Semana da Alimentação no Jardim de Infância da Escola Básica Diogo Bernardes
Semana da Alimentação no Jardim de Infância da Escola Básica Diogo Bernardes
A semana da alimentação foi comemorada com o objetivo de promover hábitos de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.
Neste âmbito, foram realizadas diversas atividades que se demonstraram momentos de aprendizagem e diversão, nomeadamente:
- Canções e histórias;
- Jogo da memória;
- Prova de sabores;
- Exploração de diferentes alimentos;
- Confeção de sobremesas saudáveis.
De salientar a participação de uma avó, que veio à escola confecionar broa de milho, seguindo o método tradicional. As crianças tiveram oportunidade de participar nessa atividade e de provar esta iguaria. Este momento tornou-se mais enriquecedor, porque veio relembrar uma tradição típica da cultura desta região.
As educadoras da Escola Básica Diogo Bernardes
Biblioteca Escolar participa no Congresso Iberoamericano de Bibliotecas
Biblioteca Escolar participa no Congresso Iberoamericano de Bibliotecas
O trabalho que a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolve junto da comunidade foi objeto de apresentação no Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas.
Subordinado ao tema “Diálogos bibliotecários para criar futuros”, o Congresso aconteceu em formato virtual com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube do Iberbibliotecas, contando com a participação do professor bibliotecário, Luís Arezes, que partilhou a dinâmica e o impacto do trabalho que se realiza em Ponte da Barca.
Em destaque esteve a aposta na promoção das literacias da leitura, da informação e dos “media” e ainda o aprofundamento da cidadania, no âmbito de uma cultura de trabalho colaborativo, que valoriza a ação em parceria com os mais diversos agentes, tendo em vista o desígnio de formar pessoas habilitadas para encarar com autonomia e espírito crítico os desafios do século XXI.
Ponte da Barca participou no primeiro dia, que teve como eixo temático “Visões e desafios globais: as bibliotecas perante o mundo”, integrando a secção “partilha de experiências”, subordinada ao tema “Bibliotecas que transformam a noção de bibliotecas”.
Sob a moderação da Diretora do Sistema Nacional de Bibliotecas da Costa Rica, Luís Arezes debateu com a Subdiretora da Biblioteca Nacional Mariano Moreno, na Argentina, com uma bibliotecária da Rede de Bibliotecas Móveis do Chile e com a responsável pela Biblioteca Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Perú, os desafios, as tendências, as possibilidades e o papel cada vez mais ativo das bibliotecas na formação dos cidadãos e na transformação do mundo.
Biblioteca Escolar
Convocatória - Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
Convocatória
Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
Divulgação da Lista Geral de Filmes recomendados do Plano Nacional de Cinema
Divulgação da Lista Geral de Filmes recomendados do Plano Nacional de Cinema
O Plano Nacional de Cinema (PNC) - https://pnc.gov.pt/ - é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).
O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca integra o Plano Nacional de Cinema desde o ano letivo de 2021/2022.
Lista Geral de Filmes Recomendados
A Lista de Filmes do Plano Nacional de Cinema 2021 integra uma coleção de filmes portugueses e internacionais e/ou coproduzidos por Portugal e/ou em Língua portuguesa, e constitui-se como um recurso que é disponibilizado a todas as escolas inscritas no PNC.
Resultando da aplicação de um conjunto prévio de critérios, a Lista tem como referências base o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, a promoção da sensibilidade estética e artística dos alunos e a divulgação do património cinematográfico junto das comunidades educativas.
Os filmes são disponibilizados gratuitamente às escolas inscritas no PNC, através da Plataforma de Filmes do PNC, um serviço em streaming operacionalizado em ambiente escolar, e/ou através de exibições em sala de cinema.
Consultar https://pnc.gov.pt/filmes
A coordenação PNC
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 110 - Lista de Ordenação Final (19-10-2021)
Contratação de Escola 2021/2022
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 25 – Grupo 110 – 25 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Saber usar a bicicleta
Saber usar a bicicleta
Com o objetivo de realizar uma candidatura ao concurso para a oferta de bicicletas para os jardins de infância do Agrupamento, promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, realizou-se um projeto com as crianças da Educação Pré-escolar, dos 3 aos 5 anos.
No dia 14 de outubro, foi elaborado um circuito para bicicletas, com alguns sinais de trânsito e alguns elementos próprios da comunidade (casas, árvores, escola…), bem como trabalhos de expressão plástica e desenhos alusivos à temática.
Para a execução deste projeto, foram realizadas atividades em diferentes áreas:
- educação rodoviária;
- sensibilização para hábitos saudáveis;
- atividades de destreza e coordenação motora;
- expressão plástica;
- reciclagem.
Este projeto tenta sensibilizar para a importância do uso da bicicleta (nos adultos e nas crianças) em pequenos percursos e nos momentos de lazer.
As educadoras agradecem a colaboração do Prof. Emanuel Cruz e aos alunos do Curso Profissional de Multimédia pela gravação e edição do vídeo.
Assim, a escola deverá ser promotora deste hábito saudável que é a utilização da bicicleta, sempre que possível.
O Departamento da Educação Pré-escolar
“Opiniões de Segunda” – O elogio da amizade
“Opiniões de Segunda” – O elogio da amizade
Na crónica desta semana, Sara Lopes fala da “importância e do impacto que as relações entre amigos podem ter na vida e na saúde de todos nós”.
Não restam dúvidas: “Estar com os amigos faz bem à saúde”…
Convocatória - Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral
Convocatória
Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral
Convite | Rancho Folclórico
Convite | Rancho Folclórico
Ponte da Barca é uma terra de tradições, e o folclore é bem representativo da memória das nossas gentes.
Sonhado e criado em 2011, o Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tem sido, ao longo dos anos, um representante das tradições barquenses. Após uma paragem forçada, estamos de volta. Se gostas de folclore, junta-te a nós. Participa nos ensaios e vem fazer parte do nosso grupo. O primeiro ensaio realiza-se na próxima segunda feira, dia 18 de outubro às 18h no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Este convite estende-se a toda a comunidade educativa, alunos, professores, funcionários e pais.
Aparece para tocar, cantar ou dançar. Contamos com todos e, para nós, todos contam.
A equipa do Rancho
El arte… de mirar… de sentir… de ver… de VIVIR
El arte… de mirar… de sentir… de ver… de VIVIR
He decidido compartir con toda la comunidad educativa este brillante texto de Almada Negreiros puesto que, desde mi punto de vista, define de una forma simple lo que es el ARTE!
De hecho, el ARTE es una manifestación estética, creativa, suelta y libre que potencia el establecimiento de una relación intimista y dinámica entre nuestro mundo interior y el mundo que nos rodea… es una forma de comunicación con los demás a través de los más diversificados medios y recurriendo a una paleta de múltiplos colores. La forma como observamos, nos acercamos y nos apropiamos de las obras de arte es única, peculiar y refleja nuestras propias vivencias, experiencias, sentimientos y emociones.
Adentramos en un mundo de auténtica descubierta, de viajes impresionantes e impactantes, de enamoramiento y de plenitud personal. Todo puedo ser ARTE… Todo es SENTIR… Todo es COMUNICAR… Todo es VIVIR.
Para el niño, retratado por Almada Negreiros, el entrelazar de líneas corresponde efectivamente a su forma de ver y de representar la FLOR. Hizo… sintió… vivió el ARTE… creó y compartió su forma de VER el mundo que le rodea.
Hoy en nuestro instituto hemos celebrado el ARTE con la inauguración oficial de la exposición de las réplicas de las obras notables del Museo del Prado. Dos amables representantes de una época llena de magía, de descubrimiento y de aficción por las manifestaciones artísticas nos obsequiaron con la interpretación de cada pintura de acuerdo con el propósito de sus creadores. Os invito a callejear por la exposición y a explorarla… harán descubiertas sorprendentes que podrán compartir.
Os dejo una primera impresión: la representación dramática del fuzilamiento del 3 de mayo de 1808 por Francisco de Goya es una pintura que me llega al alma y me conmueve profundamente. La brutalidad del acto anti-heróico, representativo del grado más satánico de la cobardía humana… la sangrienta matanza (sobresaliente a través del juego de luces – el inocente en tonos más claros, los asesinos en tonos más oscuros y la sangre corriendo como un mar de vileza) de inocentes civiles cuyos rostros demuestran aflicción, misericordia e impotencia nos deja un mensaje muy fuerte y nos acuerda de la fragilidad de nuestra condición humana.
Lectura propuesta en el ámbito del proyecto “Cuentos para Crecer”
Professora Cristina Leitão