CONVITE - Tomada de posse do novo Diretor, Professor António Fernando Dantas Galvão
CONVITE
A Comunidade Educativa e Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca está cordialmente convidada a estar presente na cerimónia de tomada de posse do novo Diretor, Professor António Fernando Dantas Galvão, que terá lugar no dia 30 de junho de 2025, pelas 18.00h, no auditório do Bloco C, da Escola Secundária.
Este será um momento simbólico de renovação e compromisso com a missão educativa da nossa instituição marcado pelo acolhimento de uma nova liderança, em continuidade com o espírito de serviço público, responsabilidade e proximidade que caracteriza o nosso Agrupamento.
A vossa presença será uma honra e um sinal de união e confiança no futuro do nosso projeto educativo.
Com estima,
A Presidente do Conselho Geral,
Lucília Maria Gomes de Oliveira
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Escola Secundária de Ponte da Barca esteve presente no encontro nacional do programa “Partilha com Energia” da EDP na Figueira da Foz
Escola Secundária de Ponte da Barca esteve presente
no encontro nacional do programa “Partilha com Energia” da EDP na Figueira da Foz
O encontro nacional do programa ‘Partilha com Energia’ – que se realizou na Figueira da Foz no dia 4 de junho – reuniu perto de 300 alunos e professores de 12 escolas secundárias da península ibérica. Nesta 9.ª edição o programa tornou-se ibérico pela segunda vez, tendo sido feito o projeto-piloto entre alunos do Agrupamento de Escolas Ponte da Barca e o colégio público IES Pando de Oviedo, Espanha.
Este evento marcou o final da 9ª edição do programa educativo da EDP, que foi lançado há dez anos com o objetivo de envolver as comunidades das regiões em que a empresa mantém centros de produção de energia.
Entre as ações previstas neste programa, destacaram-se os intercâmbios de estudantes de escolas do ensino secundário que, este ano, envolveram as regiões de Tomar, Constância, Sertã, Mação, Figueira da Foz, Lamego, Ponte da Barca, Marinha Grande, Proença-a-Nova e Oviedo em Espanha. Apenas o colégio público IES Pando de Oviedo nas Astúrias, não pode estar presente no evento, mas participou de forma online, as restantes 11 escolas envolvidas nos intercâmbios – que decorreram entre 26 de março e 24 de maio – tiveram uma equipa em palco a partilhar as suas experiências de viagem com vídeos e testemunhos pessoais.
Escolas participantes programa no ano letivo 2024/2025:
- Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
- Agrupamento de Escolas de Constância
- Agrupamento de Escolas Sertã
- Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
- Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação
- Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
- Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
- Agrupamento de Escolas Figueira Mar
- Agrupamento de Escolas Latino Coelho
- Agrupamento Escolas Ponte da Barca
- Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
- IES Pando | Oviedo | Espanha
Criado em 2014, o ‘Partilha com Energia’ é um programa educativo pioneiro inserido na estratégia de responsabilidade social da EDP e destinado a jovens entre 15 e 19 anos de idade.
A turma do 11º D da Escola Secundária de Ponte da Barca foi desafiada a planear, gerir e executar intercâmbio, promovendo assim a partilha de conhecimento do seu território nesta edição.
LUÍS VAZ DE CAMÕES (1524-1580) EM QUILLING
LUÍS VAZ DE CAMÕES (1524-1580) EM QUILLING
Trabalho realizado por alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, sob a coordenação da Professora Julieta Mendes, no âmbito das comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Com a colaboração do professor José Carlos Sousa, participaram ainda a turma do 12.º B do Curso de Artes Visuais e os discentes do 12.º D (Curso Profissional de Técnico de Multimédia).
Conhecido como filigrana de papel, o quilling é uma técnica de arte visualmente deslumbrante pela elegância do pormenor, pelo que esta peça representa uma homenagem à força da inspiração e ao génio criativo de Luís de Camões, num encontro que abraça o Oriente.
Este trabalho encontra-se afixado na Escola Básica de Diogo Bernardes.
Visita de Estudo a Conímbriga/Mosteiros
Visita de Estudo a Conímbriga/Mosteiros
Nos dias 8 e 9 de maio, os alunos do 10.º ano, turma B e C, Curso Científico Humanísticos de Ciências Económicas; Línguas e Humanidades e Artes Visuais, realizaram, em parceria com os alunos do Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, do Agrupamento de Valdevez, uma visita de estudo. As razões justificativas desta visita prenderam-se, sobretudo, com a possibilidade de os alunos poderem contactar com as realidades estudadas e assim alicerçar as aprendizagens adquiridas na escola com a observação in loco e de consolidar a necessidade de preservar o património cultural. Neste pressuposto, partimos da Escola Secundária, já na companhia dos alunos e professoras de Arcos de Valdevez, e fizemos a primeira paragem em Condeixa-a-Nova para visitarmos as ruínas da cidade romana de Conímbriga e respetivo museu, cujo acervo é exclusivamente composto pelos materiais arqueológicos aí recolhidos. Prosseguimos viagem, rumo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, onde, de uma forma muito didática e apelativa, os alunos fizeram uma viagem no tempo até 1385, através de um espetáculo multimédia, num espaço interior, complementada por um percurso no exterior, no campo de batalha, esclarecedor relativamente à vitória do exército português face ao gigantesco exército castelhano e que garantiu a nossa independência. Prosseguimos viagem e terminamos a jornada com um belo passeio, no fim da tarde, nos Passadiços da Baía de S. Martinho do Porto onde foi possível observar uma das mais belas paisagens do litoral português. O dia seguinte, foi dedicado aos mosteiros, de Alcobaça e o de Santa Maria da Vitória, Batalha, onde foi possível reconhecer os mosteiros medievais como espaços de autossuficiência, como centro de conhecimento e de cultura, identificando os diferentes espaços funcionais, e, sobretudo, onde foi possível apreciar duas joias artísticas do estilo gótico.
Finda a visita, ficou a sensação do dever cumprido: o contacto com realidades conhecidas, apenas na sala de aula, terá contribuído para uma maior consciencialização, da parte dos alunos, da relevância do aprendido, ampliando o seu conhecimento, integrando os saberes das diferentes disciplinas dando sentido à conceção do saber como um todo. Experiências como esta contribuem para uma formação mais completa e significativa, preconizada no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
As professoras responsáveis