A Pérola (John Steinbeck)

Valeu a pena ler esta obra porque trata um tema muito interessante e fácil de compreender. Nunca tínhamos lido nenhum livro de Steinbeck, mas gostámos muito, porque foca, principalmente, a questão da injustiça e das desigualdades sociais e económicas.

Esta obra fez-nos reflectir sobre a pequenez deste mundo e que só por uma “mísera” pérola as pessoas ficam dominadas e, ao mesmo tempo, parecem “cegas” com a futura riqueza que podem vir a possuir.

A Pérola chama-nos a atenção para a ganância, a persistência, o orgulho do Homem. A casa de Kino foi queimada, o seu barco foi furado, levou três facadas, deu um murro e um pontapé à sua mulher, correram perigo, sofreram fome e sede e múltiplos desgostos, mas só depois de seu filho ter morrido é que o sonho de ter uma fortuna e uma vida nova a qualquer preço foi abandonado. Isto prova que o Homem vai até aos seus limites por causa da ganância.

Com este livro, não só aprendemos a reconhecer a personalidade de pessoas falsas, rudes e interesseiras que tudo o que fazem é apenas pelo dinheiro, como aprendemos a considerar melhor as nossas acções, para não nos deixarmos refugiar nos nossos desejos e não nos afectarmos pela ganância.
O sonho é bom, faz bem, mas apenas se soubermos sonhar e seguir o caminho do sonho certo.

Conceição Ventura e Joana Rita, 12.º Ano

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca