Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Atividades realizadas no âmbito da Oficina das Artes com os alunos das Unidades de Apoio à Multideficiência e alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes:
Dança com o Vítor ao ritmo das apresentações do Rancho Folclórico do Agrupamento disponíveis no youtube; os reque-reques, instrumento musical de origem popular, facilmente identificável pela sua sonoridade característica relacionada com o folclore, feitos a partir de materiais recuperados, pasta de papel, tinta acrílica e canas da Índia ou dos foguetes das festas e romarias populares, realizados transdisciplinarmente com os alunos das U.A.M 1 e 2; o Filipe Sá e as alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes, trabalho artístico: “Diversidade Humana-Sala de Snoezelen”, uma alusão aos benefícios da musicoterapia e a aplicação das novas tecnologias, na procura de um espaço-ambiente virtual propício a atividades de relaxamento e de serenidade, com o propósito de despertar a curiosidade e a reflexão da comunidade educativa para esta possibilidade a nível de equipamentos de apoio ou adaptações curriculares de grande porte para alguns dos nossos alunos que, dadas as suas características tão peculiares, só iriam beneficiar desta modalidade de apoio. O trabalho foi realizado pelos alunos Vítor, Filipe Sá e Filipe Soares, sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Tríptico constituído por motivos do folclore: “Tocador de concertina”, “As Cantadeiras” e padrão rítmico conseguido por irradiação de um elemento modular, explorando o desenho, a pintura acrílica, o stencil, o aerógrafo/spray acrílico, velatura de goma laca com álcool desnaturado, trabalho realizado pelo aluno Filipe Sá sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Por último, a tela representativa do “Folclore na Nossa Escola-Povo que canta”, pelas alunas do Clube das Artes e Filipe Sá.
Os trabalhos encontram-se expostos em diversos espaços da Escola: Biblioteca do polo 2, cantina do polo 2, e polivalente do polo 1.
Prof. José Mário Gonçalves
Convocatória Nº115 (Reuniões de Avaliação – 3.º Período - 2.ª alteração)
Assunto: Reuniões de Avaliação – 3.º Período (2.ª alteração)
Oferta Curricular Complementar - Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
Oferta Curricular Complementar
Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
O mundo está a chegar a um ponto cada vez mais crítico. O aumento do consumo e exploração incontrolável de recursos naturais do planeta agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Torna-se hoje clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas e industriais, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.
Para reverter esta situação, precisamos pensar na educação ambiental, realçando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade: económica, política, saúde, etc..
Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Iniciando pela escola, expandindo-se pela vizinhança e sucessivamente até à região, ao país e ao planeta. A aprendizagem será mais efectiva, se a atividade estiver adaptada às situações da vida real do meio em que vivem aluno e professor.
Foi com estas preocupações que os alunos do 6.º ano, no âmbito da Oferta Curricular Complementar do Agrupamento, procuraram refletir as questões do ambiente e desenvolver um conjunto de interessantes trabalhos de que a seguir reproduzimos uma pequena amostra.
Prof. Paulo Castro
Emissão N.º31 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º31 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 31 (08-06-2013) do Programa "Leituras & Companhia", dedicada ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º31 [08/06/2013]
"Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas"
Para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, clique aqui.
Para consultar a lista das emissões anteriores, visite a página do "Leituras & Companhia".
Visita de estudo à Fundação de Serralves
Visita de estudo à Fundação de Serralves
No passado dia 14 de maio realizou-se uma visita de estudo à Fundação de Serralves, organizada pelo Grupo de Educação Especial do Agrupamento. O grupo era constituído pelos docentes de Educação Especial, Professor José Mário do Clube das Artes, pela Terapeuta Ocupacional Sofia Vítor, pelos alunos das Unidades de apoio à multideficiência e por outros alunos integrados na Educação Especial.
Partimos de Ponte da Barca por volta das 8:45. Chegados a Serralves fomos divididos em dois grupos acompanhados, cada um, por uma guia. Iniciamos a nossa visita com um passeio pelo parque de Serralves onde todos tivemos a oportunidade de explorar sensorialmente as esculturas instaladas nesse local, possibilitou o reconhecimento do valor paisagístico, ecológico e estético de um lugar com características singulares, vocacionado para experiências e aprendizagens múltiplas. Deslumbramo-nos, ainda com os célebres e magníficos jardins de Serralves.
