Sarau de Poesia celebra a Palavra e evoca Camões

Quarta, 02 abril 2025

Sarau de Poesia celebra a Palavra e evoca Camões

2504 sarau de poesia01 2504 sarau de poesia02 2504 sarau de poesia03

2504 sarau de poesia04 2504 sarau de poesia05 2504 sarau de poesia06 2504 sarau de poesia07

Foi num ambiente de grande envolvimento e compromisso que decorreu o Sarau Poético do Agrupamento de Escolas, uma iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e ainda o V centenário do nascimento de Luís de Camões.

A sessão aconteceu no Auditório Municipal, que se revelou pequeno, tal a afluência de alunos, encarregados de educação e familiares em geral, e também de professores e de outros membros da comunidade educativa.

Promovido pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Pelouros da Educação e Cultura da Câmara Municipal, o Sarau exaltou a Palavra feita Poesia, bem dita e bem cantada, num exercício de Cidadania que celebrou a Vida e ofereceu aos participantes a oportunidade de partilhar emoções e de aprofundar a reflexão sobre os valores humanistas.

Ao longo de mais de uma hora, uma menina da Educação Pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo ao 12.º ano de várias escolas do Agrupamento e ainda familiares e professores fizeram questão de dar voz à Palavra feita Música e Poesia, exaltando a criatividade e a inspiração poética.

Verdadeira Festa da Palavra, o Sarau proporcionou ainda momentos de conjugação perfeita da Poesia e da Música, com alunos da Academia de Música de Ponte da Barca a abrirem (saxofone) e a encerrarem (trompete) o Sarau e a acompanharam alguns momentos de leitura, com fundo instrumental de piano ou violino.

A música esteve também presente na evocação do V centenário do nascimento de Camões (1524-1580), com um grupo de alunos do 6.º ano, sob a orientação dos Professores Daniela Pereira e Paulo Franco (Educação Musical) a interpretaram dois temas alusivos: “Verdes são os campos”, poema musicado por José Afonso, e “Luís Vaz de Camões”, de João Pereira. Outro grupo de alunas dos 11.º e 12.º anos, acompanhado à guitarra pelo professor Osvaldo Martins (EMRC), cantou, por sua vez, “Endechas a Bárbara escrava”.

Nas suas mensagens, tanto o Dr. Carlos Louro, diretor do Agrupamento, como o Dr. Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal, felicitaram os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores, enaltecendo a interação da Escola com a Comunidade e a celebração do poder da Palavra.

Biblioteca Escolar

 


 

logos rodape 2425 v3

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca