Oferta de milhares de livros a duas escolas de Cabo Verde
Oferta de milhares de livros a duas escolas de Cabo Verde
O Rotary Club de Ponte da Barca acaba de entregar ao Rotary Club da Praia, Cabo Verde, 2952 livros escolares e de literatura e ainda um conjunto alargado de material escolar, desde cadernos, a lápis, esferográficas e borrachas.
Todos estes recursos educativos foram angariados no âmbito da campanha “Um abraço para Cabo Verde”, dinamizada pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Rotary Club de Ponte da Barca.
Ultrapassados os expedientes alfandegários e de transporte, os três metros cúbicos de material já chegaram ao destino, tendo sido entregues ao Rotary Club da Praia, que, agora, vai gerir a oferta destes recursos educativos a duas escolas da região.
Com esta intervenção, procurou-se aprofundar o exercício da cidadania ativa e dos valores humanistas, promovendo a língua portuguesa e os laços históricos que unem Portugal e Cabo Verde e também os dois clubes rotários, que estão geminados.
No universo da comunidade docente da Escola Secundária, foi possível recolher, numa primeira fase, mais de cinco centenas de livros, que foram entregues pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, ao Rotary Club local.
A esta campanha associaram-se, entretanto, o Rotary Club de Monção, que também disponibilizou um conjunto alargado de livros e de material escolar, assim como encarregados de educação, que ofereceram livros e equipamento multimédia.
Num segundo momento, a Direção do Agrupamento de Escolas ofereceu ainda todos os manuais disponíveis dos 7.º e 10.º anos de escolaridade que, entretanto, deixaram de ser usados, na sequência da adoção de novos projetos editoriais.
A todos quantos tornaram possível esta ação de profundo alcance cívico, ajudando a marcar a diferença pela positiva, a Biblioteca Escolar e o Rotary Club de Ponte da Barca desejam expressar, publicamente, o seu mais sentido reconhecimento.
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 240 - Lista de Ordenação Final (10-11-2021)
Contratação de Escola 2021/2022
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 15 – Grupo 240 – 20 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
“Opiniões de Segunda” – Algo “pintado” na pele
“Opiniões de Segunda” – Algo “pintado” na pele
Cada vez mais generalizada, a tatuagem “traduz um estilo próprio” ou não passa de um sinal de puro exibicionismo?
Para Carolina da Silva, não há espaço para qualquer dúvida no que diz respeito às pessoas que se tatuam. E mais: “não é por terem algo “pintado” na pele que devem ser discriminados. Nem por isso, nem por outro motivo qualquer…”
Agrupamento celebra Dia Mundial do Cinema
Agrupamento celebra Dia Mundial do Cinema
No Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), a equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) propôs que, em todas as turmas, se iniciasse o dia com a exibição da curta-metragem "História Trágica com Final Feliz", de Regina Pessoa, recurso audiovisual disponibilizado pela plataforma do PNC.
Após um breve debate, foi solicitado aos alunos que escrevessem uma frase iniciada por “Ser diferente é...”. Os textos foram colocados numa tômbola no átrio do respetivo bloco de aulas e, posteriormente, serão divulgados.
Na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, a data foi assinalada através da exibição de curtas ajustadas às faixas etárias em questão.
No 1.º Ciclo, o início, este mês de novembro, das comemorações do centenário de Saramago, foi motivo para a escolha da curta “A Maior Flor do Mundo”, adaptada do livro homónimo do escritor.
A estratégia passou pela exibição da curta-metragem, seguida de debate sobre o tema/ assunto tratado, culminando na elaboração de trabalhos plásticos e de pequenas frases alusivas.
Porque o cinema nos ajuda a pensar, a criar e a sonhar, importa inovar e investir em novas linguagens artísticas, explorando em contexto de sala de aula os mais diversos temas abordados na sétima arte.
Com esta atividade, pretendeu-se contribuir para a literacia fílmica da população escolar, cada vez mais exposta à imagem em movimento, e aprofundar aspetos relacionados com a cidadania ativa.
A Organização
Exposição “Orienta-te…”
Exposição “Orienta-te…”
A Rosa dos Ventos é uma imagem que representa os principais pontos de orientação. Corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido. Através dela, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão.
Em Geografia, a Rosa dos Ventos é a base da localização relativa. Ela indica-nos as direções conhecidas como pontos cardeais, colaterais e intermédios. Foi neste âmbito que as docentes de Geografia do 7.º ano, Ana Isabel Lopes, Guilhermina Lopes e Ilda Veloso, lançaram a proposta aos seus alunos sob o tema “Orienta-te…”, para construírem a sua Rosa dos Ventos criativa.
Face ao entusiasmo demonstrado, as docentes, mais uma vez, com a preciosa colaboração do professor Orlando Costa, apostaram numa apresentação inovadora dos trabalhos. Assim, sobre a estrutura de uma bússola, apresentaram os trabalhos dos seus alunos à comunidade educativa.
Convém lembrar que a bússola simboliza sorte, orientação e proteção. Tem como finalidade orientar a travessia ou navegação por um caminho seguro até à direção desejada. Simboliza também uma necessidade de mudança ou o desejo de encontrar um rumo na vida.
O Grupo de Geografia convida a comunidade a visitar esta exposição que se encontra no átrio do Bloco B, da Escola Secundária de Ponte da Barca.
O grupo de Geografia
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 240 (04-11-2021)
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 240 (04-11-2021)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2021/2022.
AE Ponte da Barca distinguido com Selo Escola Saudável de nível III - Avançado
AE Ponte da Barca distinguido com Selo Escola Saudável de nível III - Avançado
Teve hoje lugar em Braga, na Escola Secundária Carlos Amarante, a cerimónia pública de entrega, na região Norte, do “Selo Escola Saudável 21-23”.
