirige-se um sincero agradecimento à comunidade escolar pelo interesse demonstrado e pelos comentários que enriqueceram esta apresentação. Aos estudantes, visa-se um merecido reconhecimento pelo empenho e dedicação, que resultaram numa experiência memorável e significativa para todos os envolvidos.

 


 

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