A CANTIGA É UMA ARMA: “Canta, canta, amigo, canta”
A CANTIGA É UMA ARMA: “Canta, canta, amigo, canta”
A caminho dos 50 anos do “25 de Abril”, continuamos a dar voz ao apontamento “A Cantiga é uma Arma”.
Semana a semana, recuperamos uma canção que tenha marcado essa época de transição do Estado Novo para a Liberdade e a Democracia.
Na edição 6 desta iniciativa, vamos ao encontro de um tema que ficou no imaginário popular, antes e depois do “25 de Abril”.
Apesar de, atualmente, estar praticamente esquecida, tal como o seu autor, António Macedo, “Erguer a voz e cantar” (ou “Canta, canta, amigo, canta”) é uma canção-chave dos “filhos da madrugada”.
Nos últimos anos do Estado Novo, não havia reunião, convívio, passeio, em que não se fizesse ouvir o “canta, canta, amigo, canta, / Vem cantar a nossa canção, / Tu sozinho não és nada, / Juntos temos o mundo na mão”.
Trata-se, de facto, de uma balada considerada por muitos como um hino de resistência, que faz parte da memória coletiva, na medida em que marcou uma geração e uniu muita gente, contribuindo para o aprofundamento do espírito de luta, nos anos que antecederam a Revolução dos Cravos.
Com uma mensagem muito forte de apelo à entreajuda e à solidariedade, a canção exalta ainda o sentido cívico da participação ativa (“Erguer a voz e cantar”…, por oposição à fraqueza de quem se limita a “Viver sempre a esperar”) e semeia a esperança “dum novo dia”: “Não vás ao sabor do vento / Aprende a canção da esperança / Vem semear tempestades / Se queres colher a bonança.”
O autor deste tema emblemático é António Macedo (1946-1999), nome que se destacou pela força das suas canções e pela sua ação interventiva, antes e durante a Revolução.
Com uma discografia curta, a sua música é simples e direta, para o contexto da época, destacando-se do seu primeiro disco, de 1970, o tema "Erguer a voz e cantar", que ficou no imaginário popular antes e depois do “25 de Abril”.
O jornalista Mário Contumélias, reportando para a revista “Cinéfilo” de 6 de abril de 1974 o I Encontro da Canção Portuguesa, que se realizara a 30 de março, escrevia: “Fosse lá porque fosse, naquela noite, no Coliseu, senti-me. E isso não nos acontece todos os dias. Isso é importante!”.
“Estavam lá, não sei se já vos disse, 5 mil pessoas. Eram 10 horas, passavam 30 minutos da hora prevista para o começo do espetáculo. Cantava-se em coro ‘Canta, canta, amigo, canta’… Era assim que os 5 mil pediam que o espetáculo, também ele, começasse.”
Dir-se-ia que aquela noite, de finais de março de 1974, já fazia antever o que, umas três semanas depois, viria a acontecer….
Vamos lá, então, ouvir – e cantar – “Canta, canta, amigo, canta”, de António Macedo…
A Organização
A CANTIGA É UMA ARMA – “O que faz falta”
A CANTIGA É UMA ARMA – “O que faz falta”
A caminho dos 50 anos do “25 de Abril”, continuamos com a rubrica semanal “A Cantiga é uma Arma”.
Nesta edição, vamos ao encontro da canção "O que faz falta", que faz parte de um single de José Afonso, editado a partir do álbum “Coro dos Tribunais”, publicado no Natal de 1974.
Apesar de ter vindo a público depois do “25 de Abril”, a verdade é que este tema foi cantado, pela primeira vez, ainda antes da Revolução dos Cravos, para os operários da Fábrica da Abelheira.
Segundo Nuno Pacheco, no seu artigo de opinião “José Afonso, Alípio e a força da memória” (Público, 23/02/2017), certa noite, ainda em 1973, Zeca Afonso «foi cantar “O que faz falta” para que uma fábrica não fechasse e ela não fechou – era a Fábrica de Papel da Abelheira, do grupo Champalimaud, de onde saiu o papel para imprimir o livro “Portugal e o Futuro”, de António de Spínola, obra que, como recorda João Paulo Guerra, "forneceu a muitos dos Capitães de Abril uma bandeira e um ideário para derrubar o regime."»
O jornalista Mário Lima, por sua vez, lembra que «a fábrica fora encerrada em 15 de janeiro de 1973 e que os trabalhadores resistiram aos despedimentos ocupando as instalações de São Julião do Tojal, Loures.»
«O José Afonso foi lá cantar uma noite. Eu estive lá como jornalista do “Notícias da Amadora”. A notícia é que teimou em não sair», certamente por obra da censura.