O “Selo Escola Saudável” é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, que pretende reconhecer as escolas que, no seu quotidiano, privilegiam a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito das comunidades educativas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola.
Nesta 4.ª edição, foi decisão do júri reconhecer 410 escolas que se destacaram na promoção de uma política de saúde e de bem-estar espelhada no seu projeto educativo, fortalecendo assim a sua capacidade em criar um ambiente saudável para a aprendizagem. Foram atribuídas menções de três níveis: "Iniciação", "Intermédio" e "Avançado". O nosso Agrupamento, distinguido com o nível-II, “Intermédio”, em 2019, foi agora distinguido com o nível-III, “Avançado”.
Este é o momento para felicitar e agradecer a toda a comunidade educativa este reconhecimento e desejar que este trabalho, que é de todos, continue a ser desenvolvido com o empenho, o entusiasmo, o compromisso e a generosidade que nos caracterizam, de modo a contribuir para o reforço de competências de saúde e bem-estar na nossa comunidade.
E para, apropriadamente, dizer: continuação de bom trabalho!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Atividade Back to School
Atividade Back to School
Hoje, dia 3 de novembro, na sequência do trabalho realizado em anos letivos anteriores, decorreu a atividade “Back to School”.
A atividade estendeu-se a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade, em três sessões, de forma a acautelar as normas da DGS, cumprindo o plano de contingência da escola.
Os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de participar num colóquio de apresentação do Comité Económico e Social Europeu (CESE), da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, pelo orador António Fernandes, barquense e funcionário do CESE.
Em cada sessão foi feita uma abordagem específica a esta faixa etária, jovens que se encontram a construir a sua cidadania europeia. O orador aproveitou a oportunidade para expor a intervenção do CESE e da União Europeia, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
Ilda Veloso, professora de Geografia do 9.º ano.
Articular diversas comemorações
Articular diversas comemorações
No âmbito do projeto "a criança e o jogo", todos os alunos do 3.° ano da Escola Básica Diogo Bernardes tiveram oportunidade de conhecer uma artesã de Ponte da Barca. A D. Gracinda Amorim veio à escola ensinar a fazer bonecas de folhaco, com folhas de milho.
Articular diversos conteúdos, diversas comemorações como o dia da alimentação, o Halloween, os jogos de antigamente.
Cada aluno fez a sua boneca de palha, que mais parecia uma bruxa de Halloween, e que lindas bruxas foram feitas!
Ao longo do ano, outros brinquedos de antigamente serão construídos, outros brinquedos com ajuda de familiares e amigos.
Em ligação com as bruxas, dinamizado pelas professoras da disciplina de inglês, foram decoradas as portas das salas com alusão ao Halloween. Cada aluno pode votar na sua porta favorita.
E porque o Halloween é uma importação no nosso país, foi importante dar a conhecer uma tradição muito, muito, muito antiga: o “pão por Deus”. Na turma do 3.° B, foi cumprida a tradição e na sala de aula, com ajuda da matemática na adaptação da receita às quantidades necessárias para fazer um “pão por Deus”. Levou o dia todo porque a massa teve de levedar, mas, no fim do dia, todos comeram uma fatia deliciosa.
Brevemente, teremos o magusto e esperamos outras surpresas e tradições.
Natália Pereira, Professora do 3.°B
El Día de los Muertos
El Día de los Muertos
Estos días se ha conmemorado el “Día de los Muertos”. Para muchos, es solamente un día festivo enmarcado de tonos gris a razón de la pérdida inimaginable de una vida (de un familiar, de un amigo, de un compañero de grupo, de trabajo, de equipo, de un vecino… simplemente de alguien que tenía y sigue teniendo un nombre), y que deja un vacío inmenso y eterno en el corazón de las personas que lo recuerdan con cariño y lo extrañan con profunda amistad. Solamos comprar flores y arreglar las tumbas, vestimos prendas más oscuras y nos dirigimos con austeridad a los cementerios para honrar el alma de quien ya no está en persona en nuestras vidas. Ese retrato desgraciado y doloroso se centra en la Muerte, en el temible final de una Vida llena de vivencias, de experiencias, de sentimientos, de aventuras, de logros, de éxitos, de barreras, de dificultades, de obstáculos, de dolores, de SUPERVIVENCIA. La vida es una mezcla interesante de colores oscuros y luminosos que trazan nuestro propio crecimiento personal, emocional, psíquico y espiritual.
Afortunadamente, hay culturas que tienen una perspectiva más positiva de este día, centrándose en la VIDA y no en la muerte. Nos enseñan, de hecho, a valorar la vida… las huellas que nos dejaron las personas que siguen en nuestra vida de una forma distinta. Para los mexicanos, el Día de los Muertos es una tradición celebrada el 1 y 2 de noviembre en la que se honra a los muertos. Se originó como un sincretismo entre las celebraciones católicas (especialmente el Día de los Fieles Difuntos y de Todos los Santos), así como las diversas costumbres indígenas. Hay altares con flores, comidas, fotografías, llenos de colores vivos para saludar a las personas que ya no están físicamente y recibirlas con festividad. Es una FIESTA en la que se celebra la VIDA y se cree recibir de forma espiritual los difuntos que se juntan a los vivos para bailar y enaltecer el dono de la VIDA.
Teniendo en cuenta el carácter finito de nuestra condición física, que cada día sepamos dar gracias por el don maravilloso de la VIDA. VIVAN felices y hagan de vuestra VIDA un viaje inolvidable.
Professora Cristina Leitão