Acaba outubro e dele ficam as memórias de um mês especial!
Acaba outubro e dele ficam as memórias de um mês especial!
Na Turma B do 4.º ano, várias foram as comemorações que realizamos em articulação com o currículo, relacionando os assuntos com os conteúdos que trabalhamos.
Comemoramos o Dia da Alimentação e elaboramos um cartaz com colagens de alimentos bons para o nosso corpo. Com o Halloween tivemos oportunidade de aprofundar a tradição herdada dos EUA, mas que faz sentido comemorar, uma vez que a língua inglesa faz parte do nosso currículo e porque se assemelha a uma outra tradição nacional, a do “Pão por Deus”. Decoramos a nossa sala e o seu exterior, tornando os espaços “assustadores”. Foi uma forma divertida de articularmos o currículo com várias comemorações que contribuem para a nossa formação.
Este mês de outubro foi um mês de grandes reflexões, como pensar na importância da música e da água na nossa vida. É o mês das bibliotecas escolares e, também por isso, trabalhamos várias obras literárias. Refletimos sobre o bullying, sobre a igualdade e sobre tantos outros temas muito atuais.
Prof.ª Rosa Maria Sousa
“Opiniões de Segunda” – No devido tempo e na “quantidade” certa
“Opiniões de Segunda” – No devido tempo e na “quantidade” certa
Há temas que dividem opiniões e a sua abordagem está longe de reunir consensos. Daí que Manuel Ribeiro não hesite em afirmar que “devem ser ensinados às crianças e aos jovens, mas no devido tempo e na ‘quantidade’ certa para que as consequências não se tornem indesejáveis.
Uma crónica para ler e pensar…
O Halloween voltou à Escola de Crasto
O Halloween voltou à Escola de Crasto
Trabalhar em articulação com as famílias vem sendo um hábito da Escola Básica de Crasto, ao longo dos anos.
Assim, mais uma vez se cumpriu a tradição e, em articulação com a professora de Inglês e com as famílias, deu-se largas à imaginação e criatividade na confeção de vassouras e decorações alusivas ao Halloween. Surgiram muitos trabalhos espetaculares que embelezaram a nossa escola nesta época festiva. Desta forma se prova que trabalhar com as famílias e envolver a comunidade escolar é, sem dúvida, uma mais-valia para o sucesso educativo.
Os professores da Escola Básica de Crasto agradecem a colaboração de todos os encarregados de educação.
Os professores da Escola Básica de Crasto
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Os alunos que conseguiram melhor desempenho no Concurso de Leitura do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos dois últimos anos letivos receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão realizada no auditório da Escola Básica Diogo Bernardes.
A sessão – que constituiu uma festa do livro e da leitura – contou com a presença dos galardoados, de professores, do Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e do Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, que se fez acompanhar pelos três Vereadores do Executivo, José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor como o Presidente da Autarquia sublinharam a importância da leitura e a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área, mobilizando, de uma forma articulada, alunos, professores, bibliotecas escolares e municipal e ainda as famílias.
O Concurso de Leitura é uma iniciativa que o Agrupamento de Escolas promove, desde há vários anos, em colaboração com a Câmara Municipal, que patrocina os prémios dos diversos escalões.
A sessão agora realizada incluiu a entrega dos prémios dos dois últimos anos, uma vez que, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, não foi possível fazê-lo no contexto habitual, que é a Feira do Livro do Município.
Parabéns a todos os premiados e a todos quantos participaram no Concurso de Leitura, porque, de facto, participar já é uma vitória…
Eis a listagem dos premiados nesta atividade, promovida pelos Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e com o patrocínio da Câmara Municipal:
Biblioteca Escolar
Muito obrigada!
Premiada nas duas últimas edições do Concurso, Ana Margarida Amorim Armada não esteve presente na sessão, uma vez que se encontra a frequentar outro estabelecimento de Ensino.
Fez-se, no entanto, representar pelo encarregado de educação, que partilhou a seguinte mensagem da Ana Margarida:
«Bom dia a todos!
