Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
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A CANTIGA É UMA ARMA - “Grândola, vila morena” (1971)
A CANTIGA É UMA ARMA - “Grândola, vila morena” (1971)
Há 50 anos, mais precisamente, aos 20 minutos do dia 25 de abril de 1974, foi para o ar, no programa “Limite” da Rádio Renascença, a cantiga “Grândola, vila morena”, de Zeca Afonso.
Estava dada a segunda senha, confirmando, por todo o país, que a Revolução seria para avançar. E os militares que estavam à escuta em diversos quartéis trataram de entrar em ação, para tomar pontos estratégicos, especialmente em Lisboa.
Não admira, por isso, que, apesar de ter sido a segunda música utilizada naquela noite para desencadear a Revolução, “Grândola, vila morena” se tenha identificado, desde a primeira hora, com o que aconteceu no dia 25 de abril de 1974, tornando-se um hino icónico.
Composta em 1964, após uma atuação de José Afonso na vila alentejana de Grândola, onde foi bem acolhido pela Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, a canção faz parte do álbum “Cantigas do Maio”, gravado na França, em 1971, com arranjos e direção musical de José Mário Branco.
“Apesar de não ser inicialmente concebida como uma canção de protesto, as mudanças feitas na altura da gravação atribuíram-lhe uma mensagem altamente política no contexto da ditadura do Estado Novo”, pelo que “’Grândola, vila morena’ tornou-se um símbolo da luta popular e um património nacional”. E a verdade é que foi uma das poucas canções de Zeca Afonso que escapou à censura que, aparentemente, não entendeu as referências ao povo, que é “quem mais ordena”.
Numa linguagem simples e com um ritmo de cadência quase militar, que faz lembrar o passo arrastado dos trabalhadores e dos cantores dos grupos tradicionais alentejanos, a canção evoca uma marcha libertadora, ao mesmo tempo que o coro oferece uma sensação de energia e de força.
“Grândola, vila morena” afirma-se, desta forma, como um verdadeiro hino que exalta a união, a força, a invencibilidade na construção de um tempo novo, marcado pelos valores humanistas da fraternidade, solidariedade, amizade, igualdade, em que "o povo é quem mais ordena":
“Grândola, vila morena,
Terra da fraternidade,
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade.”
Assinalando os 50 anos do 25 de Abril, a edição 25 de “A Cantiga é uma Arma” recorda esta canção escrita vários anos antes da Revolução, mas que adquiriu uma visão utópica, de sonho e de luta.
Vamos, então, ouvir – e cantar a versão original de “Grândola, vila morena”, com Zeca Afonso…
Para celebrar Abril e o impacto da Revolução dos Cravos a nível global, propomos ainda uma visita a Chico Buarque e ao tema “Tanto Mar”.
Trata-se de uma saudação de júbilo ao 25 de Abril, com uma letra que foi censurada no Brasil.
Para o futuro, ficou um verso memorável: “Foi bonita a festa, pá!”.
A Organização
A CANTIGA É UMA ARMA – “Parva que sou” (2011)
A CANTIGA É UMA ARMA – “Parva que sou” (2011)
Nas duas últimas edições de “A cantiga é uma arma”, propusemos um exercício de cidadania, com dois temas que refletem o “E depois do 25 de Abril?”: “Uns vão bem e outros mal”, uma canção de Fausto, de 1977, e “Eu vim de longe, eu vou p’ra longe”, de José Mário Branco, corria o ano de 1982.
A duas semanas da passagem dos 50 anos da Revolução dos Cravos, prosseguimos esta visita ao álbum das cantigas de sobressalto cívico, de inquietação, de inconformismo, em tempos de democracia.
Nesta viagem no tempo, podíamos ir ao encontro de Dino d'Santiago, de A Garota Não, da banda “Fado Bicha” ou de novos estilos como o rap…
Na edição desta semana, a número 23 de “A cantiga é uma arma”, optamos, isso sim, por recuar a 2011, ao encontro dos “Deolinda”.
Quase quatro décadas depois do 25 de Abril, a banda de Ana Bacalhau dá voz à indignação de uma geração, através da canção “Parva que sou”, um tema não gravado, que foi interpretado pela primeira vez nos concertos nos Coliseus do Porto e de Lisboa, em janeiro de 2011.
Com o país mergulhado numa grave crise, que culminaria, poucos meses depois, no pedido de ajuda externa, de que resultaria a intervenção da chamada Troika, “Parva que sou” foi a senha que substanciou a revolta, a angústia, o desapontamento, a frustração de uma geração nascida e formada em liberdade, mas que, apesar de ser a mais bem preparada de sempre, parecia estar condenada a viver pior do que os seus pais.
Afinal, parecia ter sido enganadora a máxima de que convinha “estudar para ser alguém na vida”. Estávamos em janeiro de 2011 e aquilo que os jovens diplomados conseguiam eram empregos incertos e/ou funções desajustadas da sua formação universitária e com salários baixos. E, ainda por cima, havia o risco do conformismo e da apatia cívica.
É neste contexto que surge a canção “Parva que sou”, um grito de cidadania na luta pela dignidade perdida:
“E fico a pensar: que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar.
Sou da geração “vou queixar-me pra quê?”
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!”
A cantiga desta semana “não é uma canção datada. Não é uma canção de intervenção, de incentivo à agitação. É antes uma canção de revolta. Intemporal. Desalentada. De desapontamento pelos valores por que se lutou em (e pela) liberdade” (“Expresso”/ “Blitz”, 30/01/2022).
A duas semanas dos 50 anos do 25 de Abril, vale a pena (re)visitar “Parva que sou” e pensar, por exemplo, nos desafios que os jovens de hoje têm pela sua frente, em plena sociedade democrática nascida com a Revolução dos Cravos. Porque, como dizia Zeca Afonso, numa entrevista em 1985, “o que é preciso é criar desassossego.”
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Parva que sou”, com os “Deolinda” e a voz de Ana Bacalhau…
A Organização
A CANTIGA É UMA ARMA – “E depois do Adeus” (1974)
A CANTIGA É UMA ARMA – “E depois do Adeus” (1974)
A uma semana da passagem dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a edição 24 de “A Cantiga é uma Arma” dedica a sua atenção àquela que funcionou como primeira senha do Golpe de Estado.
Falamos de "E depois do adeus", uma canção interpretada por Paulo de Carvalho, que venceu a décima segunda edição do Grande Prémio TV da Canção, atual Festival RTP da Canção, realizada a 7 de março de 1974.
Com a sua transmissão pelos Emissores Associados de Lisboa, às 22 horas e 55 minutos, do dia 24 de abril, era dado o primeiro sinal para as tropas se prepararem e estarem a postos.
O sinal de saída dos quartéis iria para o ar cerca de uma hora e meia depois, mais precisamente, às 00h20m, quando a Rádio Renascença emitiu a canção “Grândola, vila morena”, de Zeca Afonso, esta, sim, uma música claramente política e de um autor proibido.
A razão da escolha de "E depois do adeus" é clara: em primeiro lugar, porque não tinha conteúdo político e, sobretudo, porque, à época, era muito popular por ter acabado de vencer o Festival RTP da Canção. Ao não levantar suspeitas, funcionou como primeiro teste, deixando em aberto a possibilidade de as operações serem canceladas se, entretanto, os líderes do MFA concluíssem que não havia condições efetivas para avançar com a Revolução.
Embora o título, em retrospetiva, pareça remeter para o adeus ao regime do Estado Novo, a canção em si é um tema de amor sem conteúdo político, ao contrário, por exemplo, da vencedora do ano anterior, “Tourada”, com Fernando Tordo, de que falamos na edição 17 de “A Cantiga é uma Arma”, a 15 de fevereiro.
Segundo o próprio Paulo de Carvalho, a música foi composta por José Calvário “em viagens de avião” e o poema “são bocadinhos de cartas que o José Niza escrevia à mulher”, quando estava na tropa, em Angola”, durante a guerra do Ultramar.
Esta passagem fala por si:
“Quis saber quem sou,
O que faço aqui,
Quem me abandonou,
De quem me esqueci.
Perguntei por mim,
Quis saber de nós,
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.”
A uma semana dos 50 anos do 25 de Abril, vamos ouvir – e cantar – “E depois do adeus”, com Paulo de Carvalho.
A Organização
A CANTIGA É UMA ARMA – “Eu vim de longe, eu vou p'ra longe” (1982)
A CANTIGA É UMA ARMA – “Eu vim de longe, eu vou p'ra longe” (1982)
Em 1982, oito anos depois do fim do seu exílio em Paris, José Mário Branco publicou “Ser Solidário”, um duplo álbum original que navega entre o fado e o jazz, entre a canção francesa e a moda popular.
Uma das canções em destaque no disco, sobretudo pelo profundo significado da letra, é “Eu vim de longe, eu vou pr’a longe”.
Sete anos depois do fim do Processo Revolucionário Em Curso (PREC), que agitou Portugal, o artista interpreta um sentido testemunho de desilusão, ou melhor, de “derrota”, mas também de esperança, face ao curso dos acontecimentos, entre abril de 1974 e novembro de 1975:
“Quando a nossa festa se estragou
E o mês de Novembro se vingou
Eu olhei p'ra ti
E então eu entendi
Foi um sonho lindo que acabou
Houve aqui alguém que se enganou”
Profundamente desiludido, ou “derrotado”, com o rumo dos acontecimentos, o artista deixa, no entanto, uma mensagem final de otimismo e de esperança:
“Quando finalmente eu quis saber
Se inda vale a pena tanto qu'rer
Eu olhei p'ra ti
E então eu entendi
É um lindo sonho p'ra viver
Quando toda a gente assim quiser
(…) São a parte que eu posso prever
Do que a minha gente vai fazer”
A história da produção do álbum “Ser Solidário” merece, aliás, uma referência. Não conseguindo o apoio de nenhuma editora nacional para o publicar, José Mário Branco optou por apresentar as canções em formato espetáculo, no Teatro Aberto, em Lisboa.
As apresentações ao vivo, que se prolongaram no tempo, sempre esgotadas, foram aproveitadas para distribuir um cheque-disco pelo público, que serviria como pré-financiamento para a edição do álbum, numa pioneira estratégia pioneira de “crowdfunding”.
O famoso tema “FMI” era parte integrante do espetáculo “Ser Solidário”. Gravado numa das exibições, foi publicado em formato maxi single em 1982 e oferecido juntamente com o LP “Ser Solidário”, apresentando a mensagem de que, "por determinação expressa do autor, ficava proibida a audição pública parcial ou total da obra."
Independentemente do posicionamento que cada cidadão possa ter face ao curso da Revolução dos Cravos, “Eu vim de longe, eu vou pr’a longe” tornou-se uma canção emblemática, com o seu refrão a fazer parte do imaginário nacional.
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Eu vim de longe, eu vou pr’a longe”, com José Mário Branco…
É uma interpretação no “Programa Vozes de Abril” da RTP, realizado ao vivo no Coliseu dos Recreios em 2008, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
A Organização