Stravaganza – A Cidade das Estrelas (Mary Hoffman)
A Cidade das Estrelas é o segundo livro da saga literária Stravaganza, um mundo fantástico, que nos conduz a uma Itália paralela, do século XVI, denominada de Tália. Georgia O’Grady, uma jovem adolescente inglesa, que adora cavalos e equitação, tem problemas familiares com o filho do seu padrasto, o que a faz sentir profundamente infeliz…
Até que um dia tudo muda. Georgia compra uma estatueta etrusca de um cavalo alado, adormecendo abraçada a ela. Mas o cavalo alado não é bem o que ela imagina… é na verdade, um talismã que permite viajar entre mundos (o nosso - século XXI – e o de Stravaganza), acabando por ir ter à mais importante cidade de Tália, Remora, uma equivalente Siena no nosso mundo. Nesta cidade acontece uma corrida de cavalos muito especial denominada de Stellata, enquanto no nosso mundo é chamada de Il Palio. Georgia acaba por ter um papel importantíssimo na história da cidade, ganhando a Stellata e agindo humildemente ao salvar a vida a Falco Di Chimici, que pertence à família mais poderosa do país e também os maiores inimigos dos Stravaganti. A descoberta deste novo mundo, repleto de mistérios, de magia e de fascinantes personagens, onde os cavalos alados são reais, e onde descobre novas paixões e habilidades, é para a jovem um motivo de grande alegria. Mas os perigos também a espreitam e as aventuras irão suceder-se a um ritmo alucinante.
Bravura, romance e humor, todos juntos nesta obra ao mesmo tempo imaginativa e de grande riqueza histórica e literária, que nos deixa sem alternativa a não ser rendermo-nos ao seu encanto.
Francisco Cunha Velho, 11ºB