Exposição “Valentine´s day”
Exposição “Valentine´s day”
No dia 14 de fevereiro, teve lugar a comemoração do S. Valentim na Biblioteca Escolar do Polo 2 da Escola EBS Diogo Bernardes, dinamizada pelo grupo A. E. C. Inglês.
Cupido andou pela Escola e a Biblioteca foi decorada a preceito para a ocasião, com trabalhos realizados com as turmas do 1º Ciclo e os técnicos de Inglês, não faltando os tradicionais corações vermelhos, poemas e mensagens de S. Valentim.
Durante todo o dia, os alunos e a restante comunidade escolar visitaram o espaço, onde puderam ver uma exposição alusiva ao tema. A Biblioteca foi, de facto, “invadida” pelo romantismo e o amor andou no ar.
O grupo A. E. C. Inglês
Aplicação de condições especiais na realização das Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Aplicação de condições especiais na realização das Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Orientações Gerais 2013
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
A leitura deste guião não dispensa a consulta do Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário e das Normas 01/JNE/2013 e 02/JNE/2013
NORMA 01/JNE/2013 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
NORMA 01/JNE/2013
Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
A Norma 01/JNE/2013 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo de inscrição para a realização de:
- Provas finais dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
- Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
- Exames finais nacionais do ensino secundário;
- Provas de equivalência à frequência do ensino secundário;
- Provas finais e exames a nível de escola dos ensinos básico e secundário.
A leitura desta Norma é indispensável para que as escolas possam organizar o processo de inscrição e prestar aos alunos os esclarecimentos necessários sobre as provas e exames atrás referidos, bem como sobre alguns requisitos para o acesso ao ensino superior.
MegaSprinter
MegaSprinter
Classificações Gerais | Pódios
No dia 8 de fevereiro, realizou-se mais uma edição do Megasprinter na Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes. Organizada pelo grupo de educação física, esta atividade foi o culminar dos torneios intra-turmas que apuraram os seus representantes para esta fase. Mais uma vez a participação foi massiva com a presença de quatro centenas de “atletas” distribuídos pelos três torneios, velocidade, salto em comprimento e resistência. Desta participação saem os representantes da escola à fase distrital a realizar no dia 14 de março no Estádio Manuela Machado, em Viana do Castelo.
Já há alguns anos que este evento faz parte do plano anual de atividades da nossa escola.
Embora o frio fosse muito, as provas decorreram num bom ritmo e, entre as 10:00 e as 13:00 horas, a pista do Polo 1 foi palco onde desfilaram 419 atletas, do 5.º ao 12.º ano, inscritos nos diferentes escalões para realizarem provas de resistência, velocidade e salto.
Durante a realização das diferentes provas estiveram também presentes alguns professores e alunos, que quiseram apoiar os seus colegas de turma.
O apoio dos alunos do 12ºH na organização, dos alunos do 12ºG, na preparação da caixa de saltos e dos alunos do 11ºE, na cobertura audiovisual supervisionada pelo professor Pedro Cerqueira, foi muito importante para o êxito desta edição.
Contratação de Escola 2012/2013 - Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 11 – Grupo 230 – 22 horas)
Contratação de Escola 2012/2013
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 11 – Grupo 230 – 22 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012-2013.
Contratação de Escola 2012/2013 - Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 100 – 25 horas)
Contratação de Escola 2012/2013
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 100 – 25 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012-2013.
Comunicação Nº58 (Teste Intermédio de Português – 12.º Ano)
Comunicação Nº58
Assunto: Teste Intermédio de Português – 12.º Ano
Data: 20 de fevereiro
Contratação de Escola 2012/2013 - (Horário n.º 12 – Grupo 100 – 25 horas)
Contratação de Escola 2012/2013 - (Horário n.º 12 – Grupo 100 – 25 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012-2013.
Contratação de Escola 2012/2013 - (Horário n.º 11 – Grupo 230 – 22 horas)
Contratação de Escola 2012/2013 - (Horário n.º 11 – Grupo 230 – 22 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012-2013.
Makaton: da teoria à prática
Makaton: da teoria à prática
Decorreu no dia 4 de fevereiro o Workshop “Makaton: da teoria à prática”, apresentado pela terapeuta da fala Célia Pereira. Esta apresentou uma primeira parte teórica, seguindo-se uma segunda parte prática dos níveis 1 e 2 do programa.
O Programa de Linguagem do Vocabulário Makaton fornece meios básicos de comunicação e promove o desenvolvimento da linguagem em crianças, jovens e adultos com problemas da comunicação/linguagem. Inclui um núcleo de vocabulário básico, selecionado e graduado em complexidade, considerando o mais necessário para uma comunicação funcional no quotidiano. Utiliza gestos e símbolos em simultâneo com a fala e pressupõe técnicas específicas e estruturadas de ensino.
Esta ação foi dirigida a docentes e assistentes operacionais do Agrupamento com o objetivo de os capacitar a usar os níveis 1 e 2 do vocabulário, utilizando gestos e símbolos em simultâneo com a fala.
Nesta partilha, como em qualquer outra no âmbito da Educação Especial, a ideia é de fomentar o conhecimento desta e de outras problemáticas, no sentido de construir um projeto de cidadania e acreditar num mundo mais inclusivo com recursos e intervenções diferentes para bem de todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais.
São, inevitavelmente, momentos inesquecíveis como este de partilha e reflexão que fazem a diferença para que cada vez surjam menos barreiras, numa sociedade que deverá ser de verdadeira oportunidade de igualdade para todos.
Após a recolha feita ao preenchimento do questionário realizado no final, conclui-se que iniciativas como estas são de repetir, porque constituem uma fonte de aprendizagem e de esclarecimento necessário para que a sociedade encare a temática da diferença com a naturalidade, a normalidade e o respeito que lhe é devido,
Foi um momento muito enriquecedor e de sensibilização para que caminhemos para uma escola para todos.
Neusa Ferreira, Docente de Educação Especial,
e Célia Pereira, Terapeuta da Fala