Acesso ao Ensino Superior - Pré-requisitos 2019
Acesso ao Ensino Superior - Pré-requisitos 2019
Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinar-se à seleção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.
Para saberes se a candidatura a um determinado curso numa determinada instituição de ensino superior está sujeita à satisfação ou realização de pré-requisitos, deves consultar a seguinte hiperligação: http://www.dges.gov.pt/guias/preq_grupo.asp
Os pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional integram-se nos Grupos C, G, I, K, M, P, R, S, V, Y e Z. A inscrição para a realização destas provas decorre de 11 a 29 de março, nas instituições de ensino superior.
Os pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F, Q, U e X, cuja comprovação seja meramente documental, deverão ser entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição. Assim sendo, podes aguardar pelo momento da candidatura, consultando a calendarização aqui.
Se tiveres alguma dúvida, dirige-te ao Serviço de Psicologia e Orientação.
Norma 01/JNE/2019 - Instruções para Realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Norma 01/JNE/2019
Instruções para Realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
A Norma 01/JNE/2019 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo de inscrição para a realização de:
- Provas finais do ensino básico;
- Exames finais nacionais do ensino secundário;
- Exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a exames nacionais;
- Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário;
- Provas finais a nível de escola do 3.º ciclo do ensino básico e exames a nível de escola do ensino secundário.
Guia Geral de Exames 2019
Guia Geral de Exames 2019
Está disponível o Guia Geral de Exames 2019, assim como o portal interativo com a publicação.
Acede em http://www.dges.gov.pt/guiaexames/
Podes fazer download do documento:
http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2019.pdf
A inscrição para a 1.ª fase dos exames nacionais decorre de 28 de fevereiro a 18 de março.
A partir de hoje, dia 28, poderás realizar o pedido de senha para a plataforma de candidatura online, em:
https://www.dges.gov.pt/online
Foram também disponibilizados os Guias das Provas de Ingresso 2019:
Guia das Provas de Ingresso 2019 - Ensino Superior Público
http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaPI2019_pub.pdf
Guia das Provas de Ingresso 2019 - Ensino Superior Privado e Universidade Católica Portuguesa
http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaPI2019_priv.pdf
Uma publicação realizada em parceria com o Júri Nacional de Exames - JNE.
Fonte: https://www.facebook.com/DGESacesso/posts/3194383017254509
Despacho Normativo n.º 3-A/2019
Despacho Normativo n.º 3-A/2019
Disponibiliza-se o Despacho Normativo n.º 3-A/2019 que altera o Regulamento do JNE e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.
Máscaras em Crasto
Máscaras em Crasto
Nesta época festiva, a Escola Básica de Crasto, em articulação com as famílias, deu largas à sua imaginação e com empenho decorou máscaras, recorrendo aos mais diversos materiais e diferentes técnicas.
Surgiram trabalhos muito criativos com os quais se construiu um painel, que pode ser apreciado no átrio da nossa Escola, por toda a comunidade educativa.
É de ressalvar o empenho e disponibilidade demonstrados pelas famílias dos alunos, a quem deixamos um especial agradecimento.
Os docentes da EB de Crasto
“Prevenção de violência no namoro”
“Prevenção de violência no namoro”
No dia 18 de fevereiro, 21 alunos de diferentes turmas do 3.º ciclo e secundário, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), participaram na atividade “Prevenção de violência no namoro”, no âmbito do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA).
Esta atividade surgiu a propósito da semana dos afetos, que ocorreu entre 11 e 15 de fevereiro, e do dia dos namorados, e resultou de uma proposta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponte da Barca em articulação com o AEPB e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, com a colaboração de três estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, que estão a realizar o Ensino Clínico de Saúde Mental e Psiquiatria, nesta unidade do Centro de Saúde.
Desenvolvida com o objetivo de promover a reflexão sobre a prevenção da violência no namoro e a promoção de relações saudáveis, a intervenção proporcionou a apresentação de diferentes tipos de violência e dos recursos de apoio à vítima presentes na comunidade.
