O Diário de Thura (Thura Al - Windawi)

Thura era uma típica adolescente iraquiana de 19 anos com uma vida completamente normal. Tudo se alterou quando a cidade em que vivia foi bombardeada, destruindo a sua vida e a de todos os que a rodeiam.
 
Este livro reenvia-nos para o regime de Saddam Hussein, que governou com mão de ferro este país durante mais de vinte anos e que, por sua vez, foi o causador desta guerra. Estes acontecimentos, de certa forma, influenciaram Thura a escrever um diário sobre como era o pesadelo da guerra.
 
Esta obra fez-me reflectir sobre a sociedade que me rodeia, isto é, enquanto no meu país, assim como em muitos outros, se vive em paz, noutros, por seu lado, como no que é retratado no livro, vive-se em guerra permanente e num sobressalto constante.
 
Recomendaria a leitura da obra pelo simples facto de que através deste livro se pode compreender que há povos ou nações que vivem as suas vidas em condições muito difíceis e que não as imaginaríamos se não “ouvíssemos”, em primeira pessoa, as experiências vividas pela personagem.
 
Helena Alpoim – 11.º B

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca