Semana Ubuntu da Empatia - 21 a 25 de fevereiro de 2022
Semana Ubuntu da Empatia - 21 a 25 de fevereiro de 2022
Semana Ubuntu da Empatia: pensar a partir do ponto de vista do "outro" e sentir com o "outro".
Durante esta semana será dinamizada a "Semana Ubuntu da Empatia" em todo o Agrupamento, à semelhança de outros Agrupamentos em todo o país.
Com a Semana Ubuntu da Empatia queremos promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
Esta iniciativa é promovida pelo Instituto Padre António Vieira, através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a revista Fórum Estudante e está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week”.
Vamos, todos, cumprir a máxima “Para realmente mudar o mundo, primeiro, necessitas de compreender as pessoas que o habitam”.
A Equipa Ubuntu
Os Afetos na Educação Pré-escolar
Os Afetos na Educação Pré-escolar
Os afetos são parte integrante do nosso bem-estar diário.
Atendendo à sua relevância, este tema tem sido explorado em contexto de sala, dando-lhe especial atenção, de forma a reduzir os efeitos da pandemia.
Foi também iniciado o programa “Eu descubro-me, Eu gosto de mim”, dinamizado pela psicóloga Marta Cunha com todos os grupos da Educação Pré-escolar, tendo por objetivo desenvolver competências socio-emocionais para promover o desenvolvimento pessoal e interpessoal.
As Educadoras
Crasto com Amor
Crasto com Amor
A Escola Básica de Crasto embarcou na proposta lançada pela Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do Mês dos Afetos, e deu largas à imaginação, envolvendo todos os alunos na exploração da temática e promovendo, acima de tudo, atitudes e gestos de afeto, amor e amizade.
Para o efeito, os alunos vestiram "de amor" uma figura feminina e decoraram-na com vários adereços que reportam para os afetos.
O trabalho realizado está exposto, durante esta semana, no átrio da Câmara Municipal, para todos aqueles que o queiram ver, juntamente com outros trabalhos de outras turmas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Os Professores da EB de Crasto
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA
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A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham na comunidade científica e tecnológica.
O grupo de Física e Química do AEPB prestou homenagem às “nossas mulheres cientistas”, antigas alunas da nossa Escola:
Inês Gomes, licenciada em Eng.ª Mecânica. Atualmente a terminar o doutoramento em Projeto e Manufatura Avançada. O foco do seu trabalho é o desenvolvimento de stents coronários em liga de magnésio, usando a simulação numérica como ferramenta para o design e a fundição assistida por ultrassom como técnica de manufatura.
Irina Amorim, licenciada em Medicina Veterinária. Especializou-se em patologia e anatomia patológica veterinária. Doutorou-se em Ciências Veterinária. Atualmente é a responsável por todos os serviços de biotérios do ICBAS, onde é professora auxiliar e investigadora no i3S.
Rosana Monteiro, licenciada em Bioquímica, mestrado em Biotecnologia e atualmente em doutoramento na área da Engenharia Biomédica. Desde o mestrado, a sua investigação tem sido focada nas infeções bacterianas em fibrose cística.
Sara Neves, licenciada em Eng.ª Biomédica, especializou-se e fez investigação durante alguns anos em biomateriais, biologia celular e impressão 3D para regeneração/ reparação de tecidos humanos. Trabalhou numa empresa de desenvolvimento de dispositivos médicos inovadores, sendo o principal um stent urinário biodegradável. Neste momento, trabalha numa empresa de certificação/avaliação técnica/científica de dispositivos.
As nossas cientistas partilharam os seus percursos com alunos de Ciências e Tecnologias dos 10.º e 12.º anos de escolaridade.
Os alunos do 9.º ano de escolaridade, no âmbito dos temas Igualdade de Género e Mundo do Trabalho da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, elaboraram cartazes das nossas e outras mulheres cientistas, em exposição no bloco C.
Foi uma experiência científica ímpar ouvir os testemunhos tão interessantes, inspiradores e compreensíveis das nossas cientistas, ainda com mais sentido pelo facto destas mulheres terem começado os seus percursos na “Nossa Escola”, como referiram várias vezes. E assim se aprende fora da Sala de Aula, uma prática muito aconselhada à plateia pelas nossas cientistas, além da persistência, nunca desistir dos nossos sonhos.
Há igualdade de género na ciência? Em 2020, em Portugal, 62% dos doutorados em Ciências Naturais, Matemática e Estatística são mulheres. No entanto, a proporção de mulheres em altos cargos académicos e de tomada de decisão desce para 30,2% em Ciências Naturais e até 10,6% em Engenharia e Tecnologia. Apesar dos números, as nossas cientistas acreditam que se caminha para a igualdade de género.
As Professoras de Física e Química
Bonecos de neve e pinguins
Bonecos de neve e pinguins
No mês de janeiro, abraçamos o inverno, que foi muito agradável. Os nossos bonecos de neve continuam expostos nas janelas da nossa sala e para lhes fazer companhia temos os pinguins.
Ao passarem pela Escola Básica Diogo Bernardes, não se esqueçam de olhar para as janelas da nossa sala.
Os flocos de neve da turma 1.º B
(Professora Maria Santos)
"Opiniões de Segunda" – A tirania da imagem
“Opiniões de Segunda" - A tirania da imagem
Numa sociedade eminentemente preocupada com a imagem, Silvana Silva chama a atenção para o impacto desta “tirania”, sobretudo entre os jovens.
Na sua opinião, devemos cultivar, isso sim, uma “sociedade inclusiva. (…) Devemos ser a melhor versão de nós mesmos e não o que é tido como modelo pela sociedade em que vivemos.”
Atividade “GeoEmoções”
Atividade “GeoEmoções”
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“Não se pode saber sem sentir e na prática do sentir há também um conhecimento…”
António Nóvoa
Com este sentimento, o Grupo Disciplinar de Geografia lançou um desafio aos alunos do 7.º ano, criar, com conceitos da Geografia, poemas, textos…, onde pudessem exprimir os seus sentimentos neste mês do Amor.
Rapidamente, a ideia tornou-se viral e eis que surge esta exposição com os trabalhos elaborados, não só pelos alunos do 7.º ano, como também pelos de outros níveis de ensino e mesmo por alguns professores da Escola.
Esta exposição surgiu com o intuito de divulgar os trabalhos dos discentes do 7.º ano e ainda para mostrar que a Geografia, para além de permitir o conhecimento sobre o espaço geográfico e o uso do território, também integra a compreensão dos povos e suas culturas.
As docentes partiram desta atividade para apelar ao sentimento, às emoções, à solidariedade, à compreensão, à confiança e, sobretudo, ao RESPEITO que deve ser fomentado entre todo o ser humano.
O Grupo de Geografia
Árvore dos Afetos
Árvore dos Afetos
No âmbito da comemoração “Fevereiro – Mês dos Afetos” e em sintonia com a exposição sobre os Lenços dos Namorados, as turmas do 1.º ano e do 2.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes construíram a Árvore dos Afetos, reinventando os tradicionais lenços dos namorados.
Este trabalho será exposto no átrio da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
As docentes dos 1.º e 2.º anos da EB Diogo Bernardes
Alunos do 4.º ano celebram Dia da Internet + Segura
Alunos do 4.º ano celebram Dia da Internet + Segura
Os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalaram o Dia da Internet + Segura (8 de fevereiro), participando numa sessão dinamizada pelo Grupo de Informática.
Organizada pela Biblioteca Escolar, a atividade desenvolveu-se na Escola Básica Diogo Bernardes e ainda nas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e teve como objetivos centrais a formação para o uso seguro, saudável e consciente da internet e o desenvolvimento de competências de cidadania digital.
Na EB Diogo Bernardes, esteve o professor António Galvão, que orientou o trabalho com as três turmas do 4.º ano, enquanto o professor Carlos Seco visitou a EB de Crasto e o professor Jorge Rocha desenvolveu a atividade na EB de Entre Ambos-os-Rios. Cada um à sua maneira sensibilizou os participantes para os cuidados a ter quando se navega nesta enorme rede global que é a internet.
Entre as múltiplas temáticas da cidadania digital, exploraram a questão da literacia da informação e a necessidade de avaliar a veracidade e a fiabilidade das fontes, tratando sempre de as indicar em nome do respeito pelos direitos de autor, sem nunca deixar qualquer margem para o crime do plágio e para a pirataria.
Os perigos da internet, nomeadamente os cuidados a ter com os dados pessoais, a pegada digital, a instalação de programas, os riscos viciantes dos jogos e o cyberbullying foram outros aspetos analisados.
A terminar, ficou ainda a mensagem de que “o veneno está na dose”, numa clara alusão à necessidade de evitar passar demasiado tempo diante do ecrã e de, em vez disso, investir numa gestão equilibrada do tempo, com espaço também para as atividades ao ar livre.
A Organização
Encontro... com o Investigador José Artur Brito do Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Encontro... com o Investigador José Artur Brito do Instituto de Tecnologia Química e Biológica
No dia três de fevereiro, no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Física e Química A, os alunos das turmas A e B do 11.º ano de escolaridade assistiram a uma palestra proferida pelo Investigador José Artur Brito do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras.
Na sua intervenção, o investigador falou de uma forma agradável e de fácil compreensão para o público-alvo, sobre o método científico e o trabalho desenvolvido por um cientista, nomeadamente os passos que o mesmo deve seguir para encontrar respostas às suas questões-problema. Focou, ainda, a sua atividade científica na área da Cristalografia de Proteínas, explicando em que consiste a técnica, como é realizada e a sua importância na descoberta e no tratamento de doenças.
Ainda na área da investigação, abordou o trabalho que tem sido desenvolvido por várias equipas do ITQB, no tratamento e testagem da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Numa primeira abordagem, explicou como é que o vírus se transmite e se reproduz no ser humano. Na área da investigação, realçou a descoberta de medicamentos que fragilizam o vírus SARS-CoV-2 e do desenvolvimento de testes, nomeadamente de um teste de saliva com resultados visíveis a olho nu, para uso privilegiado na testagem em crianças.
As temáticas abordadas permitiram aos alunos compreender e reconhecer a importância e o impacto que o método científico e tecnológico tem na sociedade, no ambiente e na saúde.
No que se refere à postura evidenciada pelos alunos durante a palestra, há que valorizar e elogiar o seu excelente comportamento. Destaca-se, ainda, a atenção que os mesmos revelaram e a participação ativa que demonstraram nas várias intervenções solicitadas pelo orador.
Professoras Conceição Gonçalves e Ermelinda Antunes,
docentes de Física e Química A, 11.º ano.