Convocatória N.º113 (Colóquio sobre “A Escola do Estado Novo”)
Convocatória N.º113
Assunto: Colóquio sobre “A Escola do Estado Novo”
Data: 24 de abril
Convocatória N.º110-A (Representação de "A Menina do Mar")
Convocatória N.º110-A
Assunto: Representação de "A Menina do Mar"
Data: 28 de abril | 14.30 horas
Despacho normativo n.º5-A/2014 - Regulamento de Exames
Despacho normativo n.º5-A/2014 de 10 de abril - Regulamento de Exames
Emissão N.º58 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º58 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 58 (19-04-2014) do Programa "Leituras & Companhia" cujo tema foi "Páscoa".
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º58 [19/04/2014]
Páscoa
Para consultar a lista das emissões anteriores e para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, visite a página do "Leituras & Companhia".
Convocatória N.º112 (Reuniões com os Encarregados de Educação)
Convocatória N.º112
Assunto: Reuniões com os Encarregados de Educação
Data: 23 e 24 de abril
Emissão N.º57 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º57 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 57 (12-04-2014) do Programa "Leituras & Companhia" cujo tema foi "Dia da Voz".
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º57 [12/04/2014]
Dia da Voz
Para consultar a lista das emissões anteriores e para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, visite a página do "Leituras & Companhia".
Alunos do 1.º ciclo participam em sessão sobre compostagem dinamizada por técnica da RESULIMA
Alunos do 1.º ciclo participam em sessão sobre compostagem
dinamizada por técnica da RESULIMA
Os alunos das turmas do 1.º A e do 3.º D da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram numa sessão sobre compostagem, dinamizada pela Eng.ª Joana Cunha, técnica do Gabinete de Ambiente, Qualidade e Segurança da RESULIMA.
Recorrendo a imagens e a um compostor doméstico, a técnica desenvolveu uma apresentação centrada em exemplos muito práticos, de tal forma que os miúdos, de uma forma interessante e divertida, tiveram oportunidade de aprender a fazer compostagem.
Esta foi também uma maneira de promover a educação ambiental, ajudando os alunos a compreenderem as vantagens da rentabilização dos resíduos orgânicos, mobilizando as respetivas famílias para uma prática que tem caído em desuso.
Aliás, o marcador de livro que foi distribuído aos participantes proporciona instruções muito claras sobre como separar o lixo, para além de consolidar a ideia de que compostar é uma forma de reciclar.
Esta sessão foi promovida pela professor Filomena Costa, docente de Ciências Experimentais, em articulação com a equipa de projetos e as docentes titulares das turmas, Arminda Alves (1.º A) e Celeste Gonçalves (3.º D).
A Organização
Divulgação de classificações do 2.º Período
Divulgação de classificações do 2.º Período
Leva-se ao conhecimento de toda a comunidade escolar que já poderão ser consultados as classificações referentes ao 2.º Período.
Os encarregados de educação e/ou aluno dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário devem aceder ao programa GIAE Online, a partir da página do AEPB, e, com o código GIAE, consultar os níveis obtidos.
As pautas de avaliação de todos os níveis de ensino encontram-se afixadas no Pavilhão Polivalente do Polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca (escola sede).
As fichas informativas serão entregues aos encarregados de educação nos dias 23 de abril (ensino secundário) e 24 de abril (ensino básico).
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Comunidade Educativa celebra Comunhão Pascal
Comunidade Educativa celebra Comunhão Pascal
A comunidade educativa da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca celebrou a Comunhão Pascal, reunindo-se em Assembleia na Igreja Matriz.
Antes de partirem para o merecido descanso, alunos, professores, assistentes operacionais e vários encarregados de educação cantaram a alegria da Páscoa da Ressurreição, simbolizada no branco dos paramentos do celebrante, o Rev.do Padre António Brito, pároco de Ponte da Barca.
Para além da participação de um número muito significativo de alunos, acompanhados dos respetivos docentes, merece aplauso a organização e animação litúrgica da celebração, da responsabilidade do Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, e ainda a animação musical, sob a orientação das docentes Daniela Pereira e Sandra Gomes.
A terminar, o Diretor do Agrupamento, Prof. Carlos Louro, felicitou os organizadores e todos os participantes pelo empenho e entusiasmo que dedicaram à celebração e desejou que o período de paragem das atividades letivas seja vivido com a mesma participação e alegria.
Para todos, uma Santa Páscoa!
A Organização
Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
No âmbito da “Semana da Leitura”, os alunos do 12.º A selecionaram poemas de Fernando Pessoa, que integram o programa da disciplina de Português, para os darem a conhecer aos colegas do 11.º ano, que os estudarão no próximo ano letivo.
Assim, divulgaram não apenas o autor de uma obra múltipla e plurifacetada, mas, principalmente, o criador de uma “pequena humanidade”, constituída por figuras “exatamente humanas”, com personalidade própria. Numa “espécie de êxtase”, como conta em carta a um seu “prezado Camarada”, um dia, acerca-se de uma cómoda e, de pé, escreve “trinta e tantos poemas a fio”. Com isto, descobre dentro de si o seu mestre, Alberto Caeiro, que se apresenta como “O Guardador de Rebanhos” que, na verdade, nunca guardou rebanhos. Mas os restantes discípulos não tardam a chegar: Ricardo Reis, o poeta clássico e sereno, e Álvaro de Campos, que surge quando sente “um súbito impulso para escrever”.
Desta forma, tentaram despertar a curiosidade dos ouvintes para que, quando estudarem a poesia pessoana, o façam mais por vontade própria do que por obrigação.
Trata-se de um caso único na literatura portuguesa: sendo um só é muitos, e sendo muitos é apenas um só.
Alunos do 12.º A