A sessão foi dinamizada através da partilha de diferentes histórias sobre relacionamentos de casais adolescentes em que estavam presentes manifestações de violência, tendo os alunos sido convidados a classificar as diferentes manifestações com o apoio do violentómetro.
Os participantes intervieram ativamente, manifestando as suas opiniões e preocupações acerca da problemática. Verificou-se que o impacto foi real, uma vez que ficaram sensibilizados, alertas e interessados em futuras sessões.
Diana Reis, Jéssica Soares e Luís Fernandes,
Estudantes de Enfermagem
Papel por Alimentos e por um Planeta mais Sustentável
Papel por Alimentos e por um Planeta mais Sustentável
A Biblioteca Escolar acaba de receber vários exemplares de manuais escolares de Português e também uma quantidade significativa de materiais que foram objeto de desbaste.
A oferta foi realizada pelo Subdiretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Soares Alves, que teve a feliz ideia de proporcionar uma utilidade educativa a um conjunto de títulos da sua biblioteca particular e também de atribuir uma mais-valia social e ambiental a uma grande variedade de documentos, cujo interesse se havia esgotado.
Estes materiais foram encaminhados para um depósito de papel que está a ser reunido, sob a coordenação da Biblioteca Escolar, tendo em vista a participação na campanha "Papel por Alimentos".
Trata-se de uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade, uma vez que pelo papel recolhido são entregues aos Bancos Contra a Fome produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.
A Campanha integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor. Para além disso, vai ao encontro do tema aglutinador dos projetos em curso no Agrupamento de Escolas, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
É caso para dizer muito obrigado ao Prof. Soares Alves e convidar outros membros da comunidade a fazerem o mesmo. Porque o papel de cada um é essencial na defesa e promoção de um Planeta mais Sustentável. E também na luta contra a fome!
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)
Desporto Escolar – Basquetebol (Iniciados Masculinos)
Desporto Escolar – Basquetebol (Iniciados Masculinos)
A equipa de Basquetebol (Iniciados Masculinos) da Escola Secundária de Ponte da Barca disputou a 3.ª jornada no dia 16 de fevereiro, em Viana do Castelo.
Os resultados dos jogos foram os seguintes:
- ES Dr. Pedro Barbosa x EBS Barroselas, 53-8;
- EBS Barroselas x ES de Ponte da Barca, 38-6;
- EB Dr. Pedro Barbosa x ES de Ponte da Barca, 56-10.
No dia 30 de março, disputa-se em Ponte da Barca a 5.ª jornada desta fase.
Professor João Pereira
Visita de Estudo – 9.º Ano
Visita de Estudo – 9.º Ano
No dia 14 de fevereiro os alunos do 9.º ano foram ao Porto em visita de estudo, de carácter interdisciplinar, ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar o Museu da Imprensa, aprofundando conhecimentos no que respeita à evolução técnica e importância deste fundamental meio de comunicação de massas para a grande divulgação do conhecimento, das ideias e dos pensamentos, na origem das grandes mudanças e da adesão da opinião pública a grandes causas. Esta visita permitiu ainda um contacto com parte da vasta e rica cultura judaica, na Sinagoga do Porto, um belo exemplar do património religioso mundial.
De salientar como aspetos mais positivos a consolidação de aprendizagens relacionadas com a arte e a cultura/história/religião judaica; novas vivências e experiências; a postura empenhada dos alunos. A atividade contou com a preciosa organização dos professores de EMRC e a colaboração das directoras de turma do 9.º ano e dos professores de História.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva
Greve Geral da Função Pública | 14 e 15 de fevereiro de 2019
Greve Geral da Função Pública | 14 e 15 de fevereiro de 2019
Estando convocada para os próximos dias 14, quinta-feira, e 15, sexta-feira, de fevereiro de 2019 uma Greve Geral da Função Pública, alerta-se toda a comunidade escolar para a possibilidade de não ser garantido o normal funcionamento das atividades letivas bem como a prestação de alguns serviços.
De modo especial, alertam-se todos os alunos para avisarem as famílias a fim de serem tomadas as providências que acharem mais convenientes.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca