A Lua de Joana (Maria T.M. Gonzalez)
Este livro pode ser considerado uma espécie de diário, porque a personagem principal escreve cartas para uma amiga que já morreu, contando-lhe tudo o que se passa na vida dela. Trata-se de uma história de uma rapariga chamada Joana, que perdeu a sua melhor amiga, quando esta se envolveu com as drogas. Joana interrogava-se ao tentar entender o que teria levado a sua amiga Marta a fazer aquilo. Joana era uma rapariga exemplar, na escola e em casa, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga da Marta, a Rita, (a amiga que teria levado Marta a envolver-se com as drogas), e com o próprio irmão da Marta, o Diogo, também vítima das drogas.
A morte da sua avó, a pessoa de quem ela mais gostava no mundo e a falta de atenção e de diálogo por parte dos pais, levaram a que ela se começasse a sentir muito só. Um dia ela olhou-se ao espelho e reparou como tinha mudado! Joana tentou abandonar as drogas, mas já era tarde de mais…
Este livro mostra a realidade com que nos confrontamos nos dias de hoje: o grande problema que a droga é para todos, para a família, para os amigos e particularmente para a própria pessoa que se deixa arrastar por ela.
Joana Pereira, 10.º Ano