Tenho pena de não estar convosco hoje, mas, no momento em que este texto vai ser lido, muito provavelmente vou estar numa sala de aula, em Braga, na escola que frequento agora, o Colégio D. Diogo de Sousa, a fazer um teste de História, o último da primeira ronda de testes. Só por isso é que não estou convosco.
Mas não podia deixar de enviar um grande abraço, cheio de saudade, a todos os que deixei nessa escola maravilhosa, na qual aprendi mesmo muito, cresci feliz e fiz amizades que, espero eu, serão para a vida toda.
Também não posso deixar de agradecer aos meus pais, aos meus avós e a toda a minha família porque, sem eles, eu não seria a Margarida que sou.
Mas, também não seria a mesma pessoa se não tivesse tido a sorte de ser ensinada por excelentes professores.
Os prémios que hoje vou receber devem-se, em grande parte, ao excelente trabalho que eles fizeram comigo.
À professora Geninha, que me ensinou a ler e, ainda mais, a gostar de ler e a "saborear" os livros. Muito obrigada!
A todos os meus professores do 2.º Ciclo, sem exceção, porque foram todos excelentes. Muito obrigada a todos! Nos tempos difíceis de pandemia, conseguiram ultrapassar enormes dificuldades e ensinar como se a pandemia não tivesse existido. Agradeço a todos, na pessoa da professora Fernanda Branco, minha professora de Português do 5.º e do 6.º anos e minha Diretora de Turma.
Finalmente quero dizer, tal como disse quando soube que ganhei o prémio do Concurso Nacional de Leitura no meu 5.º ano, que gostaria de oferecer esse prémio aos meninos e meninas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que gostam de ler, mas que não têm possibilidade de comprar livros.
No entanto, disseram-me, na altura, que seria muito difícil oferecer um livro a cada um deles. Decidi, então, entregar o prémio que vou receber, relativo ao Concurso Nacional de Leitura 2019/2020, à Biblioteca do Agrupamento, que certamente comprará os livros mais indicados para aqueles que precisam mais.
Peço que tenham especial atenção aos meninos e meninas que não podem comprar os livros que gostariam de ler: ajudem-nos a viajar para lá do limite do horizonte, como eu faço de cada vez que leio um livro.
Muito obrigada.»
Ana Margarida Amorim Armada
Convocatória - Academia Digital para Pais - 2.ª edição - Inscrição para formadores voluntários
Convocatória
Academia Digital para Pais - 2.ª edição
Inscrição para formadores voluntários
Provas de Avaliação Externa | 2021/2022 - Informação-Prova Geral
Provas de Avaliação Externa | 2021/2022
Informação-Prova Geral
Disponibilizam-se as informações relativas às provas 2021/2022.
Consulte-as acedendo à Informação-Prova Geral.
COVID-19: Memórias e Esperança
COVID-19: Memórias e Esperança
Aconteceu…?
A partir de março de 2019, o mundo transformou-se, metamorfoseando-se entre máscaras, álcool-gel, monitores e distanciamento, numa luta invisível contra um vírus, que nos tentou armadilhar a vida. Falava-se, então, da COVID-19.
Os alunos do 2.º Ciclo, com a coordenação dos respetivos Diretores de Turma, escreveram mensagens em fitas coloridas, colocadas junto à portaria da Escola, encimadas por uma cartaz alusivo ao tema, onde expuseram sinteticamente aquilo que mais os marcou neste período, havendo a destacar o agradecimento a todos os que no dia a dia colaboraram para que todos pudessem manter-se longe do vírus e aos que ajudaram a tratar aqueles que por ele foram apanhados. O sentimento de esperança também emergia por entre algumas expressões mais entusiastas de alguns alunos.
Mas, a luta continua e não podemos desistir. E só com a colaboração de todos é que poderemos um dia, esperemos que muito breve, dar por terminada esta pandemia.
Por isso, seria bom podermos dizer que “Aconteceu”!
Os DT do 2.º Ciclo
Semana da Alimentação na EB de Crasto
Semana da Alimentação na EB de Crasto
Na semana de 11 a 15 de outubro, celebrou-se a Semana da Alimentação na Escola Básica de Crasto, com o desenvolvimento de várias atividades, no sentido de promover hábitos de alimentação mais saudáveis.