Em seguida visitamos a exposição do autor que se encontrava no museu. Alberto Carneiro (São Mamede do Coronado, 1937) é um dos artistas que, nas décadas de 1960 –70, abriram novos caminhos para a prática artística em Portugal. Tem vindo a desenvolver uma singular relação entre a arte e a natureza. Toda a produção artística de Alberto Carneiro se confunde com a sua própria vida e com as reminiscências do meio onde nasceu e cresceu e se descobriu como artista e criador.
Para Alberto Carneiro, a presente exposição é um manifesto, cuja ideia central é a demonstração de que a arte é o artista e também o espectador. Concebida como uma unidade especificamente criada para os espaços de Serralves, a mostra é composta, na sua maioria, por obras inéditas criadas a partir de raízes e troncos de laranjeiras, oliveiras, bambus e vides, sempre acompanhadas de vidros ou espelhos com textos que, para além de realçarem a importância da palavra na obra de Alberto Carneiro, envolvem o espectador através do seu reflexo: o "teu ser imaginante”. As obras são assumidas como "momentos”, reiterando o facto do percurso do espectador ocorrer não só no espaço como também no tempo.
Por último, os alunos realizaram desenhos sobre a natureza e construíram esculturas com elementos da natureza e objetos do quotidiano.
Diga-se desde já que adoramos, gostamos bastante das atividades que nos foram apresentadas.
Após a visita aos diferentes espaços da fundação sentimos a “barriga a dar horas”, resolvemos almoçar num espaço lindíssimo ao ar livre dentro da quinta de Serralves. Partilhámos um momento mágico de um piquenique e estávamos esmagados com tanta beleza! Depois do almoço exploramos aquele local onde observamos animais e plantas. O contacto com a Natureza foi simplesmente relaxante!
Nem só dentro do Museu se pode admirar obras de arte!
Depois de almoçarmos no Parque da Fundação de Serralves foi tempo de nos dirigirmos para a nossa escola.
À saída e depois de nos deslumbrarmos com a paisagem oferecida pela praia de Matosinhos era chegada a hora do regresso, terminando deste modo uma visita de estudo que, pelo balanço efetuado, alcançou os objetivos que a nortearam.
Neusa Ferreira e Vitor Pinto
Comemoração do Dia Mundial da Voz
Comemoração do Dia Mundial da Voz
No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Voz, no passado dia 16 de abril, realizou-se o concurso “Descobre as vozes”, dinamizado pelo grupo de Educação Especial em colaboração com a Biblioteca Escolar, que teve como vencedor a turma do 3ºB cuja Professora Titular de Turma é a docente Rosa Maria. Foi necessário proceder à realização de um sorteio, pelo facto de várias turmas terem acertado nas dez vozes a concurso.
Alunos do 6.º ano oferecem concertos à Comunidade Educativa
Alunos do 6.º ano oferecem concertos à Comunidade Educativa
Na última semana de maio, as cinco turmas do 6.º ano, sob a orientação da Professora Sandra Fernandes, ofereceram à comunidade educativa outros tantos espetáculos musicais.
No dia 28 de maio, fomos assistir a um miniconcerto apresentado pelos alunos do 6.º D. Tudo se passou às 14h 30m, no auditório da Escola, no polo 2.
Inicialmente, a professora responsável por esta atividade explicou a todos os presentes que aquela apresentação resultava de um trabalho intensivo que os alunos tiveram desde o 5.º ano. No 3.º Ciclo os alunos deixarão de ter esta disciplina no currículo e, por isso, resolveram fazer uma pequena demonstração sobre as aprendizagens que realizaram.
Na assistência estava a turma do 4.º A, três turmas do Pré-escolar, colegas da Educação Especial e vários encarregados de educação dos alunos do 6.º D. Os lugares sentados estavam completos! Os adultos fotografaram e filmaram a atuação.
Tanto a professora como os alunos demonstraram muito empenho e dedicação, seguindo ritmos e notas musicais, em tudo que tocaram e cantaram.
