O Rancho Folclórico do agrupamento, no seu belo rodopiar…
O Rancho Folclórico do agrupamento, no seu belo rodopiar…
O Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca atuou, no dia 3 de maio, na Festa das Tradições do concelho, abrilhantando o evento.
À atuação dos pequenos e grandes dançadores e cantadores, empenhados na preservação e valorização das raízes folclóricas das nossas gentes, que jamais se podem perder, pois que retrato genuíno do seu sentir e agir, se rendeu o público presente, cujos aplausos entusiásticos a todos farão persistir no propósito enunciado.
Havia nos olhares maravilhados de todos a paixão pelo folclore, um património histórico-cultural, que os pais, encarregados de educação e elementos da comunidade escolar, em geral, e alunos, em particular, numa mistura perfeita de miúdos e graúdos, se propõe atualizar.
O Rancho Folclórico do Agrupamento, que diz sim ao folclore dos seus antepassados, quer continuar a alegrar as festas e romarias do concelho.
Sempre prontos para ajudar
Sempre prontos para ajudar
Desde setembro de 2012 que a Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes acolhe, com todo o entusiasmo, um grupo intitulado CAS – “Clube dos Amigos Solidários".
Originariamente formado pelas professoras Cândida Gama e Elisabete Rodrigues, o Clube pretende ajudar os mais carenciados do concelho de Ponte da Barca, combater a solidão e o isolamento dos idosos, através de visitas a lares, e promover a cultura.
Ao longo do 1.º período, colaboramos com a Escola para organizar o magusto de S. Martinho, ajudamos a recolher alimentos para os nossos colegas mais carenciados na época natalícia, e dedicamo-nos ainda a uma angariação de fundos com o objetivo de trazer sorrisos aos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia que receberam uma visita amiga e um pequeno presente.
No 2.º período, visitamos e colaboramos, semanalmente, nas atividades desenvolvidas pelo Lar "Casa da Cerca". Presentemente, estamos ainda a organizar uma pequena feira do livro, dentro do espaço escolar, e a recolher verbas para apadrinhar uma turma em Moçambique.
Os elementos do grupo são alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar de pequenos em tamanho, pensam como gente grande e têm vindo a envolver-se neste projeto de corpo e alma, a fim de tornar o mundo um pouco melhor!
Sara Arezes
Comunicação Nº102 (Teste Intermédio de Matemática – 12.º Ano)
Assunto: Teste Intermédio de Matemática – 12.º Ano
Data: 24 de maio
Comunicação Nº101 (Entrega dos prémios do Concurso de Leitura 2013)
Data: 21 de maio
Assunto: Entrega dos prémios do Concurso de Leitura 2013
Celebração do “May Day”: “Maypole Dancing”
Celebração do “May Day”: “Maypole Dancing”
Com o intuito de promover as tradições anglo-saxónicas, o Grupo A.E.C. Inglês celebrou, nos dias 8 e 9 de maio, o “May Day”, uma festa celta onde se festeja o fim do rigoroso inverno e a chegada das flores.
Um dos símbolos da festa é um grande mastro, chamado de “may day pole” (símbolo da virilidade masculina do deus Cornífero) com o topo enfeitado por uma guirlanda de flores e muitas fitas coloridas que são trançadas durante o ritual com uma dança. Os ritos e celebrações das tradicionais festas inglesas do Dia de Maio incluem a “Morris Dancing” (Dança de Morris), a coroação de uma “May Queen” (Rainha de Maio) e a dança em torno do “Maypole” (Mastro de Maio).
Após terem sido sensibilizadas e devidamente contextualizadas sobre esta tradição, as turmas do 1º Ciclo da Escola-sede dançaram à volta do “Maypole” que foi montado no átrio da escola e onde se tentou recriar todo o ritual desta tradição pagã. Ao som do ritmo folk, deu-se início à atividade com as apresentações de cada turma que nos presentearam com várias danças muito criativas e que formaram uma verdadeira celebração da beleza e das cores. O resultado final foi um lindo pregueado de fitas ao redor do mastro ou um desordenado emaranhado de fitas coloridas.
Durante dois dias, os alunos do 1º Ciclo e a restante comunidade escolar puderem participar e assistir a um espetáculo de músicas, danças e muita cor e demos, desta forma, as boas-vindas à primavera.
O Grupo A.E.C. Inglês
Projeto: Os “Maios”
Projeto: Os “Maios”
[Clique na imagem, para ver mais fotografias deste álbum]
Ao percorrermos o passado, ao valorizarmos a memória e as tradições, estamos a procurar contribuir para um melhor entendimento do tempo presente.