Ao longo da semana, todas as turmas, em contexto de sala de aula, visualizaram e exploraram alguns vídeos sobre como deve ser a alimentação saudável. Foram ainda exploradas algumas obras literárias sobre o mesmo tema.
Num dos dias, os alunos construíram uma roda dos alimentos com alimentos reais. Com esta atividade, os alunos ficaram a saber como é constituída a roda dos alimentos, quais os alimentos de cada grupo e quais os que devemos consumir em maior e menor quantidade.
Outras atividades desenvolvidas foram a preparação de gelatinas com frutas e a confeção de um bolo de cenoura e de outro de espinafres.
Em articulação com a família, foi ainda realizada uma recolha de receitas saudáveis que, posteriormente, foram compiladas e arquivadas na biblioteca da escola para consulta futura.
Todos os alunos e alunas participaram com entusiasmo e interesse em todas as atividades.
Prof. Carlos Ferreira,
Coordenador da EB de Crasto
“Opiniões de Segunda” – Saber viver em sociedade
“Opiniões de Segunda” – Saber viver em sociedade
A vida em sociedade implica um sábio equilíbrio entre direitos e deveres.
Na opinião de Ana Rita Almeida, “devemos estar gratos pela liberdade que conquistamos”, mas temos “de saber usá-la para conseguirmos viver todos em harmonia.” Porque, acrescenta, “A partir do momento em que a liberdade de cada ser humano interfere com a do seu semelhante, torna-se necessário respeitar alguns limites.”
Agrupamento de Escolas celebra Jornada “Memória e Esperança”
Agrupamento de Escolas celebra Jornada “Memória e Esperança”
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca associou-se à Jornada “Memória e Esperança”, iniciativa que, a nível nacional, procura, entre 22 e 24 de outubro, fazer memória das vítimas da pandemia do Covid-19 e homenagear todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados.
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, onze turmas do Ensino Básico e uma turma do Ensino Secundário realizaram vários trabalhos relacionados com a temática, a partir dos quais construíram um mural, no bloco B da Escola Secundária, que inclui um espaço onde a comunidade escolar é convidada a registar os seus testemunhos.
No seu conjunto, o espaço proporciona um ambiente profundamente interpelante, na medida em que convoca qualquer visitante para experiências e vivências muito intensas que a todos, de uma forma ou de outra, atormentaram nos últimos tempos.
A meio da manhã desta sexta-feira, dia 22 de outubro, a comunidade escolar reuniu-se na entrada principal da Escola Secundária, num momento cheio de carga emotiva, em que foi inaugurado um memorial às vítimas da pandemia.
As turmas envolvidas plantaram ainda árvores, que simbolizam a resiliência e a capacidade de superação e confiança num futuro melhor, e alguns alunos partilharam vivências pessoais relacionadas com a perda de familiares neste contexto pandémico e, com dança e música, ofereceram um sentimento de esperança.
Na sua mensagem, o Diretor do Agrupamento sublinhou que, por detrás dos números e das estatísticas, existem vidas e pessoas, sendo que de muitas delas nem sequer pudemos fazer o luto. E insistiu que há aprendizagens que fizemos nestes 18 meses que queremos reter e traduzir em ação no futuro.
Nas palavras de Carlos Louro, a experiência de confinamento foi uma prova especialmente dura para todos, designadamente as crianças e os jovens, e representou um desafio de grande envergadura para os agentes educativos.
Esta experiência de confinamento envolveu questões fundamentais da existência individual e coletiva e desafiou dimensões fulcrais de aprendizagem da cidadania. Nesse sentido, constitui um motivo excelente para trabalhar pedagogicamente preocupações e objetivos que constam da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, concluiu o Diretor.
A Jornada “Memória e Esperança” pretende recordar os que morreram, os que sofreram, bem como os que trabalharam e lutaram para que superássemos com sucesso as fases mais críticas da pandemia e, ao mesmo tempo, constituir oportunidade de aprendizagem com as experiências vividas, tendo em vista a construção de um futuro melhor, mais justo e solidário.
A Organização