Reconhecemos desde logo algumas das músicas que começámos a ouvir… “Playback”, de Carlos Paião, “Sol da Caparica”, dos Despe & Sida, “Let it Be”, dos Beatles…Chegámos a acompanhar com palmas e cantarolando.
Ouvimos falar de harmonia, de Mozart, da exploração do nosso corpo com diferentes batimentos…, estalinhos com os dedos das mãos, palmas, batimento de pés…, e a nossa voz…, a música!
Reparámos que alguns encarregados de educação estavam emocionados por verem os seus filhos a cantar e a tocar muito bem.
A professora Sandra Fernandes explicou-nos que havia no auditório instrumentos de pele, madeira e metal. Os alunos do 6.º D utilizaram as flautas de Bisel, as clavas, os triângulos, as pandeiretas, os cavaquinhos, os bombos… e ainda havia um de que não nos esquecemos do nome, o timbale.
A turma do 6.º D deu-nos o prazer de assistir a um miniconcerto, ensaiaram muito e pareciam profissionais. Parabéns aos alunos e à docente de Educação Musical, Professora Sandra Fernandes.
Todos gostámos muito, foi uma belíssima atuação.
Os alunos do 4.º A da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca
Design de Comunicação e Audiovisuais (Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10.º ano)
Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10.º ano
Design de Comunicação e Audiovisuais
O nosso quotidiano está impregnado de todo o tipo de tecnologias, em cada dia que passa nova atualização se requer, é como que um frenesim de alterações tecnológicas que se cruza todos os dias com cada um de nós!
A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio. Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até ao trabalhador. O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na formulação e troca de informação.
É neste ambiente de inovação e de tecnologias que se move o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, é neste cruzamento de pessoas e de recursos multimédia que se desenvolvem as atividades da disciplina de Design de Comunicação e Audiovisuais, no sentido de fornecer ferramentas que possam ser úteis aos alunos no contexto profissional futuro.
Foi neste registo que, com grande empenho e entusiasmo, os alunos do Curso de Técnico de Multimédia estiveram presentes na feira mostra de cursos. Procurando mostrar um pouco do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e procurando evidenciar algumas das aprendizagens realizadas, como se atesta em alguns dos trabalhos apresentados…
Professora Julieta Mendes
Alunos de Ponte da Barca vivem experiência muito enriquecedora - Parlamento dos Jovens/Básico
Parlamento dos Jovens/Básico
Alunos de Ponte da Barca vivem experiência muito enriquecedora
Nos dias 6 e 7 de maio, alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca representaram o distrito de Viana do Castelo na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico.
A representação barquense foi constituída por dois deputados – Mariana Lopes (8.º D) e Bruno Filipe (9.º D) – e ainda por Catarina Gomes (8.º D), que desempenhou as funções de jornalista.
“Ultrapassar a Crise” foi o tema em debate, na generalidade e na especialidade, tendo como referência os Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob a orientação de Deputados da Assembleia da República, em representação dos Grupos Parlamentares.
Ainda no primeiro dia dos trabalhos, os jornalistas e os professores fizeram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e, após o lanche, houve uma atuação da Tuna “Master Classe” de Movimento da Beira, que apresentou temas muito importantes, tais como “Imagine” de John Lennon.
No dia 7, a abertura solene do Plenário esteve a cargo da Presidente da Assembleia da República, seguindo-se uma sessão de perguntas a Deputados representantes dos diversos Grupos Parlamentares.
Pelas 11 horas, aconteceu o debate da Recomendação à Assembleia da República e, às 12 horas, o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas feitas pelos jornalistas das Escolas.
No período da tarde, conclusão do debate e votação final global da Recomendação e encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens pela respetiva Presidente.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
Neste ano letivo, participaram no programa 374 Escolas de entre as quais foram apuradas as representantes dos diversos Distritos, Regiões Autónomas e círculo da “Europa” nas Sessões Nacionais, que decorrem no Palácio de São Bento, em Lisboa.
Esta experiência foi muito enriquecedora, uma vez que nos permitiu o intercâmbio com jovens de todo o País, para além de nos ter proporcionado o contacto com uma realidade muito importante em termos debate de ideias e de exercício de cidadania.
Catarina Gomes,
jornalista enviada ao Parlamento dos Jovens/Básico