«O José Afonso foi na qualidade de homem solidário. E, já que lá estava, cantou. Cantou “O que faz falta…”, acompanhado por um coro de vozes de trabalhadores ao longo de meia hora, três quartos de hora… Sempre em crescendo, um crescendo de emoção e exaltação, com estrofes e versos improvisados sobre o refrão: O que faz falta é avisar a malta… animar a malta… juntar a malta… organizar a malta… libertar a malta… armar a malta…"», refere ainda Mário Lima.
Quase 50 anos depois, este grito de cidadania mantém-se vivo e traduz-se num apelo constante à intervenção esclarecida, pró-ativa.
Vamos, então, ouvir e cantar “O que faz falta”, com Zeca Afonso…
A Organização
“A Cantiga é uma Arma” – “CANTATA DA PAZ”
“A Cantiga é uma Arma” – “CANTATA DA PAZ”
Semana a semana, continuamos a celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
Até ao próximo dia 25 de Abril, a rubrica “A Cantiga é uma Arma” divulga, sábado a sábado, um poema, uma canção e histórias associadas que marcaram o ambiente cultural do nosso país, há umas cinco décadas.
São canções de intervenção, que deram vida à consciência coletiva de um povo, a caminho do fim do Estado Novo e a ensaiar os primeiros passos, em liberdade e em democracia.
Na edição desta semana de “A Cantiga é uma Arma”, falamos e ouvimos “Cantata da Paz”, um poema de Sophia de Mello Breyner, com música de Francisco Fernandes, cantada por Francisco Fanhais.
«A 31 de dezembro de 1968, cerca de 150 católicos entraram na igreja de S. Domingos, em Lisboa, e nela permaneceram durante a noite, depois de o papa Paulo VI ter decidido, no mesmo mês, que 1 de janeiro passaria a ser assinalado pela Igreja como Dia Mundial da Paz.»
Nas palavras de Rui Jorge Martins, «A iniciativa contra a guerra colonial, e de oposição ao regime ditatorial de então, foi vigiada pela polícia política, tendo terminado sem incidentes. Sophia de Mello Breyner escreveu propositadamente para essa vigília a "Cantata da Paz", que ficou conhecida pelos primeiros versos, “Vemos, ouvimos e lemos/ Não podemos ignorar”».
«Quatro anos depois, nos últimos dias de 1972, ocorreu na Capela do Rato nova vigília de protesto contra o regime, que acabou com a invasão do templo por parte da polícia. Os participantes foram levados para a esquadra e a maioria foi presa.»
Entre as pessoas detidas pela PIDE, encontravam-se vários funcionários públicos, que foram demitidos das suas funções.
Cantada pelo então padre Francisco Fanhais, a “Cantata da Paz” foi publicada, em 1970, no seu álbum “Canções da Cidade Nova” e, rapidamente, tornou-se num dos temas de intervenção que mais se cantaram em Portugal.
53 anos volvidos, este hino à Paz, à Liberdade, à Cidadania, continua desafiante e inspirador, a merecer sempre uma visita, mais ainda agora, com tanta guerra à nossa volta: “Vemos, ouvimos e lemos/ não podemos ignorar”…
A Organização
A CANTIGA É UMA ARMA – “Aquele inverno” da Guerra Colonial
A CANTIGA É UMA ARMA – “Aquele inverno” da Guerra Colonial
Depois de, na última semana, termos apresentado a “Cantata da Paz”, um poema de Sophia de Mello Breyner interpretado por Francisco Fanhais, a rubrica “A Cantiga é uma Arma” dedica hoje a sua atenção ao tema “Aquele inverno”.
Numa outra perspetiva, continuamos a falar da guerra e do desejo da Paz, continuamos a trazer para análise a questão da Guerra Colonial.
Mais de uma década depois do termo dos conflitos armadas nas antigas colónias em África, a banda pop-rock “Delfins” retomou o tema, com a canção “Aquele inverno”, da autoria de Miguel Ângelo e Fernando Cunha.
Inserida no álbum “U Outro Lado Existe”, de 1988, a canção aviva memórias trágicas, recorda traumas de um coração gelado com a “imagem / Daquele inverno / Naquele inferno”, que se teme nunca venha a “ter um fim”…
E o inferno a que a música se refere, metaforicamente, é o drama de soldados perdidos “Em terras do Ultramar / Por obrigação”, isto é, jovens a “Combater a selva sem saber porquê”, de tal forma que “quem regressou / Guarda a sensação / Que lutou numa guerra sem razão”.