Vários povos celebram a entrada do mês de maio ritualizando costumes que fazem lembrar cultos agrários ou festas solares, onde se revelam as origens de uma comunidade predominantemente agrícola. A construção e afixação de “Maios” é uma destas tradições.
Os “Maios” chegaram a ser proibidos, por carta régia, em 1402, e substituídos por “procissões devotas”, visando este impedimento proteger a religião cristã. As celebrações da entrada de maio eram “vistas como rituais pagãos” e foram descritas por D. João I, numa carta de 1385, “como um costume diabólico e um crime de idolatria”.
Uma outra tradição do mês de maio consistia na “coroa de maias”, feita com flores e enfeitada com laços e fitas de cores, que os rapazes depunham à porta das raparigas tendo, como significado, uma declaração amorosa. Com a mesma intenção, havia também o uso de “deitar a maia”, ou seja, de os rapazes atirarem um ramalhete de flores para as casas das namoradas, como testemunho amoroso.
Os “Maios” eram, inicialmente, feitos de flores naturais, tendo mais tarde passado a ser também elaborados com flores de papel, ou de outros materiais.
Ao desenvolver, de uma forma integrada nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, o projeto dos “Maios”, os alunos do 6.º ano da nossa Escola quiseram “dar corpo” a uma tradição tão caraterística nas comunidades minhotas.
Mas o projeto desenvolvido não se resumiu ao recuperar de tradições. Pretendeu ir mais além, ao promover uma abordagem transversal de conteúdos comuns a diferentes disciplinas e ao contribuir para um desenvolvimento integrado de conhecimentos diversificados e para a aquisição de diferentes capacidades, numa dinâmica que procurou utilizar os saberes científicos e tecnológicos para compreender a realidade sociocultural e abordar situações e problemas do quotidiano.
O produto encontrado pelos nossos alunos foi este colorido de “Maios” que foram colocados em vários pontos da Escola.
Alunos do 6.º ano
Disciplinas de EV e ET
Emissão N.º27 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º27 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 27 (11-05-2013) do Programa "Leituras & Companhia", dedicada ao Dia Mundial do Coração e ao Dia da Europa.
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º27 [11/05/2013]
"Dia Mundial do Coração / Dia da Europa"
Para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, clique aqui.
Para consultar a lista das emissões anteriores, visite a página do "Leituras & Companhia".
Comunicação Nº100 (Encaminhamento dos alunos de 5.º ano para o Polo 1)
Assunto: Encaminhamento dos alunos de 5.º ano para o Polo 1
Data: 10 de maio
Comunicação Nº99 (Informações sobre Provas Finais e Exames de Equivalência a nível de Escola)
Assunto: Informações sobre Provas Finais e Exames de Equivalência a nível de Escola
Catálogo em linha das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Catálogo em linha das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Já se encontra disponível a pesquisa bibliográfica em linha do catálogo das Bibliotecas Escolares / Centros de Recursos Educativos do Agrupamento.
O catálogo reúne a base de dados das quatro salas existentes no concelho, todas elas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares: uma no Polo 1 e outra no Polo 2 da Escola Sede, em Ponte da Barca, e ainda as salas dos Centros Escolares de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto.
Trata-se de mais um passo muito importante na melhoria da qualidade do serviço prestado à comunidade educativa, uma vez que, a partir de agora, o utilizador pode fazer a sua pesquisa e ter acesso à informação documental que deseja a partir de qualquer posto com acesso à internet.
Este salto qualitativo representa o ponto de chegado de um longo e moroso trabalho técnico levado a cabo pela equipa da Biblioteca Escolar – professores bibliotecários e assistentes operacionais – que organizou os recursos documentais, de acordo com procedimentos normalizados e catalogou os mais de 10 mil registos que constituem o nosso acervo documental.
A publicação do catálogo agora concretizada acontece no âmbito do serviço disponibilizado pela Rede Bibliotecas Escolares que possibilitou o alojamento no seu portal, de forma autónoma, do catálogo das BE/CRE do Agrupamento.
Pode aceder ao catálogo, clicando aqui, na imagem “Catálogo das Bibliotecas Escolares do Agrupamento”, ou ainda na miniaplicação disponível no canto superior direito da página inicial do blogue da BE/CRE, www.bibliobarca.blogspot.com.
Luís Arezes, Professor Bibliotecário