Cleo, de Helen Brown
Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E