“Para eles aquele inverno / Será sempre o mesmo inferno / Que ninguém poderá esquecer / Ter que matar ou morrer / Ao sabor do vento / Naquele tormento”.
A Guerra Colonial foi uma experiência traumática, que marcou profundamente uma geração, entre 1961 e 1974. Foram mobilizados cerca de um milhão e 400 mil homens; houve aproximadamente nove mil mortos e 30 mil feridos; e 140 mil ex-combatentes ficaram a sofrer de distúrbio pós-traumático do stress de guerra.
Do concelho de Ponte da Barca, terão morrido na Guerra Colonial 11 jovens: seis em Moçambique e cinco em Angola.
Os combates começaram em Angola, no início de 1961. Dois anos depois, alastraram-se à Guiné e, em 1964, a Moçambique. Nestes três territórios, diversos movimentos reivindicavam a sua independência, enquanto o Estado Novo insistia em manter pela força as chamadas colónias ultramarinas, com o objetivo de garantir o “Portugal uno e pluricontinental do Minho a Timor”…
Só com a Revolução dos Cravos, em 1974, é que será negociado um fim político para os conflitos.
Na África, apenas os territórios insulares – Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – não tiveram problemas de guerra; na Ásia, Macau sofreu de alguns momentos de instabilidade por influência da Revolução Cultural na vizinha República Popular da China e Timor só viu surgir os seus movimentos a favor da independência, após o 25 de abril de 1974.
Quanto às possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu, foram integradas na União Indiana, sob administração direta do governo federal, no dia 19 de dezembro de 1961, com a rendição incondicional das forças portuguesas, depois de um breve conflito que durou cerca de 36 horas.
Vamos lá ouvir – e cantar – “Aquele inverno”, com Miguel Ângelo e os “DELFINS”…
A Organização
A Cantiga é uma Arma – “Trova do Vento que Passa”
A Cantiga é uma Arma – “Trova do Vento que Passa”
Até ao próximo dia 25 de Abril, altura em que se completam 50 anos da Revolução dos Cravos, continuámos a recordar, semana a semana, um poema, uma canção e histórias associadas, que nos remetem para esse importante período da nossa vida coletiva.
Na edição desta semana de “A Cantiga é uma Arma”, visitamos a “Trova do Vento que Passa”, um tema que, a partir de 1963, se transformou num verdadeiro símbolo da contestação ao regime ditatorial do Estado Novo.
“Trova do Vento que Passa” é um longo poema de 15 quadras, em redondilha maior, escrito por Manuel Alegre em 1963 e publicado dois anos mais tarde, no livro “Praça da Canção”.
A primeira e as duas últimas estrofes foram musicadas por António Portugal, dando origem a uma balada do ano de 1963, interpretada por Adriano Correia de Oliveira, no seu disco “Fados de Coimbra”.
O sucesso desta canção foi percebido três dias depois do seu lançamento, por ocasião de uma festa de caloiros da Faculdade de Medicina. Há relatos que garantem que o delírio foi de tal dimensão que Adriano Correia de Oliveira teve de a cantar três ou quatro vezes. A "Trova do Vento Que Passa" tornou-se, então, como que um hino para o meio universitário, nomeadamente o de Coimbra, e não só…
Rapidamente, transformou-se numa das principais armas de denúncia da situação do país, já mergulhado na guerra colonial, desde 1961, e um símbolo da contestação ao regime ditatorial do Estado Novo, em que a censura e a PIDE agiam com repressão e violência.
Num registo simples e com uma forte sonoridade, "Trova do Vento Que Passa" começa por falar do silêncio sombrio e da “desgraça” em que o país vive.
Mas o tom final é de esperança e de otimismo, porque “há sempre uma candeia / dentro da própria desgraça / há sempre alguém que semeia / canções no vento que passa.”
Por outras palavras, “há sempre alguém que resiste / há sempre alguém que diz não.”
“Há sempre alguém que resiste”
Para além de Adriano Correia de Oliveira, “Trova do Vento que Passa” foi igualmente cantada pelo Quarteto 1111 (1970), Tony de Matos (1977), Dr. Tavares Fortuna (1994), e Manuela Bravo (1996), entre outros.
O poema de Manuel Alegre foi também interpretado por Amália Rodrigues no disco "Com Que Voz" (1970), sendo a música de Alain Oulman. Nesta versão, a única estrofe igual à de Adriano Correia de Oliveira é a primeira; no restante, a fadista seguiu a segunda, a terceira e a quarta estrofes da ordem do poema.
Vamos lá ouvir – e cantar – “Trova do Vento que Passa”, na interpretação de Adriano Correia de Oliveira e de Amália Rodrigues.
A Organização
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